Plantas que afastam baratas de sua casa: quais são?

1

Existem plantas que afastam baratas ou isso é mito? Com o calor ou com chuva, os insetos vêm nos incomodar. Isso nos causa um verdadeiro incômodo, principalmente quando se está tudo limpinho e organizado.

Algumas plantinhas, como hortelã, salsinha e coentro podem nos auxiliar tanto para afastar insetos, como fazer parte de uma decoração. O cheiro dessas plantinhas atua como repelentes. Saiba mais sobre as plantas que afastam baratas a seguir!

Plantas repelentes de baratas valem apena?

As baratas identificam os cheiros por meio de suas antenas, que contém mais de 130 terminações, que auxiliam na identificação de cheiros, e os papos, são responsáveis pelo gosto.

Plantas repelentes de baratas valem apena?
Plantas repelentes. Fonte/Reprodução: original.

Quando uma barata sente o cheiro forte de plantas como alecrim, salsinha, hortelã. Afastam-se imediatamente devido a suas terminações serem muito sensíveis.

A dica é: cuide sempre para que tudo esteja limpo e tenha algumas plantas que afastam baratas para ajudar no controle desses insetos.

Quais as melhores plantas que afastam baratas de sua casa?

Veja agora algumas plantas que afastam baratas para se ter em casa, e aprenda como usá-las para manter seu lar aconchegante e livre dessas visitas indesejáveis:

Alecrim

Essa plantinha tão fácil de se cuidar afasta baratas com seu cheiro natural. Basta ter uma moita bem bonita para que sua casa esteja protegida.

Manjericão

Essa queridinha e tão conhecida por seu cheiro marcante, pode ser cultivada na sua cozinha, para afastar dela todos os tipos de insetos, porque ela exala seu cheiro por todo o ambiente, o que deixa o ar fresco e livre desses indesejáveis insetos.

Tagetes ou cravo de defunto

Essa planta repele não só as baratas, como mosquitos, moscas e pragas de horta por conta do seu perfume, que os afugenta. Outra vantagem dessa planta é que suas flores são comestíveis.

Citronela

Com um cheiro forte, essa plantinha mantém afastado baratas e mosquitos. Pode ser usada seca, com as folhas queimadas no ambiente, ou em forma de fusão. A citronela amassada e natural é um excelente repelente.

Capim santo

Pode ser feito o uso com a pulverização do chá, ou com a extração do seu óleo e passar pelos cômodos, que afasta os insetos e ajuda na respiração.

Artemísia

Os ramos de artemísia secos servem para afastar mosquitos e baratas. Você pode colocar uns raminhos secos na gaveta ou até mesmo para decorar os vasos.

Arruda

Na Grécia, já era conhecida pelos seus banhos, contra sarna, piolho e percevejo. Mas seu cheiro forte e marcante afasta insetos como baratas, formigas, mosquitos e moscas, para isso basta apenas ter essa plantinha em um vaso.

Louro

Suas folhas podem ser usadas secas e queimadas, pois exalam um cheiro que manterá insetos como baratas bem longe. Outra forma de usar o louro é colocar umas folhas verdes em locais específicos. Para ativar a folha de louro, basta esfregar.

Menta

É um repelente natural, que exala forte cheiro quando adstringir suas folhas. Pode ser usada amassada, o que manterá longe todas as pragas, inclusive mosquitos e baratas.

Essas são algumas plantas que podem contribuir com nossa casa. Caso você não tenha tempo e nem sabe como cuidar de uma plantinha, temos outras formas de te ajudar com esses bichos incômodos.

Qual outras formas de prevenir baratas na sua casa?

As baratas são insetos que buscam comida e um lugar para ficar, que gostam de lugares sujos e com pouca iluminação.

Qual outras formas de prevenir baratas na sua casa?
Baratas. Fonte/Reprodução: original.

Se você não tem como ter alguma das plantinhas para manter sua casa livre desses inconvenientes, aí vai algumas dicas:

  • Bicarbonato com açúcar: misture partes iguais, coloque em recipientes baixos como tampinhas e espalhe em locais específicos. A barata virá atraída pelo açúcar e morrerá com o bicarbonato;
  • Rodelas de pepino: o cheiro do pepino mantém elas longe, basta cortar rodelas e colocar em locais para afastar as baratas. O pepino serve apenas para repeli-las, não matar.
  • Ácido bórico: se quer manter esses bichos bem longe e por muito tempo, a mistura de cebola ralada com ácido bórico te ajudará nessa missão. Basta colocar essa pastinha da mistura do ácido com a cebola em tampinhas e espalhar pelos cantos. Pode ser trocado a cada 3 semanas, e as baratas vão fugir por anos.

As baratas criam resistência a inseticidas, uma mãe pode morrer, mas seus novos ovos vêm com uma resistência ao inseticida que matou a mamãe barata. Por isso, a dica é manter tudo organizado, limpo e sempre que possível arejado e iluminado, para que elas não se sintam em casa.

1 Comment
  1. […] faz mal ter plantas no quarto e você ainda consegue obter uma conexão com a natureza, os humanos nem sempre viveram em locais […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy