Suculentas e cactos são plantas que têm atraído e conquistado muitos fãs. As suculentas são ditas como exuberantes e exóticas, tanto por tamanhos, cores e formatos diferentes. Já os cactos são ótimas plantas para cuidar e ter em casa, por causa da facilidade de serem cultivadas, possuírem uma beleza exótica e por causa dos tamanhos e tipos.
Ambas as plantas atraem olhares e deixam qualquer espaço cheio de autenticidade e com muita personalidade. Confira aqui alguns exemplos de suculentas e cactos exóticos que deixarão sua casa muito linda!
Como saber a diferença entre suculentas e cactos?
O primeiro entendimento que precisamos ter em mente entre suculentas e cactos é a proposição, onde todo cacto é uma suculenta, no entanto, nem toda suculenta é um cacto.
Outras diferenças entre ambas é que os cactos são plantas ditas como carnudas e que são capazes de armazenar água. São espécies que não possuem nem folhas, nem galhos, e seu formato pode sofrer variações entre alto e fino, curto ou redondo.
Os cactos, a depender da espécie, quando chegam na fase adulta podem produzir flores. E sua estrutura é formada para perder o mínimo de água possível.
A única diferenciação entre as suculentas e cactos são suas auréolas, que são estruturas comparadas com pequenos círculos salientes, que é o local onde nascem rebentos, espinhos e flores, características somente dos cactos.
Suculentas
Veja abaixo a lista de cinco espécies de suculentas exóticas para ter na sua coleção:
Pachyphytum Compactum
Originária do México, a aparência das suas folhas se assemelham a lapidação de um diamante.
Um cuidado que é necessário ter com esse tipo de suculentas é não colocar em lugares com pouca luminosidade.
Lithops
Originária da África do Sul, essa planta, por ter como habitat natural lugares extremamente secos e com presença de pedras e rochas, recebeu o apelido de planta pedra.
Templo do Buda Crassula
Uma suculenta com uma aparência bem exótica, com beleza deslumbrante. Muito usada para paisagismo em ambientes internos, na sua maioria.
Euphorbia obesa
Originária da África do Sul, essa suculenta possui um apelido por causa da sua aparência.
Também conhecida como planta baseball.
Conophytum Bilobum
É uma espécie que parece ser um coração, dita como deslumbrante, agradável para todos que gostam de qualquer tipo de planta.
Cactos exóticos
Agora, vamos deixar uma lista, também de cinco tipos de cactos que você pode ter na sua residência, para que possa trazer todo um charme e exuberância para o espaço doméstico.
Cacto Ouriço
Originário do México, ele possui como característica de ter um crescimento bem elevado, até 1,5 m.
E deve ser cultivado em períodos de sol pleno.
Mil cores
Originário de dois países sul-americanos, Bolívia e Argentina, têm como característica seus pequenos glóbulos coloridos, de cor magenta e devem ser cultivados a meio sol.
Almofada de alfinetes
Também nativo de países americanos, são pequenos cactos que se aglomeram, com característica em seus espinhos meio esbranquiçados e seu cultivo deve ser feito a sol pleno.
Rabo de raposa
Originário do México, esse cacto visualmente se destaca por causa dos seus espinhos brancos e suas flores de cores rosas, laranjas ou amarelas. Seu cultivo se dá a meia sombra.
Cacto amendoim
Originária da Argentina, seu nome se dá por suas hastes terem aparência de um amendoim, além de ter flores de cores vermelhas, que oferecem grande destaque. Seu cultivo se dá a meio sol.
Enfim, vemos exemplos de alguns dos muitos tipos de suculentas e cactos dentre uma infinita diversidade. Mas, uma dica que deixamos é que independente de qual for a sua escolha para ter em casa, procure saber perfeitamente como cuidar, para manter sua planta saudável e bela.
[…] modo de cultivar o cacto parafuso é bem similar aos mesmos métodos de plantação de outros […]