Saiba como plantar suculentas da forma correta
As suculentas são muito apreciadas para decorar a casa. Elas trazem charme para qualquer lugar e levam a natureza para o interior. Quem mora em apartamento e não tem muito espaço para um jardim se beneficia, pois elas são pequenas e cabem em qualquer lugar.
Como cultivar suculentas?
Como toda planta, as suculentas precisam estar em ambientes bem iluminados, ser regadas somente quando o solo estiver totalmente seco e receber adubo para o seu desenvolvimento a cada três meses.
Recomenda-se que o substrato seja composto por 50% de areia, para ter uma boa drenagem, e que o vaso tenha furos na parte de baixo, revestidos com pedras, para a água escorrer.
Quais os tipos de suculentas?
Existem inúmeros tipos de suculentas existentes, desde as pendentes, as que gostam de sol, as que gostam de meia sombra, as que dão flores, entre muitas outras. As suculentas se destacam por abrigar grande quantidade de água nas folhas, o que as fazem aguentar grandes períodos de seca.
Continue a leitura e conheça as suculentas mais famosas.
Orelha de elefante
Nativa da África do Sul e pertencente à família Crassulaceae, esta suculenta apresenta folhas largas, arredondadas e com textura, que podem chegar a dois metros. Dependendo do clima e da incidência de sol, suas folhas ganham tonalidades que podem ir do laranja até o roxo. Ela tolera climas secos e a salinidade do litoral, deve ser cultivada a sol pleno ou meia sombra.
Zebra
Da família das Haworthia fasciata, esta suculenta tem folhas alongadas com linhas brancas, que dão um efeito especial quando contrastadas com o verde-escuro das folhas. Elas preferem climas amenos e luz indireta, e odeiam o sol pleno. Cultive em um substrato bem drenado e com regas esparsas.
Echeveria carnicolor
A característica mais notável desta planta são as folhas verde-escuras. Quando floresce, ela produz flores vermelho-alaranjadas. Ela pode atingir cerca de 6 cm de altura e 12,5 cm de diâmetro depois de madura.
Rabo de burro
Ela é originária do México e de Honduras, e o seu nome é devido à sua aparência, com caules longos, pendentes e folhas compridas e espessas, que lembram um rabo de burro. Ela gosta de viver à meia sombra, mas tolera algumas horas de sol pleno, no máximo três horas diárias.
Como escolher o vaso ideal para suculentas?
Existem vários vasos lindos que ajudam a compor a decoração com suculentas. Eles podem ser feitos de:
- Barro;
- Plástico;
- Cerâmica;
- Vidro;
- Cimento.
É necessário que o vaso tenha furo no fundo para que a água escorra com facilidade e não acumule água. Recomenda-se que o vaso seja revestido com pedras no fundo para ter maior drenagem e para que a terra não caia do vaso.
Passo a passo de como cuidar de uma suculenta
Deixe a muda em local com muita iluminação natural e durante poucas horas no sol da manhã para ela se desenvolver. Além disso, regue somente quando o solo estiver completamente seco. Elas tendem a crescer mais rápido em locais mais quentes.
Como fazer muda de suculenta através da folha?
Corte a folha com uma tesoura de pontas finas. É necessário que a folha saia inteira, portanto retire-as bem rente ao caule. Coloque as folhas em uma superfície limpa, que pode ser um prato ou a caixa de ovos, por exemplo. Neste momento não é necessário utilizar substrato ou água. As folhas das suculentas já têm água o suficiente para nutrir os brotos. Caso seja molhada, ela pode apodrecer com a umidade.
Mantenha em local seco e bem iluminado, mas sem a incidência de luz direta. Durante esta etapa não mexa na folha, pois ela vai produzir pequenas raízes e qualquer movimento pode quebrá-las.
Em cerca de três a quatro semanas as folhas vão brotar e podem ser plantadas quando estiverem com raízes. Basta dispor as mudas em cima da terra e cobrir as raízes delicadamente. Utilize um substrato adequado para suculentas, que devem ser compostos por 50% de areia de construção lavada, assim será bem aerado e drenado para facilitar o crescimento das raízes.