Tipos de suculentas e cuidados para ter no inverno

0

As suculentas são plantas bastante amadas por milhares de pessoas. Essa classe de plantas é muito conhecida por conta de sua forte resistência a qualquer condição, pois retém água em seus próprios caules e raízes. Mesmo assim, as suculentas necessitam de alguns cuidados para que sua saúde seja mantida de forma adequada durante épocas com temperaturas baixas.

A seguir, confira como cuidar e manter suas suculentas saudáveis no inverno.

O que acontece com as suculentas no inverno?

As suculentas possuem baixa exigência de água e conseguem se adaptar a uma variedade imensa de espaços e temperaturas. Porém, durante o inverno as suculentas passam por uma diminuição em seu metabolismo por conta da falta de luz solar e temperaturas mais baixas do que de costume. Isso dá maior abertura para o ataque de fungos, bactérias e insetos.

O que acontece com as suculentas no inverno?
Suculenta no inverno. Fonte/Reprodução: original.

 Por conta disso, alguns cuidados com o solo e na proteção devem ser aplicados para manter as suculentas saudáveis como nos demais períodos do ano. Em um primeiro momento, o mais adequado a se fazer é transferir as suculentas para um ambiente iluminado. Quanto maior a exposição de luz, menos enfraquecida a planta tende a ficar.

Para manter as suculentas saudáveis no inverno também é preciso estar sempre atento às folhas secas. Todas devem ser retiradas para auxiliar no controle de pragas que danificam a saúde das pequenas plantas.

Como preparar o solo da suculenta no inverno?

Para o solo, as suculentas necessitam que seja aplicada uma diminuição na quantidade de água. Isso porque, durante o inverno, a suculenta passa a realizar suas ações de forma mais lenta e não consegue manusear toda a água de seu solo. Uma quantidade inadequada de água é capaz de matá-la afogada e também atrai bactérias e fungos.

Outro ponto importante a se fazer no solo é não usar adubo durante esta época. Qualquer adubo utilizado ficará retido e não fará com que a planta cresça de forma saudável. Por isso, dispensa-se a utilização.

Como fazer cobertura para suculenta no inverno?

Geralmente, não é preciso realizar uma cobertura para as suculentas. Porém, durante o inverno e em longos períodos chuvosos, uma cobertura se torna essencial para facilitar o trabalho com plantas em áreas externas.

Essa cobertura pode ser construída com lonas transparentes facilmente encontradas em lojas para construção. Essa cobertura deve ser colocada em uma altura adequada com elásticos próprios para lonas.

Como fazer cobertura para suculenta no inverno?
Como fazer. Fonte/Reprodução: original.

É preciso lembrar que essa proteção é apenas para proteger contra chuvas e geadas, durante o dia apenas um sombrite será necessário, pois não retira a iluminação necessária das suculentas.

Qual a iluminação da suculenta no inverno?

Em períodos frios, a iluminação e calor se tornam essenciais para garantir a saúde das suculentas. Por isso, é preciso transportá-las para locais com bastante exposição solar. Com uma boa iluminação, as suculentas conseguem renovar a vitalidade de forma adequada e assim evita o ataque de pragas e fungos.

Suculentas em um ambiente favorável à luz durante o inverno acabam enfraquecidas e ainda mais propensas a diversos tipos de fungos, cochinilhas e bactérias letais. 

Posso fazer mudas de suculentas no inverno?

Por conta da diminuição do metabolismo, durante o inverno as suculentas ficam mais lentas e descansam. Caso aconteça a retirada de suas raízes, elas não vão conseguir se recuperar rapidamente, somente na primavera. Por isso, é importante não realizar mudas ou trocar as suculentas de vaso nesse período do ano.

Mesmo sendo plantas fortes, as suculentas precisam de cuidados específicos conforme mudam as estações. Fique atento a todas as mudanças de suas plantas e procure fornecer o necessário para cada período.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy