Suculentas: como proteger das pragas mais comuns?

0

As suculentas, assim como todos os outros tipos de plantas, precisam de proteção contra diversas pragas que podem prejudicar e até mesmo matar a sua planta. Esse é um tipo de cuidado que deve ser feito de maneira preventiva, ou seja, para evitar que as pragas acometam suas suculentas.

Descubra o que fazer em suas suculentas para proteger das pragas e os tipos mais comuns que podem prejudicar suas plantas.

Quais os tipos de pragas em suculentas e como proteger?

Existem algumas pragas comuns que podem prejudicar a saúde das suas suculentas e se espalhar rapidamente para outras plantas, o que pode gerar uma verdadeira dor de cabeça. Confira:

Pulgões

Os pulgões se multiplicam rapidamente e podem ser encontrados em cores e espécies diferentes, e é mais comum que eles apareçam em novos brotos ou até mesmo embaixo de folhas.

Os pulgões contaminam as plantas com uma toxina que pode causar danos sérios, além de sugar a seiva de suas suculentas.

Pulgões
Como eliminar os Pulgões. Fonte/Reprodução: original.

Você consegue identificar os pulgões facilmente nas suas plantas, até porque as folhas se tornam amareladas e enrugadas. Além disso, você consegue notar uma secreção bem pegajosa, que tem o poder de enfraquecer sua planta até levá-la à morte.

Como acabar com pulgões?

Para proteger das pragas que são os pulgões, você deve limpar a secreção deixada nas folhas e retirar os bichos com auxílio de um cotonete. O óleo de neem é uma das opções que você pode diluir e aplicar nas folhas, para manter os pulgões longe das suas suculentas.

Cochonilha

Outra praga bem comum em suculentas é a chamada cochonilha, que é uma das piores pragas que podem atingir suas plantinhas.

Elas são pequenos insetos que podem ser pretos ou brancos, que ficam grudados nas folhas ou até mesmo no caule. São mais comuns no verão e podem levar suas suculentas até a morte.

Como acabar com a cochonilha com carapaça?

As cochonilhas com carapaças se camuflam nas folhas e conseguem formar uma camada de cera para se proteger. Por possuir carapaças, é mais difícil de tratar, pois os venenos não atingem o inseto em si.

Então, a melhor forma de acabar com esse tipo de praga, é remover os insetos manualmente, limpar e descartar as folhas mais afetadas.

Como acabar com a cochonilha com carapaça?
Como acabar. Fonte/Reprodução: original.

Outra dica é misturar óleo mineral e sabão, e aplicar na planta com um cotonete, que ajudará a proteger suas suculentas desse tipo de praga.

É importante não expor suas suculentas ao sol por alguns dias após a aplicação dessa mistura e observar se não apareceu mais nenhum inseto.

Cochonilhas sem carapaças

Já as cochonilhas sem carapaça, são mais fáceis de serem identificadas e tratadas. Elas são pontinhos brancos, que parecem felpudos e lembram algodão.

Para remover, o indicado é aplicar álcool com ajuda de um cotonete em cada pontinho branco que você identificar. Lavar a planta com sabão neutro e secar as folhas com ajuda de um papel toalha também é indispensável para manter sua suculenta protegida dessa praga.

Como salvar sua suculenta de fungos?

Os fungos também podem atingir as suculentas e muitas vezes a identificação não é nada simples. Por isso, observe se sua suculenta está com as folhas moles, opacas ou até mesmo se parou de se desenvolver.

É importante também observar se ela toma a quantidade de sol correta, se as regas são feitas adequadamente e outros cuidados básicos que devemos ter no dia a dia.

Para salvar as suculentas dos temidos fungos, você deve removê-la do vaso e conferir suas raízes. Lave a raiz com ajuda de água e sabonete neutro e aplique bastante canela em pó. E aí é só replantar com terra e vasos novos, e observar bem como ela se desenvolve nos próximos dias.

Como eliminar fungos nas folhas e hastes da suculenta?

Caso você perceba sinais diferentes nas folhas das suas suculentas, como manchas amarelas, escuras ou até mesmo que pareçam ferrugem, você pode fazer uma misturinha com alho amassado, água e canela e levar ao fogo para ferver. E aí é só coar e borrifar nas folhas semanalmente para manter os fungos longe de suas suculentas.

Posso usar álcool para acabar com pragas em suculentas?

O álcool 70 pode ser diluído em uma proporção de 70% e aplicado com borrifador em suas plantas. Nunca aplique álcool puro, pois ele pode queimar suas suculentas e leva-las à morte.

Agora que você já sabe como proteger das pragas, suas suculentas irão durar muito mais tempo e ficar sempre bonitas para decorar seus ambientes.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy