Quais os tipos de suculentas pendentes e cuidados necessários?

0

Suculentas pendentes são aquelas que não crescem conforme a direção do sol. Ao contrário da grande maioria, elas caem de seus vasos e se espalham, o que faz com que se tornem belos arranjos para decorar jardins externos e também ambientes internos. Para esse tipo de suculentas, o mais indicado é a colocá-las em vasos altos  ou pendurados para que consigam crescer livremente

A seguir, conheça mais sobre as suculentas pendentes e quais são seus cuidados específicos. 

Como identificar suculentas pendentes

As suculentas pendentes são facilmente identificadas, pois possuem formato de crescimento em direção ao chão. Diferente das demais espécies de suculentas, que crescem na diferença da luz solar, essas plantas caem e se espalham, o que as tornam semelhantes a arranjos e até mesmo cortinas. 

Exemplos de suculentas pendentes. Fonte/Reprodução: Original.

Além disso, as suculentas pendentes são as que mais possuem resistência solar, ou seja, podem ser colocadas em vasos mais altos do que de costume para torná-las ainda mais decorativas no ambiente. 

Quais os tipos de suculentas pendentes

Há uma infinidade de tipos e espécies de suculentas pendentes. Todas oferecem formatos de folhas em diferentes formatos e tamanhos. Conheça as suculentas pendentes consideradas as mais populares no Brasil:

Dedo-de-Moça

A suculenta pendente dedo-de-moça tem sua origem no México e é muito comum no Brasil. Essa espécie oferece folhas em uma coloração bastante clara, o que a torna delicada. A característica mais interessante da Dedo-de-moça é o seu enorme volume, que torna suas folhas iguais a pequenos dedos.

Colar de Pérolas

A suculenta Colar de Pérolas é um tipo de suculenta muito presente em jardins suspensos. Esse tipo chama bastante atenção por conta do formato de suas folhas, que se desenvolvem como pequenas bolinhas em direção ao chão.

Suculenta colar de pérolas. Fonte/Reprodução: Original.

 O diferencial da Colar de Pérolas é por não necessitar de luz solar direta, pois gostam de ambientes com pouca luz ou apenas meia sombra. Isso a torna perfeita para decoração de áreas internas.

Crassula Pellucida

Com origem na África do Sul, a Crassula Pellucida é uma suculenta pendente perfeita para se cultivar em apartamentos com pouca luz solar. Ela chama atenção por conta de sua cor arroxeada e suas folhas que crescem em direção ao chão no formato de tranças. 

Colar de Rubi

Outra que faz parte da lista de suculentas pendentes é a Colar Rubi. Essa planta é muito popular por conta de sua cor rubi e seu formato alongado. Em vasos altos, o arranjo dessa suculenta consegue atingir até 40 centímetros de comprimento. Além disso, essa espécie é um tipo de suculenta que floresce em determinadas épocas. 

Barba de Moisés

Apesar de não crescer muito como as outras suculentas pendentes, a barba de moisés é capaz de render um ótimo arranjo. Ela recebeu esse nome por conta de seu volume semelhante a uma barba. Quando colocada no chão, suas folhas se alastram em formato de tapete. 

Como utilizar suculentas pendentes na decoração?

Suculentas pendentes podem ser utilizadas de diversas formas na decoração. Com elas, é possível criar mix de plantas em um único vaso. Isso por conta da capacidade de adaptação das suculentas com suas diferentes espécies. Essas composições são ideais para chamar atenção na decoração.

Além disso, as suculentas pendentes são perfeitas para o cultivo em gaiolas decorativas de ambientes internos e varandas de apartamentos. Essa criação pode ser feita com diversos materiais e de acordo com outras ornamentações.

Para quem deseja uma decoração mais rápida com esse tipo de suculentas, o ideal é colocá-las em vasos pendurados. Assim, mesmo sem muito empenho, elas se tornam arranjos lindos para qualquer ambiente. A dica nesse caso é utilizar argila expandida junto a terra, pois assim a drenagem será feita de maneira mais eficiente. 

Quais cuidados necessários com suculentas pendentes?

Cuidar de suculentas é algo bem fácil, por isso ela é a principal escolha para quem não consegue dedicar muitos cuidados a suas plantas. Em geral, elas devem ser regadas de acordo com a característica de cada espécie, o ideal é que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada.

O solo também merece atenção especial. No saco das suculentas pendentes, é preciso torná-lo o mais drenável possível e também um pouco arenoso. Para facilitar a vida de quem deseja cultivá-las, substratos para suculentas são encontrados facilmente em lojas de casa e jardim. 

Por fim, é preciso cuidar para que todas as suculentas se adaptem ao ambiente adequado. Algumas precisam receber luz solar direta e vivem melhor em ambientes externos. Porém, também há aquelas que preferem meia sombra ou lugares sem muita luz.

Com as suculentas pendentes a decoração de qualquer ambiente torna-se especial. Por conta de sua variedade e versatilidade, é possível soltar a imaginação e utilizá-las da maneira que preferir.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy