Conheça os tipos de vasos para suculentas e como usar!

3

É possível encontrar diversos tipos de vasos para suculentas, muito mais importantes que apenas o visual. Alguns tipos de vasos para suculentas influenciam diretamente na saúde da sua plantinha, por isso a importância de fazer uma boa escolha.

Para te ajudar a cuidar bem do seu jardim, conheça os tipos de vasos para suculentas e como você pode escolher e utilizá-los. 

Como escolher vaso para suculentas?

Na hora de escolher os tipos de vasos para suculentas, alguns pontos devem ser observados, pois eles agem diretamente na saúde e no crescimento da sua muda.

Como escolher vaso para suculentas?
Como escolher vaso. Fonte/Reprodução: original.

Antes de escolher o vaso, avalie os seguintes pontos:

Material

O material do vaso, é um dos pontos que precisam ser observados. Antes de escolher o material, é preciso saber onde a planta irá ficar. No caso, se a suculenta ficar exposta ao sol, alguns materiais devem ser evitados por aquecer demais. Já outros podem acabar roubando a umidade da planta, fazendo com que você precise regá-la com mais frequência.

Tamanho

O crescimento das suculentas acontece conforme o vaso em que são plantadas. Ou seja, se você colocar em um vaso pequeno, ela será uma planta de tamanho menor. Mas se você quiser uma suculenta bem grande, opte por um vaso maior.

Estilo

E é claro que o estilo da sua decoração também tem forte influência no tipo de vaso escolhido. Ambientes rústicos combinam bem com vasos de barro, ambientes modernos ficam melhor com vasos de vidro e por aí vai. 

Drenagem

Como a suculenta é uma planta que não se adapta com umidade e água excessiva, é importante que seu vaso tenha uma boa drenagem. Por isso a importância de que os vasos tenham furos na parte de baixo. Assim a água consegue escoar e não apodrecer a raiz da sua planta.

Quais os tipos de vasos para as suculentas e como usá los?

Quando for escolher os tipos de vasos para suculentas, pode rolar aquela dúvida. Então conheça mais detalhes sobre eles e como podem ser utilizados:

Vaso de fibra de coco

Esses vasos são super famosos em diversos tipos de plantas. No caso das suculentas, ele consegue absorver bastante umidade, sem ressecar a terra e prejudicar o crescimento da sua suculenta.

Vaso de barro

Os vasos de barro são super indicados para quem quer plantar suculentas, pois além de um visual super bonito, seu material auxilia na rega, mantendo o solo úmido na medida certa.

Vaso de plástico

Para quem busca uma opção com valor mais baixo e boa durabilidade, os vasos de plástico são uma boa opção. Porém, nesse caso, o ideal é que a planta não fique exposta ao sol, pois o material pode esquentar e acabar estragando as raízes.

Vaso de cimento

Os vasos de cimento também promovem benefícios para as suas plantas, pois conseguem trocar umidade com o ambiente e não aquecem as raízes. Além de ser super bonito, combina com diversos tipos de decoração, mas ganhou força com o estilo industrial.

Vaso de vidro

Terrários e vasos de vidro combinam muito bem com as suculentas, mas devem ser usados apenas em ambientes internos. Assim como o plástico, eles esquentam bastante e podem acabar prejudicando sua planta.

Vaso de cerâmica

A cerâmica é um bom tipo de vaso para suculentas, são bonitos e encontrados em diversos estilos. Conseguem manter a terra úmida na medida certa, porém podem esquentar, assim como o vidro e o plástico.

Vaso reciclado

Você também pode fazer seu próprio vaso com materiais recicláveis, como potes de vidro, embalagens de cosméticos e até mesmo garrafas pet.

Vaso ou cachepot: qual o melhor?

Apesar de muita gente achar que vaso e cachepot são a mesma coisa, eles são objetos diferentes e com utilidades diferentes também. O vaso possui drenagem e é específico para você plantar suas mudas. Já o cachepot tem função decorativa e serve para esconder o vaso original.

Vaso ou cachepot: qual o melhor?
Cachepot. Fonte/Reprodução: original.

É uma forma de dar uma cara nova para a sua planta com frequência, sem a necessidade de ficar replantando.

Vaso pendentes: por que escolher esse estilo de vaso?

Esse é um dos tipos de vasos para suculentas, menos utilizados, apesar de proporcionar benefícios incríveis, principalmente para a sua decoração. Descubra por que escolher os vasos pendentes para suculentas:

Economia de espaço

Para quem tem um espaço reduzido, colocar os vasos no chão ou até mesmo em mesas e bancadas, pode dar ao ambiente uma sensação de ser ainda menor ou até mesmo com aspecto bagunçado.

Os vasos pendentes deixam as superfícies livres e é uma forma de economizar espaço e ainda dar a sensação do cômodo ser maior.

Charme e estilo para sua composição

Esse estilo de vaso é extremamente estiloso e ajuda a destacar um local que muita gente esquece, como teto e a parte mais alta das paredes.

Existem tipos de vasos para suculentas, mas não esqueça de considerar todos os pontos importantes antes de escolher aquele que mais combina com a sua decoração.

3 Comments
  1. […] também podem ser feitas naturalmente, quando plantas suculentas estão juntas em um jardim vertical que se […]

  2. […] vasos podem ficar a mesma distância um do outro, alinhados, ou espalhados de maneira mais aleatória. Também dá […]

  3. […] você quiser, pode utilizar uma muda de suculenta ou retirar mudas e começar seu terrário de suculentas do zero. As pedrinhas e objetos decorativos vem por cima, da forma que você […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy