Tipos de cactos: quais são os tipos e como cuidar?
Diferentes tipos de cactos trazem formas e aparências das mais variadas possíveis, afinal, essa é uma das espécies que realmente chamam a atenção não apenas por suas aparências, mas também pela praticidade. Se você gosta dessas plantinhas, venha conhecer quais tipos de cactos existem e como cuidar deles!
O que são cactos?
Você sabia que os tipos de cactos fazem parte de uma família chamada cactaceae? Essa família de plantinhas contém folhas inteiras rodeadas de espinhos e raramente possuem algum tipo de flor à mostra.
Elas conseguem, inclusive, reter líquido em seu interior, sendo esse um dos motivos que as fazem sobreviver facilmente em desertos com temperaturas de até 40°C.
O que mais chama atenção entre os diferentes tipos de cactos existentes é a variedade de estilos de tamanhos que eles apresentam entre si. Você encontra, facilmente, desde os menores, pertencentes a espécie blossfeldia liliputiana, até os que são de grande porte e possuem cerca de 19,2 metros, os pachycereus pringlei.
Quais são os tipos de cactos?
Dentre os tipos de cactos, podemos destacar o Cacto Ouriço, o Barba de Velho, Capuz de Monge, Mil Cores, Língua do Diabo e o Almofada de Alfinetes. Essas são algumas das espécies mais interessantes e que podem ser cultivadas, com o devido cuidado, em sua casa.
Algumas destas espécies podem ser encontradas mais facilmente em países como o México, Argentina e até mesmo na Bolívia. No entanto, nada impede de cultivarmos um desses tipos de cactos em nossa casa, uma vez que o clima do Brasil é propício.
Naturalmente, todos os tipos de cactos necessitam de cuidados específicos com o sol. E não há país melhor do que o nosso para cultivarmos essas plantinhas. O solo fértil e as altas temperaturas tornam algumas regiões do Brasil ideais para o cultivo dos cactos.
Qual a diferença entre cactos e suculentas?
A única diferença é a família na qual ambos pertencem. As suculentas estão em um grupo de plantas, enquanto os cactos fazem parte de uma família chamada Cactaceae, que está inclusa no mesmo grupo de suculentas.
Atualmente, foram catalogadas mais de 22 mil suculentas e 2 mil fazem parte dos cactos. A parte botânica dos tipos de cactos é sempre muito interessante de aprender, por mais que pareça ser um pouco complicada no começo.
Como cuidar de cactos?
Para cuidar do seu cacto, coloque a planta em pleno sol durante o horário mais quente, isto é, de 12h em diante. Não esqueça que essas espécies precisam sempre de sol, mesmo que fiquem o resto do dia no lado interno da sua casa.
A rega não pode ser feita regularmente, ao contrário do que muitos pensam, e deve ser feita uma vez por semana ou quando você colocar o seu dedo na terra e sair seco.
O adubo é uma das partes mais importantes nos cuidados com os cactos, pois faz com que as raízes e a própria planta fiquem fortalecidas por mais tempo. Uma planta saudável não gerará problemas, muito menos dores de cabeça a você.
Por que os cactos são ótimos para o jardim?
Os cactos são perfeitos para você cuidar periodicamente, uma vez que é desnecessário regar regularmente. Você não precisa se preocupar com a intensidade do sol durante o verão, já que essa família de plantas é resistente ao calor.
Pronto para adquirir o seu cacto e cultivá-lo? Confira as nossas dicas sempre que for preciso e deixe o seu jardim ainda mais lindo!