Existem suculentas que dão flor ou coloridas?

0

As suculentas que dão flor são espécies pouco conhecidas, até mesmo para quem cultiva essas adoráveis plantas. Elas conseguem surpreender em determinadas épocas com sua capacidade de floração, o que provoca o fascínio de muitas pessoas e ainda dá uma vida a mais ao ambiente.

Além das suculentas que dão flor, tem as suculentas coloridas. Essas plantinhas são capazes de mudar de cor conforme a intensidade de luz e estação do ano. 

Existem suculentas que dão flor?

As suculentas que dão flor são muito comuns e existem diversos tipos delas. Nem todos conhecem essas espécies, pois estão acostumados apenas com suculentas verdes e formadas somente por folhas. 

Suas flores costumam brotar em determinadas épocas do ano, mas também há aquelas que usufruem de potencial de floração o ano todo. São flores de diferentes formatos, tamanhos e cores. Com elas, é possível dar vida a diversos ambientes, como jardins externos, jardins de inverno e também cômodos internos da casa.

Existem suculentas que dão flor?
Suculenta florida. Fonte/Reprodução: Original.

Diferente das espécies mais comuns, as suculentas que dão flor necessitam de uma boa adubação para o florescimento, como composto orgânicos, minhoca e húmus. Isso porque, grande parte delas são plantas de luz direta e precisam de uma boa quantidade de cálcio para florescerem com saúde. 

Como escolher?

Antes de escolher as suculentas que dão flor, é necessário saber todas suas características e verificar se há espaço que atende suas necessidades. Existem diversos tipos de suculentas que dão flor, cada uma delas tem suas próprias carências. Algumas são ideais para ambientes externos, outras para lugares com pouca iluminação.

Além do mais, há suculentas de diversos tamanhos, formatos e também as que são ideais para vasos pendentes. Por isso, antes de comprá-las, é preciso planejar e pensar em seus atributos específicos. 

Quais são as suculentas que dão flor?

Existe uma infinidade de suculentas que dão flor, por conta disso elas são facilmente encontradas em lojas de casa e jardim. A seguir, confira as 4 espécies de suculentas que dão flor mais conhecidas:

Echeveria

A suculenta do tipo Echeveria é capaz de florescer em galhos altos. Suas flores são pequenas e desenvolvem até duas cores. Essa espécie necessita de cortes em seus galhos floridos para que continuem com força e saúde. Além disso, elas gostam de luz do sol direta, por isso são ideais para jardins externos.

Flor de Maio

A flor de maio também é uma das suculentas que dão flor. Ela é uma planta nacional, muito comum na região da Mata Atlântica. Sua floração acontece nos meses de abril a junho, mas também há plantas que podem florescer nos demais.

Flor de Maio
Flor de Maio. Fonte/Reprodução: Original.

Suas folhas formam ramos de diversos tamanhos, a flor aparece na ponta e podem obter uma coloração rosa, vermelho e até mesmo branca. A flor de maio gosta de sombra, por isso também podem ser colocadas em ambientes internos. 

As regas são realizadas de maneira semanal, mas durante a época de flores é necessário que mais cuidados sejam incluídos. 

Planta Jade

A planta jade é uma suculenta que chama bastante atenção. Ela possui folhas bem grossas e que podem acumular uma grande quantidade de água, além disso, seu tom de verde é luminoso e se assemelha a pedra jade.

As flores da Planta Jade aparecem normalmente durante o outono em tons de branco ou rosa. Para cuidar bem dessa planta, é necessário colocá-la em um sol direto ou ambiente de meia sombra que contenha boa iluminação.

Rosinha de sol

A Rosinha de Sol é uma suculenta rasteira muito utilizada na cobertura de jardins. Essa espécie é capaz de atingir até 15 metros de altura e se dá bem em vasos suspensos. Suas flores da cor rosa aparecem durante a primavera e desaparecem com a chegada do outono. 

Sua floração é considerada bastante delicada, por conta de seu pequeno tamanho e pétalas extremamente finas. A Rosinha do Sol gosta muito de sol pleno, mas também se dá bem em ambientes de meia sombra.  

Colar de pérolas

Também conhecida pelos nomes de Rosária e Pérola, a Colar de Pérolas é uma suculenta que tem a característica de florescer. Seu nome se dá por conta do fato do seu formato que se assemelha a pequenas ervilhas unidas em um colar. Suas flores nascem durante a primavera e oferecem pétalas brancas que cheiram a canela. 

Existem suculentas coloridas?

Além das suculentas que dão flor,  é possível encontrar suculentas que são coloridas. Essas espécies são capazes de atingir tons coloridos de forma natural, como em situações de estresse, exposição à luz solar, conforme a temperatura do ambiente e falta de adubação.

As cores aparecem em tons azulados, arroxeados, alaranjados e até mesmo avermelhados. Isso se dá por conta da produção de antocianinas, uma substância presente nas suculentas. As principais espécies de suculentas que ficam coloridas são: Echeveria Nodulosa, Crassula Ovata, Supervivum Red Rubin e Príncipe Negro. 

Tem como deixar uma suculenta colorida?

As suculentas adquirem suas cores de forma natural, mas também há maneiras de deixá-las coloridas. Uma forma é a realização da mistura com meia colher de café de sal amargo e 1 litro de água. Após misturar, basta jogá-lo nas folhas com a ajuda de um borrifador.

Com essa receita, as suculentas conseguem absorver o magnésio do sal e mudam de cor. Para mais eficiente, o conselho é borrifar na planta apenas uma vez por mês e ao final da tarde.

As suculentas que dão flor ou colorida são ótimas opções de decoração. Por serem fáceis de cuidar, elas são as preferidas de quem não leva muito jeito com plantas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy