O que é o cacto parafuso e como são as suas características?
O cactus é uma espécie de planta muito comum ao redor do mundo e possui várias espécies, como o cacto parafuso, mandacaru, cacto macarrão e muitos outros.
Mas neste artigo, iremos falar especialmente sobre o cacto parafuso, uma espécie de cacto que chama muita atenção por sua beleza e pela forma como ele cresce. Boa leitura!
Qual o nome científico do cacto parafuso?
O cacto parafuso também é conhecido como cacto espiral, cacto colunar e também cacto do Perú. Mas seu nome científico é Cereus Peruvians e essa espécie pertence à família Angiospermae.
De onde é originário o cacto parafuso?
O cacto parafuso é originário da América Do Sul e geralmente cresce em regiões secas, como no Peru.
Essa espécie de cacto é considerada rara e é muito cobiçado por colecionadores. Não só por causa de seu formato diferente, que chama muito a atenção e faz com que ela se destaque, mas também por causa de suas lindíssimas flores brancas e lilases que desabrocham durante a noite.
O modo de cultivar o cacto parafuso é bem similar aos mesmos métodos de plantação de outros cactos.
Para fazer mudas desta espécie, basta apenas esperar a flor dela secar, cortar a haste de apoio e plantá-la em local apropriado.
Qual a altura máxima que o cacto parafuso pode alcançar?
Diferente de muitas outras espécies de cactos, que crescem muito pouco, essa espécie pode chegar até os 4 metros de altura e até 12 centímetros de diâmetro, um tamanho consideravelmente grande, se o compararmos com outras espécies de cactos.
Mas, quando cultivado em vasos ou lugares mais estreitos, o tamanho do cacto parafuso costuma ser bem menor que esse, atingindo um porte mediano se comparado ao tamanho que ele pode chegar quando cresce em ambiente livre.
Qual a principal característica do cacto parafuso?
O cacto parafuso possui grandes e belas hastes retorcidas em formato de parafuso e uma coloração verde acinzentada. Ele geralmente cresce de forma espiral, e a direção do crescimento pode ser em sentido horário ou anti-horário.
Essa espécie de cacto possui grandes flores noturnas de coloração branca e lilás que surgem entre a primavera e o verão. O principal motivo das flores dele se abrirem durante a noite é para que elas possam ser fecundadas pelos insetos e pássaros noturnos.
Os colecionadores de plantas, mais especificamente de cactos, amam essa espécie, muito procurada por todos eles. Não só colecionadores, mas também decoradores e paisagistas, costumam procurá-la, pois consideram a planta muito bela para ser utilizada como decoração de festas e casas.
O seu fruto é muito grande e quando está maduro possui muitas sementes e uma cor avermelhada.
O cacto parafuso é muito utilizado como decoração, como uma planta isolada ou como destaque em jardins.
O cacto parafuso é uma planta venenosa?
Muitas pessoas pensam que o cacto parafuso e outras espécies de cacto sejam venenosas. Mas não, ele não é venenoso. Na verdade, não existe nenhuma espécie de cacto venenoso. O que existem são cactos alucinógenos, como o Trichocereus pachanoi e o Lophophora.
O cacto parafuso é realmente lindo e muito cobiçado pelos colecionadores, devido a suas belíssimas flores brancas e lilases que desabrocham de noite, no final da primavera e início do verão. Se você procura um cacto para decorar um evento ou ambiente e pensa em escolher o cacto parafuso, pode seguir em frente, ele é uma bela opção para você.