Plantas medicinais: quais os benefícios e cuidados ao usar

0

As plantas medicinais fazem parte de diversas culturas ao redor do mundo, e foram utilizadas até mesmo por nossos antepassados. Elas são conhecidas por suas propriedades benéficas ao organismo, mas o que muitas pessoas não sabem é que alguns cuidados são necessários antes do seu consumo.

Nesse artigo, abordaremos tópicos como para que servem as plantas medicinais, seus benefícios e quais cuidados você precisa tomar ao optar por essa alternativa natural de tratar enfermidades. Saiba mais!

Para que serve as Plantas medicinais?

As plantas medicinais são usadas há milênios e servem para auxiliar no tratamento de diversas doenças. Estima-se que cerca de 80% da população já fez o uso de plantas medicinais e, em algumas comunidades, essa é a única forma de tratar enfermidades. 

Para que serve as Plantas medicinais?
Fonte/Reprodução: original.

As plantas que apresentam ação farmacológica possuem substâncias específicas, dentre as quais se destacam os alcaloides, flavonoides e óleos essenciais.

Os alcaloides são capazes de agir no sistema nervoso central, o que garante ação calmante e analgésica. Os flavonoides, por sua vez, atuam como anti-inflamatório e anti-hepatotóxico. Já os óleos essenciais são amplamente conhecidos por sua ação bactericida, relaxante, analgésica, cicatrizante, entre muitas outras.

Quais os benefícios das Plantas medicinais?

‌Para ser classificada como uma planta medicinal, a mesma deve possuir uma ou mais substâncias com ação farmacológica. Em geral, essas substâncias estão presentes para atrair polinizadores ou como mecanismo de defesa da planta. Os benefícios variam de acordo com a espécie, como por exemplo:

  • Boldo: desintoxica o fígado e alivia dores no estômago.
  • Alecrim: auxilia no tratamento da queda capilar, repele insetos e age contra piolhos.
  • Capim-cidreira: trata diarreia, pressão alta, alivia estresse e enxaqueca.
  • Guaco: atua contra resfriados, tosse, bronquite e rinite.
  • Arruda: trata eczema, furúnculo e alivia dor no corpo.

As plantas medicinais possuem um custo muito menor quando comparadas aos medicamentos tradicionais encontrados em farmácias, e esse é um dos principais motivos do seu uso. 

Como usar?

O modo de preparo para o uso de uma planta medicinal depende da sua espécie. Algumas plantas podem inclusive perder as suas propriedades ao serem consumidas como chá. Mas em geral, as plantas podem ser usadas frescas logo após a coleta ou secas. Além do consumo do chá, também é possível fazer compressas e inalação.

A compressa tem ação tópica, na qual os princípios ativos penetram na pele. Já a inalação age principalmente nas vias respiratórias. Em algumas religiões, as plantas medicinais também são usadas para os chamados “banhos de ervas”, como forma de promover o bem-estar físico e mental de forma natural.

Quais os cuidados com o consumo das Plantas medicinais?

‌Agora que você já conhece os benefícios das plantas medicinais e como usá-las, é hora de descobrir os cuidados que você precisa ter ao consumi-las. Primeiramente é importante destacar que gestantes precisam de orientação médica antes do consumo dessas plantas, pois algumas delas podem possuir alto poder abortivo. Confira abaixo mais alguns cuidados.

  1. Procure utilizar plantas que você sabe a procedência, pois a chance de ela estar contaminada se torna menor.
  2. Se possível, opte por comprar as plantas a granel, e não em sachês. Além de possuir melhor qualidade, você diminui os riscos de adulteração.
  3. Se você faz uso de medicamentos de uso contínuo, consulte o seu médico sobre o consumo de plantas medicinais. Algumas delas podem afetar a ação de certos medicamentos.

Vale destacar também que a hipersensibilidade é um efeito colateral muito comum quando se trata de plantas medicinais. O contato com as plantas pode gerar desde dermatite temporária até choque anafilático, uma reação alérgica grave. Ao notar esses sintomas, é importante suspender o uso da planta causadora.

As plantas medicinais são amplamente utilizadas no tratamento de diversas doenças, mas é importante se atentar aos riscos que elas podem trazer à saúde com o seu uso indiscriminado. Se você quer aprender mais sobre plantas e como cultivá-las, visite o nosso site Vaso de Planta para conhecer tudo sobre botânica.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy