Para montar um vaso de plantas você precisa conhecer muito bem a espécie de plantinha escolhida, decidir o modelo de vaso, garantir que ele esteja adequado às exigências da planta e ter consigo substratos ou um excelente adubo. Estas características fornecerão a este tipo de vida nutrição e adequação ao novo ambiente.
Como escolher o vaso certo para a sua planta?
Aprender a como montar um vaso de plantas fará com que você observe o material correto do vasinho para comportar a espécie escolhida por você. Veja se os de plástico são realmente os mais adequados, pois este é um tipo de material que superaquece rapidamente e queima as raízes das plantas e flores.
Para montar um vaso de plantas, os mais recomendados são os de cerâmica. Diferente do plástico, que esquenta rápido, a cerâmica é um material perfeito porque mantém a temperatura regulada e a sua umidade retida é mais do que suficiente para aguar a planta.
Qual a melhor maneira de preparar o vaso para a planta?
Neste próximo passo no processo de montar um vaso de plantas, você precisa escolher a terra e acrescentar o devido fertilizante ou substrato. Coloque uma parte no lado interno, insira a plantinha e depois forre com o restante da terra que sobrou e regue.
Lembre-se que você precisa ter muito cuidado no processo de rega, principalmente se a sua planta for de uma espécie de suculenta ou cactácea. Nem sempre elas precisarão de água abundante, pois conseguem reter o líquido em seus interiores e se mantém regularmente hidratadas.
Como saber se a planta está com sede?
Você deve inserir o seu dedo no interior da terra a fim de verificar se está úmido ou seco. Se estiver 100% sequinho, você pode aguar a sua planta como de costume e aguardar o mesmo período para fazer a rega.
Existem plantas que ficarão úmidas por um tempo maior, mas você não deve se preocupar, faz parte do ciclo desta espécie e em poucos dias você estará com o seu regador em mãos para poder nutri-la com mais água fresca.
Quais os cuidados especiais que uma planta em vaso precisa?
Para montar um vaso de plantas você deve manter enorme atenção com a troca dos vasos. Sempre que você notar que o vaso apresentou rachaduras em seu lado externo, é chegado o momento de fazer a modificação.
Além disso, você sabia que para montar um vaso de plantas é necessário levar em consideração a higienização das folhagens? Isso porque as plantinhas ficam sujas e não conseguem realizar a própria fotossíntese.
Dessa forma, você precisa ter em suas mãos um pequeno pano umedecido em água para passar pela superfície das folhas. Limpe com calma, devagar e sempre com muita atenção. Procure evitar sabão líquido de qualquer marca, pois o produto fica impregnado nas folhas e pode estragá-las facilmente.
Por que as plantas em vaso precisam de fertilizantes?
Você sabia que, ao montar um vaso de plantas, a sua plantinha precisará de substratos ou fertilizantes? Isto é necessário pois, como a sua espécie não está plantada diretamente no solo, ela exige de maior quantidade de nutrientes para se alimentar e ficar forte.
Pense que no solo existem milhares de microrganismos, cada um deles com a sua própria função a cumprir na natureza. Dessa forma, se a planta não fica no solo, ela precisará de um local que esteja totalmente adaptado às necessidades dela para sobreviver.