Quais as plantas que gostam de vaso de barro?

0

Se você cuida de plantas, já deve ter se perguntado: quais plantas que gostam de vaso de barro? E pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o assunto. 

No cultivo cada planta pede um tipo de cuidado, isso desde o substrato, sol, sombra, chuva e claro o vaso. Os vasos de barro, por serem porosos, facilitam a entrada de ar e a drenagem da água sem deixar as plantas encharcadas, favorecendo o desenvolvimento, por isso as plantas que gostam de vaso de barro serão mais saudáveis. 

Então, agora daremos uma atenção especial a esse tema, procurando compreender um pouco sobre essa parte da ciência botânica que merece ser considerada.

Por que as plantas gostam de vasos de barro?

Como citado anteriormente, os vasos de barro trazem muitos benefícios para a saúde das plantas. Embora muita gente não acredite, cada planta se desenvolve melhor em um determinado tipo de vaso. Quando plantada em um vaso inadequada, as plantas sofrem e não se desenvolvem ou acabam morrendo, por conta do excesso de regas, substrato inadequado e outros fatores.

Fonte/Reprodução: original.

As plantas que gostam de vaso de barro, o fazem por ser um material poroso que facilita a circulação de oxigênio nas raízes e a drenagem de regas no substrato, isso garante o crescimento e fortalecimento de toda sua estrutura.  

Quais são as plantas que mais gostam de vasos de barro?

No topo da lista de plantas que gostam de vaso de barro, estão as suculentas e cactos: por serem plantas que não gostam de encharcamentos, os vasos de barro são uma ótima escolha, principalmente para as que ficam na chuva. Pois facilitam a drenagem e a circulação de oxigênio pelas raízes, e se a rega for feita em excesso, ajuda na evaporação da água.

As orquídeas são mais sensíveis e merecem uma atenção especial. São plantas que gostam de vaso de barro, isso porque esse material não permite que a água fique retida em suas raízes, deixando que elas transpirem, principalmente se o vaso de barro tiver furos embaixo. 

Todos os tipos de peperômia devem ser plantadas em vasos de barro, essas são o tipo de plantas que podem ser cultivadas em ambientes externos e internos, são de fácil adaptação, precisam de pouca manutenção e regas, preferindo o solo menos úmido, por isso esse material é o ideal para ela.

Qual é a diferença entre as plantas que gostam de vasos de barro e as que não gostam?

As plantas que gostam de vaso de barro, geralmente são aquelas que não toleram excesso de água, e necessitam de uma melhor circulação de oxigênio, vasos de barro ainda evitam variações de temperaturas bruscas, para o bem-estar das plantas com raízes mais sensíveis, e a estabilidade destes vasos também é ideal para as plantas mais pesadas e maiores, por serem mais robustos, evitam que essas plantas tombem.

Por outro lado, as plantas que talvez não se adaptam tão bem aos vasos de barro são as que preferem solos mais úmidos, menor circulação de oxigênio e que não precisam de tanto cuidado ou proteção.

Como posso saber se uma planta gosta de vasos de barro?

O primeiro passo é conhecer a identidade de sua planta, entendendo qual a melhor adaptação para ela, manter uma observação constante sobre o desenvolvimento da espécie de planta que você está cultivando, assim será possível perceber quais de suas plantas gostam de vaso de barro.

Tenho um vaso de barro, mas a planta que coloquei nele está morrendo. O que fiz de errado?

Vários fatores podem estar causando a morte de suas plantas, isso pode ou não estar relacionado ao uso do vaso de barro, mas as principais causas são: o substrato inadequado, excesso ou falta de rega, exagero na exposição ao sol, a falta da atenção com a poda e adubo, também é possível que sua planta esteja sofrendo com alguma doença.

Chegamos a conclusão que não basta somente adquirir ou cultivar plantas sem ter um conhecimento a respeito de qual o melhor ambiente para elas, plantas que gostam de vaso de barro precisam receber essa atenção quanto antes, para garantir um bom desenvolvimento e uma vida mais saudável.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy