Conheça os métodos populares para fazer mudas

0

Na hora do plantio, alguns métodos populares para fazer mudas podem te ajudar a ter sucesso e cultivar uma planta saudável, para deixar a sua casa mais agradável. Afinal, muitos colecionadores gostam de ter novos exemplares das suas espécies favoritas. Continue lendo para saber mais!

Como faço para fazer uma muda de planta?

Para usar um dos métodos populares para fazer mudas, primeiramente é importante conhecer a estrutura do caule para saber onde cortá-lo. O caule possui três partes: os nós, que são responsáveis pelo crescimento de outras partes do caule; os entrenós, que são os espaços livres entre um nó e outro; e as gemas, que são as mini folhas ou mini flores que estão no início do seu desenvolvimento.

Como faço para fazer uma muda de planta?
Fonte/Reprodução: original.

Na hora de cortar o caule, é importante que ele contenha entrenós e nós. O corte deve ser 

feito no entrenó, mas vale destacar que quanto maior o número de nós no caule, mais chances a muda tem de se desenvolver. Alguns itens são indispensáveis nos métodos populares para fazer mudas que serão tratados adiante. São eles:

  • Faca ou tesoura;
  • Luvas de couro;
  • Substrato.

Com esses itens em mãos, é hora de conhecer os outros métodos populares para fazer mudas.

Qual é o melhor tipo de planta para fazer mudas?

O melhor tipo de planta para fazer mudas é o cacto. Cada tipo de cacto exige um dos métodos populares para fazer mudas diferentes, como os mencionados abaixo.

  • Cacto em colônia: é aquele que possui diversos brotos saindo do principal. Para fazer mudas, basta cortar um broto que já esteja grande, colocar no novo vaso e protegê-lo do sol.
  • Cacto em torre: é aquele que cresce em aglomerados. É importante prestar atenção na hora de cortar: escolha um segmento que tenha uma “torre” principal, com brotos ao redor.
  • Cacto segmentado: é aquele em que os brotos crescem acima do principal, como o popular cacto mickey. A nova muda pode ser feita ao cortar um dos brotos, e assim como o cacto em colônia, ela deve ficar longe do sol.

Com esses métodos populares para fazer mudas, você consegue plantá-las facilmente em sua casa.

Quanto tempo leva para que uma muda esteja pronta para o plantio?

Logo depois de cortada, a muda já pode ser plantada. É importante preparar o vaso antes do plantio, com uma camada de drenagem (que pode ser argila expandida, pedrisco de construção, entre outros) e substrato.

O substrato deve ser adicionado até metade do vaso, para o plantio da muda. Após o plantio, basta adicionar mais substrato e fazer a rega.

Qual é a melhor época do ano para fazer mudas?

A época do ano ideal para plantio depende do clima da região. Em locais mais quentes, o outono é a melhor estação para fazer mudas. Já em locais mais frios, a primavera é considerada a melhor opção.

Quais são os cuidados especiais que devo ter com as mudas?

Após realizar a plantação com os métodos populares para fazer mudas, é importante protegê-la da exposição solar direta nos primeiros dias, que são o período de adaptação. Após esse período, pode-se prosseguir com os cuidados específicos de cada espécie. Vale destacar também que as raízes não devem ter contato direto com o sol, pois podem prejudicar a muda.

Agora que você já conhece os métodos populares para fazer mudas, que tal aproveitar aquela espécie que você tanto ama e fazer novos exemplares? Ou até ensinar amigos e familiares para não perder a sua planta favorita.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy