Saiba como montar jardim vertical você mesmo
A tendência decorativa do jardim vertical tornou-se uma alternativa para as pessoas que desejam trazer o frescor da natureza, mesmo que não haja muito espaço em casa. Esse tipo de “parede verde” ganhou destaque especialmente nos apartamentos.
Um dos maiores fatores de atração do jardim vertical é a sua versatilidade, pois é muito fácil de montar e não requer materiais caros ou fáceis de achar. Além disso, pode ser colocado tanto no lado externo quanto interno da casa e pode adquirir vários estilos e se adaptar a diferentes tipos de decoração.
Como montar um jardim vertical em casa?
Como o nome sugere, o jardim vertical recebe sua montagem em muros, paredes, quadros ou estruturas verticais. A ideia é criar verdadeiros painéis que levam plantas de várias espécies e brincar com os materiais que compõem o jardim.
Quais os materiais necessários para montar um jardim vertical?
O estilo de cada jardim vertical está completamente ao material usado para montá-los e quais são as plantas escolhidas. É possível criar um jardim desse tipo com os mais diversos materiais;alguns mais tradicionais, outros bem diferentes e que tenham um elemento de sustentabilidade, como é o caso dos jardins feitos com garrafas PET.
Vasos individuais
Para criar um jardim vertical feito de vasos é possível brincar tanto com a estrutura, que pode ser uma parede, muro ou, em uma opção interessante, uma parede toda feita em aramado.
Os vasos podem ficar a mesma distância um do outro, alinhados, ou espalhados de maneira mais aleatória. Também dá para optar pelas cores dos vasos. Os vasos pretos são muito elegantes e compõem ambientes mais sofisticados. Por outro lado, os vasos coloridos fazem ambientes alegres e divertidos.
Canos de PVC
Vasos compridos, feitos com uma secção de cana de PVC podem ser dispostos um sobre o outro e separados por cordas, como se fossem um balanço, apenas feito com plantas. Esse tipo de jardim vertical é bem moderno e tem um charme típico do DYI.
Pallet
Os jardins verticais feitos com painéis de pallet são os mais tradicionais, e também dos mais bonitos. O tema de madeira do pallet combina imensamente com o verde e o frescor das plantas. Fica bom tanto em áreas abertas, como varandas e sacadas, quanto nas áreas internas, como a sala de um apartamento.
Garrafas PET
As garrafas PET podem ser utilizadas de duas formas. A primeira é o aproveitamento apenas da base e parte do comprimento, para criar espécies de vasos. A segunda é similar ao cano de PVC. Fazer um corte na garrafa para criar vasos compridos que podem ser dispostos em uma parede é uma das formas de construir um jardim vertical.
Reutilizando portas e janelas
As portas podem se tornar verdadeiros painéis verdes, nas versões em que o jardim vertical possui muitas plantas e dá a impressão de uma parede verde. As janelas de madeira, daquelas antigas, também podem ser reaproveitadas e se transformarem em painéis semelhantes aos palletes.
Quais as etapas para montar um jardim vertical?
Um dos segredos por trás do sucesso dessa tendência é a simplicidade na montagem, que envolve montar a estrutura, escolher e cuidar das plantas.
Instalação da tela metálica no jardim
Através de uma tela metálica ou treliça, é possível colocar a estrutura do jardim contra uma parede ou muro. Além de oferecer firmeza, a estrutura deve coexistir com os pontos elétricos e hidráulicos da parede. O ideal é que seja feita em uma parede sem tomadas ou com uma tomada somente.
Como colocar o substrato?
O substrato deve ser encaixado nos vãos da tela metálica, portanto é importante escolher os mais leves possíveis. Isso depende também do tipo de planta, pois o substrato é o meio por onde elas crescem. Plantas com substratos nos próprios caules são interessantes. Plantas com substratos na água podem pesar mais.
Plantar as mudas de suculentas no painel
As suculentas são excelentes para um painel metálico em ambiente interno, pois são plantas que não requerem tanto sol, luz ou água para manterem-se saudáveis e bonitas.
Fixar os moldes de jardim vertical a parede
Para fixar os moldes, é possível fazer isso com auxílio de furadeira e material para fixar quadros ou prateleiras.. Os moldes são próprios para o jardim vertical, portanto ficarão bem posicionados e firmes à parede.
Qual suporte ideal para jardim vertical?
As treliças metálicas e os painéis de madeira são excelentes para jardim vertical, pois fornecem não apenas a estética, mas também uma estrutura reforçada para suportar o peso das plantas e proteger a parede da casa onde o jardim ficará, especialmente contra a umidade.
Qual o tamanho do vaso para jardim vertical de suculentas?
As suculentas costumam ser pequenas, mas isso depende do tamanho do vaso onde são cultivadas. Em jardins verticais, é possível ter muitas plantas da variedade suculenta em vasos de 10 cm, onde elas possam crescer mais altas e, ao mesmo tempo, preencher o jardim.
Ideias de suculentas para plantar direto no jardim vertical
Como as suculentas são plantas menores, as melhores ideias são aquelas de jardins verticais feitos em formatos de quadros, onde as suculentas aparecem literalmente emolduradas e a estrutura, uma tela metálica, fica escondida. Para preencher mais a parede, basta colocar mais “quadros” com variadas suculentas, de formatos e cores complementares.
O jardim vertical é uma alternativa excelente para quem deseja trazer a natureza para dentro de casa, mas é necessário optar pelas plantas que não necessitam de tanto sol. Além disso, os materiais devem ser escolhidos com cuidado e o tipo de jardim deve ser de acordo com a capacidade de manutenção dos donos da casa.