Terrário de suculentas: com fazer e cuidar?

0

O terrário de suculentas é uma forma diferente de apostar nesse tipo de planta na sua decoração, principalmente se a sua ideia for usá-la em um ambiente interno. Os terrários são fáceis de serem montados, com alguns cuidados para crescer e se desenvolver de forma saudável.

Aprenda como fazer um lindo terrário de suculentas e como mantê-lo sempre bem cuidado.

O que é um terrário de suculentas?

Funcionando como um ecossistema em miniatura, o terrário de suculentas é quase totalmente auto-suficiente. Por conta do ambiente criado, ele consegue funcionar sozinho, onde a evaporação, fotossíntese e liberação de gases acontecem de forma harmônica.

O que é um terrário de suculentas?
Terrário de suculentas. Fonte/Reprodução: original.

Realmente replicando tudo o que ocorre em uma floresta, só que em tamanho miniatura.

Como fazer um terrário de suculentas?

Pode até parecer um trabalho difícil, mas montar seu ​​terrário de suculentas é uma tarefa simples e principalmente extremamente prazerosa. Algumas pessoas inclusive, montam e vendem diversos terrários, fazendo disso uma fonte de renda.

Material necessário

Para montar seu terrário de suculentas, você vai precisar de um recipiente de vidro, que pode ser desde um aquário ou até mesmo uma garrafa. Algumas pessoas montam terrários inclusive em lâmpadas antigas. 

Para manter suas suculentas saudáveis, é importante também utilizar materiais para realizar a drenagem da água. Pedras, britas, argila expandida ou até mesmo cacos de telha, ou vasos de barro, podem ser usados no fundo para realizar essa drenagem.

Também serão necessários areia grossa, terra, fertilizante, sua suculenta e é claro, itens decorativos do seu gosto.

Passo a passo

A montagem é simples, super gostosa e pode até mesmo ser feita com ajuda de crianças, para uma atividade de conhecimento do meio ambiente. O recipiente de vidro que você escolher deve estar bem lavado e completamente seco. E a partir daí, é basicamente construir camadas. Primeiro, vem a camada de drenagem, que deve ter em média 2 cm de altura.

Passo a passo
Como montar um terrário. Fonte/Reprodução: original.

Após a drenagem, vem uma boa camada de areia, que precisa ser distribuída de forma uniforme e após ela, a terra e o fertilizante. É importante pressionar bem a terra, para que ela fique compacta e tenha altura suficiente para que a suculenta crie raízes.

Se você quiser, pode utilizar uma muda de suculenta ou retirar mudas e começar seu terrário de suculentas do zero. As pedrinhas e objetos decorativos vem por cima, da forma que você desejar.

Como cuidar de um terrário de suculentas?

As suculentas são plantas que demandam pouco cuidado e quando falamos no terrário de suculentas, os cuidados são ainda menores, pois se trata de um ambiente auto-sustentável. Mas para manter seu terrário sempre bonito, preste atenção nos seguintes cuidados:

Iluminação

As suculentas precisam de sol, seja ele direto ou indireto. Como o vidro é um material que esquenta bastante, pode acabar prejudicando suas suculentas se deixar exposto ao sol. Por isso, no caso do terrário de suculentas, opte por um lugar com boa iluminação, mas evite o sol direto.

Saúde das suculentas

As folhas das suas suculentas indicam sobre seu estado de saúde. Então sempre observe se elas se mantêm com textura macia, gordinha e com um tom de verde brilhante. Regá-las com ajuda de um borrifador, é a melhor forma de deixar seu terrário de suculentas sempre saudável.

Regas

Depois do terrário montado, você pode molhar com ajuda de um borrifador com água. Só não esqueça que elas são plantas desérticas, que não precisam de uma quantidade grande de água.

Limpeza

Ferramentas de jardinagem em miniatura ou até mesmo pinças podem te ajudar a remover folhas secas, ou qualquer tipo de sujeira que possa aparecer no seu terrário. Só essa limpeza superficial já é suficiente.

Tipos de terrário de suculentas

Existem muitos tipos de terrários de suculentas, desde os mais simples e menores que podem ser feitos até mesmo em uma xícara de vidro. Até os maiores, que misturam diversas espécies diferentes e que podem receber outras plantas que não necessariamente são suculentas.

Quanto tempo dura um terrário?

O terrário de suculentas dura muito tempo. Tudo depende do seu cuidado e da manutenção realizada de forma correta, mas a durabilidade é alta, assim como as suculentas plantadas em vasos normais.

Para quem deseja decorar a casa de uma forma diferente, elegante ou até mesmo divertida, o terrário de suculentas é uma ótima opção decorativa. Sem contar que é lindo observar a mini floresta funcionando com toda autonomia.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy