Em apartamentos e casas fechadas, as plantas de sombra podem ser excelentes adições à decoração para adicionar natureza e vida em seu ambiente. As opções são das mais variadas e, conhecendo as dicas certas, é fácil mantê-las vivas e lindas por mais tempo.
Vamos conhecer algumas dessas plantas de sombra, assim como mantê-las saudáveis, mesmo que sejam em ambientes mais reclusos e fechados para, então, adicionar uma cor no seu lar. Afinal, é possível criar um espaço agradável e, até mesmo, com a vantagem de gerar um ar mais fresco nessas áreas.
O que é uma Plantas de sombra?
As plantas de sombra são, como o próprio nome sugere, plantas que não necessitam de muita exposição à luz e que podem, até mesmo, ser afetadas por queimaduras se estiverem muito tempo sob a influência dela. Plantas de sombra possuem uma variedade e, na natureza, é comum que sobrevivam graças às sombras criadas por árvores altas.
Plantas de sombra possuem normalmente a necessidade de exposição de luz indireta por no mínimo 2 horas, uma quantidade baixíssima comparada a outras plantas usadas como, por exemplo, cercas vivas. Essa necessidade baixa de exposição é o que faz ser uma opção interessante em diferentes ambientes.
Lista de Plantas de sombra
Plantas de sombra possuem uma variedade menor se comparada a outras. Possui menos flexibilidade na hora de escolher uma opção, mas mantém a variedade por sua necessidade menor de luz e pode, até mesmo, ser colocada em diferentes localizações no ambiente.
Além dessa possibilidade, as plantas podem ser criadas dentro de vasos e não exigem grande demanda de cuidado – seja na poda ou, então, na necessidade de regar constantemente.
Com isso, são bem resistentes quando mantidas nas condições necessárias. Confira, a seguir, as principais plantas de sombra e veja qual pode ser ideal para o seu lar!
Espada-de-São-Jorge
Essa opção é uma das mais flexíveis entre as plantas de sombra, pois também resiste a outras condições de iluminação como meia-sombra e até sol, além de não necessitar de rega constante para se manter.
Dinheiro-em-Penca
Com folhas pequenas e sutis, o dinheiro-em-penca cresce até quinze centímetros. Assim, um atrativo para aqueles que gostam de manter plantas em vasos e é capaz de gerar um ar delicado ao ambiente.
Cacto-Macarrão
O cacto-macarrão é um dos poucos cactos que sobrevivem sem a presença constante de luz, mantendo-se na sombra e se tornando uma ótima opção para ambientes internos. Além disso, possui flores brancas ou rosas em suas folhas.
Pau d’água
Outra ótima opção para vasos e ambientes internos, até mesmo por sua capacidade de se adaptar ao ar-condicionado é o Pau d’Água. Também é criado em canteiros, por mais que sua popularidade seja em vasos.
Lírio-da-Paz
Conhecida pela sua flor, o lírio-da-paz é conhecido por suas cores brancas que representam paz ao ambiente. Necessitando de um pouco mais de rega, o uso de vermiculita é recomendado para manter a umidade.
Benefícios de ter uma Plantas de sombra
Muitas plantas de sombra permitem manter a rotina sem precisar dedicar tanto tempo para cuidar delas. Assim, mantêm a rega como uma necessidade menor, como também o contato direto com a luz.
Além dessas vantagens, com elas é possível também obter, tanto um verde no seu ambiente como, também, uma excelente portabilidade. Você pode mover a planta e ocupar pouco espaço e, por isso, se tornam uma opção viável para qualquer tipo de moradia.
5 dicas para cuidar de Plantas de sombra
As plantas de sombra são conhecidas por sua resistência, mas, ainda assim, é necessário se atentar a alguns aspectos. Por isso, vamos conhecer algumas das dicas para manter sua plantinha saudável e seu ambiente bonito.
Lembrando que algumas plantas vão possuir suas próprias necessidades específicas em alguns casos, então ao pesquisar e escolher a espécie que preferir, lembre-se de conferir essas necessidades específicas. Saiba mais sobre como cuidar das plantas de sombra abaixo:
Preparação
Para começar o processo, é preciso escolher uma fertilização e os vasos que serão necessários para plantar o broto. Para trazer maior elegância ao ambiente, você pode até mesmo adicionar no vaso com cores que vão combinar com a planta escolhida.
Regagem
Muitas vezes as plantas de sombra não necessitam de hidratação além da diária. Mas, assim como é o próprio caso do lírio-da-paz – que necessita de mais regagem -, outras também podem precisar menos vezes. Por isso, vale a pena verificar tais detalhes antes de comprar.
Iluminação
Algumas plantas são resistentes e aguentam a iluminação direta. Mas, é sempre viável evitar queimaduras em sua planta. Por causa da não necessidade de contato direto com o sol, é sempre importante relevar o local onde ela ficará.
Crescimento
O broto irá crescer, mas algumas plantas também possuem um espaço maior e talvez haja a necessidade de mudança de vasos. Leve sempre isso em consideração ao escolher a planta que quiser manter.
Ventilação
Por fim, uma dica que é sempre importante ressaltar é que as plantas ajudam a dar um ar de frescor na casa. Por isso, mantê-las em áreas abertas de seu apartamento ou casa se torna importante, além de fazer bem a plantinha.
As plantas de sombra vão adicionar muito a seu ambiente sem cobrar de volta! E, com elas, ainda é possível continuar com a sua rotina sem grandes preocupações ou cuidados que muitas outras podem exigir. Os seus cuidados são simples e você só tem a ganhar, seja em otimização de tempo como, também, na beleza do seu espaço.