Aprenda a como cuidar da Tradescantia spathacea ou Abacaxi-Roxo
A planta Tradescantia Spathacea ou também conhecida pelo seu nome popular Abacaxi-Roxo, mesmo não sendo da família dos abacaxis, é uma planta de folhas ornamentais. E também e uma planta muito exótica e versátil.
No paisagismo essa planta e usada em diferentes vasos. Mas com toda certeza que no solo ela faz um papel incrível de forração tropical, com suas colorações que deixam qualquer um interessado na planta. O abacaxi-roxo além de ter uma linda folhagem ornamental, também produz flores magnificas durante todo o ano. Geralmente suas flores são brancas e bem pequenas
E de suma importância que na hora de adquirir sua planta nova, e muito importante conhecer tudo sobre ela. Como por exemplo, como cuidar da sua planta, como regar ela, que tipo de ambiente e propicio para a nova habitante.
Decidimos hoje trazer para vocês, tudo sobre essa planta, suas origem e como cultivar ela em ambientes internos e externos, quais e a iluminação perfeita para ela, e claro todos os cuidados possíveis com a plantinha. Confira nos próximo tópico as informações da ficha técnica dessa planta maravilhosa.
Ficha técnica da Tradescantia Spathacea Ou Abacaxi-Roxo
Como citamos a planta Tradescantia Spathacea, que e conhecida por ser uma planta bem versátil e exótica, e muito utilizada para decoração em ambientes externos. Se for combinada com outras plantas que destacam sua tonalidade e impossível não parar e admirar sua beleza.
Algumas pessoas chamam o abacaxi-roxo de suculentas, isso se deve ao fato de seus caules se acumular água. Suas folhas são bem pontiagudas e alongadas
Possui Formas rosetas e simétricas bem parecidas com as bromélias. Existe uma espécie chamada tricolor, que exibe listras verdes, arroxeadas e brancas. O abacaxi-Roxo é uma planta herbácea e rizomatosa, suas folhagens são bem coloridas, o que chama muito atenção para a beleza da planta. E é bastante cultivada ao redor do mundo por suas qualidades ornamentais.
Origem da Tradescantia Spathacea
O abacaxi-Roxo e pertencente a família Commelinaceae e tem sua origem no sul do México, na Guatemala e Belize, chegando a alcançar os seu 20 cm. Suas flores não são de muita importância ornamentais, pois se comparada as folhas lanceoladas marcadas pela contraposição das flores chegam a ser inexpressivas.
Galeria de fotos Tradescantia Spathacea Ou Abacaxi-Roxo
O abacaxi-Roxo a medida que vai crescendo e suas folhas inferiores vão caindo, seu caule bem curto e revelado. Porém, dificilmente a planta chegara a um metro de altura. Sua floração acontece na primavera e verão. Confira abaixo, fotos pessoais do meu abacaxi-roxo que cuido na minha varanda.
Possui inflorescências (Disposição das flores numa planta) é formada por pares de brácteas, sendo aquelas folhas vistosas e atrativas que possuem a função de atrair polinizadores. As brácteas lembram um formato de um barco pequeno. Seu grupo de formação e do tipo cápsula.
O cultivo da Tradescantia Spathacea e bem fácil, pois ela cresce em vasos, canteiros e ate mesmo em floreiras. E uma planta bem rustica e tem um crescimento bem rápido e tem uma grande facilidade em se propagar onde ela se encontra.
Essa planta gosta de solos bem drenados, então o recomendado e que se regue duas vezes por semana, principalmente se for plantada recentemente. Por ser uma planta bem resistente, apos ter se adaptado ao seu ambiente pode passar curtos períodos sem água e chega a vegetar em solos pobres.
Cuidados essenciais com a Tradescantia Spathacea Ou Abacaxi-Roxo
Por ser uma planta bem resistente e versátil o Abacaxi-Roxo pode ser cultivado em diferentes ambientes, tanto internos como externos, e em diferentes condições de iluminação. Se as suas folhas estiverem meios esverdeadas, faça a mudança para uma janela mais próxima
A planta não e considerada uma planta toxica, mas vale lembra que ao ser enjerida pode causar irritações na boca, então mantenha fora do alcance de crianças e animais de estimação.
[…] é comum a espécie das Herbáceas sofrerem de pragas e doenças, porem não significa que elas não possam ter, e pensando nisso […]