Plantas medicinais: quais os benefícios e cuidados ao usar

0

As plantas medicinais são muito usadas em todo o mundo para ajudar no combate de doenças diversas. Essa prática é feita há milhares de anos e só é possível graças às propriedades farmacológicas que algumas substâncias vegetais possuem. Muitas delas, inclusive, são realmente eficazes.

Apesar disso, é importante tomar cuidado na hora de usar vegetais como remédio, pois muitos deles podem apresentar toxicidade ou até mesmo prejudicar a ação dos medicamentos feitos em laboratório.

Por esse motivo, este artigo apresenta as principais informações sobre as plantas medicinais no que se refere aos cuidados que devem ser tomados ao consumi-las. Além disso, veremos também alguns dos principais benefícios que elas podem trazer. Preste bastante atenção nas orientações abaixo e boa leitura.

Para que serve as Plantas medicinais?

As plantas medicinais podem ter usos variados e servirem para os mais diversos tipos de problemas de saúde, desde os físicos até os psicológicos. Situações como dores de cabeça, indigestão, resfriados, ansiedade, ferimentos superficiais na pele e queimaduras podem ser resolvidos com o uso das plantas corretas, só para citar alguns exemplos.

Para que serve as Plantas medicinais?
Fonte/Reprodução: original.

Na prática, existem muitas plantas ao redor do mundo (muitas delas no Brasil) utilizadas para fins farmacológicos. Há milhares de anos que as pessoas recorrem às plantas para se curarem (esse hábito foi criado pelos antigos indígenas), o que faz com que isso seja considerado uma tradição centenária.

Por causa dessa grande diversidade, inclusive, pode ser difícil saber quais são as plantas medicinais mais seguras e eficazes para resolver diferentes problemas de saúde. Para ajudar nessa tarefa, a instituição Fiocruz disponibiliza, em seu site, uma tabela com o nome e os efeitos das principais espécies medicinais encontradas no Brasil.

Além disso, o documento da Fiocruz também apresenta estudos científicos realizados com cada uma das plantas para entender seu funcionamento e atestar sua eficácia. Na dúvida, use essa ferramenta para se certificar de que a planta usada por você é realmente segura.

Quais os benefícios das plantas medicinais?

Por haver muitas plantas medicinais catalogadas no Brasil, é possível resolver vários tipos de problemas de saúde com o auxílio delas. Para ajudar a entender melhor essa questão, separamos aqui alguns dos principais benefícios de plantas que são bem populares. Confira:

  • Boldo: Excelente para aliviar problemas estomacais e náuseas;
  • Camomila: Possui efeito calmante, o que é ótimo para pessoas com ansiedade. Também ajuda na digestão;
  • Erva-doce: Contribui para melhorar a digestão e para diminuir a quantidade de gases;
  • Hortelã: Também é eficaz para melhorar a digestão. Além disso, pode ser usado como expectorante;
  • Cidreira: Melhora a digestão e ajuda a acalmar;
  • Arnica: Ajuda em processos cicatrizantes;
  • Aloe Vera: Ótimo para hidratar o cabelo. Também é eficaz para tratar queimaduras leves;
  • Colônia: Atua como um sedativo;
  • Cavalinha: Tem efeito diurético;
  • Eucalipto: a exemplo da hortelã, também é um excelente expectorante.

Lembre-se de pesquisar sobre cada uma dessas plantas medicinais separadamente para entender melhor seus efeitos. Mesmo com vários benefícios, elas podem não ser indicadas para casos específicos. Na dúvida, converse com seu médico.

Como usar?

A maneira mais amplamente difundida de uso das plantas medicinais é na forma de chá. Várias espécies vegetais podem ser utilizadas assim para tratar problemas de saúde. Seja por meio da infusão (colocar a planta dentro da água quente) ou da cocção (ferver a planta junto com a água), é possível extrair as propriedades farmacológicas naturais e fazer uso delas.

Mas não é só isso. Algumas plantas podem ser mastigadas ou consumidas na forma de xarope ou suco. Tem outras, por exemplo, com as quais é necessário tomar banho para obter seus benefícios – seja banho literal ou banho de assento. Tudo depende da espécie utilizada.

Além disso, a aplicação direta na pele, no caso de machucados e queimaduras, também é bem-vinda. Por fim, a inalação de algumas plantas pode ser feita para tratar problemas respiratórios e situações parecidas.

A chave, aqui, é pesquisar bem sobre a planta que se deve usar e sobre a melhor maneira de obter seus benefícios. Cada uma possui suas particularidades e o uso inadequado, além de ineficaz, pode ser também perigoso, portanto, pesquise sobre cada uma.

Quais os cuidados com o consumo das plantas medicinais?

Alguns cuidados especiais devem ser tomados ao usar plantas medicinais como fontes curativas de doenças. Isso acontece, principalmente, porque elas não são feitas em laboratório, o que faz com que suas substâncias não sejam dosadas de maneira controlada. De toda forma, esses são os principais cuidados que você deve ter:

1. Não tome junto de outros medicamentos

Muitas plantas medicinais podem interagir da maneira errada com os medicamentos tradicionais e trazer prejuízos à saúde. Por isso, se você toma remédios, pergunte ao seu médico se é possível usar chás e outras soluções naturais sem que isso seja um problema.

2. Não faça uso na gravidez

Uma grande diversidade de plantas, inclusive medicinais, possuem propriedades abortivas. Por esse motivo, é altamente recomendado que mulheres grávidas não façam uso das plantas medicinais sem uma orientação médica direta. Mesmo as que não são abortivas, ainda podem gerar danos à saúde da gestante. Assim, busque orientação profissional.

3. Cuidado na hora da colheita

Se você optar por colher as plantas em vez de comprar, escolha com cuidado onde é feita a coleta. Evite ervas que crescem próximas a lixões, esgotos, na beira de estradas ou perto de estacionamentos, por exemplo. Outra dica válida é prestar bastante atenção ao exemplar que é coletado, pois existem muitas plantas parecidas. Atente para selecionar a correta.

4. Preparo adequado

Saber como preparar e como usar as plantas medicinais é fundamental para obter seus benefícios. Uma dica dada anteriormente que pode ser ressaltada aqui é: pesquise sobre a erva que vai usar e entenda como ela deve ser utilizada em termos de preparo e de quantidade para, assim, obter o melhor dela e não colocar a sua saúde em risco.

Com essas dicas simples é possível usar as plantas medicinais com segurança. Para mais detalhes, não deixe de perguntar ao seu médico sobre possíveis restrições que você possua.

Se o tema plantas é do seu interesse, não deixe também de conhecer melhor o Vaso de Planta. Aqui, são abordados vários outros assuntos relacionados ao universo botânico. Conheça as nossas postagens e aprenda ainda mais sobre o tema!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy