Quais são as plantas mais raras do mundo?

0

As plantas mais raras do mundo, em sua maioria, não conseguem se reproduzir por conta própria. Este é um dos motivos para que certas espécies entrem em extinção, como é o caso de algumas que simplesmente desapareceram por conta das condições climáticas de seu local. Vamos entender um pouco mais do assunto no post abaixo.

Quais são as plantas mais raras do mundo?

Dentre as plantas mais raras do mundo estão a Orquídea Fantasma, a Árvore Sangue de Dragão, a Flor-Cadáver, a Flor Kadupul, a Orquídea Subterrânea, a Kokio, a Gibraltar Campion e a Chocolate-Cosmos.

Quais são as plantas mais raras do mundo?
Fonte/Reprodução: original.

Algumas dessas plantas, infelizmente, foram extintas e ficou nas mãos dos biólogos a missão reintegrarem algumas delas através de clones ou enxertos feitos com os ramos das que sobraram.

Onde podemos encontrar estas plantas?

As plantas mais raras do mundo estão espalhadas por uma variedade de países, uns mais próximos e outros totalmente distantes do Brasil. Algumas não existem mais e as que permanecem vivas estão ameaçadas de extinção. Confira algumas delas:

  • Orquídea Fantasma: em regiões remotas de Cuba ou na Flórida; 
  • Árvore Sangue de Dragão: localizada em uma ilha do Iêmen; 
  • Flor-Cadáver: florestas tropicais da Ásia; 
  • Flor Kadupul: florestas do Sri Lanka; 
  • Orquídea Subterrânea: abaixo da Austrália Ocidental; 
  • Kokio: Havaí; 
  • Gibraltar Campion: penhascos de Gibraltar; 
  • Chocolate-Cosmos: México.

Curiosamente, há nas plantas mais raras do mundo um cuidado muito maior, principalmente porque algumas das espécies só sobrevivem em lugares climatizados. Sabemos que na natureza não há um tipo de lugar como este e fica a cargo de botânicos e cientistas sintetizarem o clima perfeito para cuidarem das espécies.

Por que algumas plantas são consideradas mais raras do que outras?

Há plantas mais raras do que outras porque podem desaparecer a qualquer momento. É por este motivo que é feito todo um controle em cima das plantinhas, a fim de evitar que estas morram e dêem fim à espécie.

Existem espécies que não correm o risco de extinção, mas que são raríssimas de serem vistas por conta da dificuldade de se chegar nas áreas remotas em que se encontram. Este tipo de local é mais complexo de ser visitado, exige sempre uma companhia especializada e, mesmo assim, corre-se o risco de não haver a menor possibilidade de vê-las pessoalmente.

Algumas plantas mais raras do mundo, como é o caso da belíssima Orquídea Fantasma, precisam da ajuda de um fungo muito específico para serem alimentadas. Diferente das plantinhas tradicionais que conhecemos, este tipo de Orquídea não faz fotossíntese e exige energia por parte do fungo até mesmo para se abrir e mostrar a sua flor.

Como podemos proteger as plantas raras?

A nossa maior dica para preservação das plantas mais raras do mundo é: se você encontrá-las pessoalmente, tome cuidado e evite puxá-las, tocá-las ou mexer em suas raízes. Fotografe, observe de longe e procure mantê-la em seu habitat.

Esta é uma das mais importantes dicas quando falamos sobre a preservação de uma espécie. Não temos o direito de matar uma planta, certo? Independente de ser raríssima ou não, precisamos cuidar com carinho e protegê-las sempre contra pragas, fungos e demais parasitas.

É justamente por estes motivos que biólogos e demais cientistas se unem para manter a preservação de espécies ativa. É essencial que estes cuidados permaneçam por muito tempo, principalmente com aquelas que não conseguem se reproduzir.

Quais são os efeitos da extinção de plantas raras?

No caso da extinção em massa destas e outras plantas mais raras do mundo, aconteceria um desequilíbrio ecológico severo. Por mais que muitas delas já tenham sido extintas há mais de cem anos, existem outras que possuem a sua respectiva importância ambiental.

É por este motivo que você precisa compreender que o cuidado com as plantas no geral é tão importante. Não adianta simplesmente regar e plantar. Elas precisam de atenção para se proliferarem e serem muito bem cuidadas diariamente, a fim de evitar que morram.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy