Vaso para suculenta: como fazer?

0

Além de comprar pronto, você pode fazer seu próprio vaso para suculentas, de maneira fácil, simples e que pode até mesmo se transformar em uma fonte de renda, caso você deseje comercializar.

Conheça mais sobre o ​​vaso para suculentas e como você pode fazer o seu em casa, de forma bem fácil. Acompanhe!

Como fazer vasos para suculentas?

Existem várias formas de fazer vasos para suculentas, desde maneiras extremamente simples, ao reutilizar materiais que iam para o lixo, até formas mais complexas e artesanais.

Como fazer vasos para suculentas?
Como fazer. Fonte/Reprodução; original.

Hoje, você encontra tutoriais e até mesmo cursos na internet que explicam a criação de vaso para suculentas dos mais diversos modelos, e inclusive, virou fonte de renda de muita gente nos últimos meses.

Materiais

Principalmente na hora de reaproveitar recipientes e materiais para criar seu vaso para suculentas, sempre se certifique de que será possível fazer furos no fundo do vaso, para que a água escoe e sua suculenta cresça de maneira saudável.

Alguns dos materiais que você pode utilizar para fazer seu vaso para suculentas, são os seguintes:

  • Latas em geral;
  • Garrafas pet;
  • Vidros;
  • Barro;
  • Cimento;
  • Embalagens lavadas e desinfetadas.

Muitas pessoas usam latas e embalagens decorativas que não querem jogar fora e conseguem transformá-las em lindos vasos para suculentas, o que além de ser uma maneira de evitar o descarte de lixo, ainda se torna um enfeite exclusivo.

Fazendo vaso de cimento para suculentas

O vaso para suculentas de cimento também é uma tendência forte, pois é uma opção super legal não só para a decoração da casa, mas também para dar de lembrancinhas em aniversários, nascimento e até mesmo de casamento.

Passo a passo

Ao contrário do que pode parecer, fazer um vaso para suculentas de cimento não é uma tarefa tão difícil. Depois de preparar o cimento da forma que o fabricante recomenda, você utilizará dois recipientes iguais, porém de tamanhos diferentes, que podem ser desde vasos, copos ou até mesmo baldes, mas o recipiente maior precisa ser cerca de 4 cm maior que o outro.

Para facilitar na hora de remover, passe óleo de cozinha nos baldes, dessa forma, ao “desenformar” seu novo vaso, irá enfrentar menos dificuldades, então é só colocar o recipiente menor dentro do outro e encher o espaço vazio com o cimento.

Uma dica importante é que ao chegar na metade, coloque um peso dentro do recipiente menor. Dessa forma, ele irá ficar fixo e não se movimentar com o passar do tempo.

O tempo indicado para secagem é de 36 horas, mas fique sempre atento e só remova-o quando tiver certeza que o cimento está seco.

Tipos de vasos para suculentas

Existem diversos tipos de vasos para suculentas diferentes, que muda de acordo com o seu gosto pessoal e é claro, com a decoração do seu ambiente. A seguir, listamos os vasos mais utilizados:

Mini vasos

Vasos em tamanho miniatura são perfeitos para serem usados de lembrancinhas. Costumam ter o preço bem baixo, são fáceis de serem encontrados e você pode usar rótulos diferentes, o que garante uma lembrancinha ainda mais personalizada.

Vaso de barro

Esse é considerado o melhor vaso para suculentas, pois seu material permite que a água escoe e mantenha a planta úmida apenas o suficiente.

Vaso de barro
Vaso. Fonte/Reprodução: original.

Também é um vaso fácil de ser encontrado e ainda por cima é lindo, principalmente para quem gosta de uma decoração mais boho e rústica.

Vaso cachepot

O cachepot não necessariamente é um tipo de vaso, pois ele funciona mais como uma “capa” para o seu vaso de suculentas.

Eles são utilizados para colocar o seu vaso dentro, para cobrir o vaso original.

São perfeitos para quem gosta de mudar sempre a decoração, sem a necessidade de replantar sua suculenta toda vez.

Quais os tipos de vasos e para que servem?

Além dos tipos de vasos que mencionamos acima, existem ainda diversos outros como: cerâmica, plástico, vidro, polietileno e até mesmo de madeira.

Todos eles visam abrigar sua planta e fazê-la crescer de forma saudável, mas tem suas particularidades. Então, na hora de escolher o seu vaso para suculentas, tenha em mente o local que ele irá ficar e os cuidados necessários.

Onde comprar vasos para suculentas?

O vaso para suculenta é vendido em diversos estabelecimentos, como hortos, algumas lojas de material de construção e decoração e até mesmo em alguns mercados maiores você consegue encontrá-lo.

A escolha do vaso para suculenta deve ser pensada e planejada com cuidado, para evitar ter que removê-la e plantá-la novamente, o que pode causar danos à sua plantinha.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy