Se você ama plantas e está iniciando seu cultivo sem muitas experiências, suculentas para ambientes sem sol direto são ótimas para iniciantes. Já que não precisam de muitos cuidados, pois a sua maioria são nativas de regiões semi-áridas e necessitam de pouquíssimas regas, facilitando seu cultivo a pessoas que não disponham de muito tempo ou não entendem muito de plantas.
Com isso, continue com a leitura deste conteúdo e conheça quais são as suculentas para ambientes sem sol direto, confira!
Quais são as suculentas ideais para ambientes sem sol direto?
Existem mais de 2mil espécies de suculentas, dos mais variados tamanhos, formatos, cores, de sol pleno, meia sombra ou luz indireta. Se sua escolha é cultivar suculentas para ambientes sem sol direto, vamos te passar uma lista de plantas e dicas para cultivar nessas condições.
- Haworthiopsis fasciata: Essa suculenta se adapta facilmente e são as melhores para cultivar em lugares sem sol direto, fácil de ser encontrada em lojas de jardinagem;
- Aloes: essas suculentas são ótimas para ter dentro de casa, são espécies que se adaptam muito bem e vivem por anos;
- Planta Jade: é uma linda suculenta, quando plantada em vasos, cresce com uma árvore em miniatura, são de fácil cultivo e ideais para cultivar sem o sol direto.
Uma maneira fácil de identificá-las se são de sol pleno ou meio sol, é olhar para suas características. Geralmente, as plantas que se adaptam melhor em ambientes sem sol direto são as com um aspecto mais regido, suas folhas são mais durinhas, de um tom de verde mais escuro e mini cactos.
Como posso cultivar suculentas em ambientes sem sol direto?
Todas as suculentas para ambientes sem sol direto, precisam de muita iluminação. Podem ser cultivados em quartos, salas, cozinhas, mas que contenham bastante luminosidade. Evite banheiros, pois são plantas que não gostam de umidade e lugares escuros.
Quais os cuidados especiais que devo ter com suculentas em ambientes sem sol direto?
Prefira deixar suas suculentas perto de janelas ou portas, pois elas amam luz e quando deixadas em lugares escuros sem iluminação ficaram estioladas, doentes e tristes. Escolha plantá-las em vasos que contenham furos embaixo para que o excesso de água escorra, uma terra bem drenável e claro, vasos que acompanhe o tamanho e crescimento de sua suculenta.
Assim, você terá uma planta bonita e que alegre o ambiente da casa, seja, sala, quarto ou até mesmo a cozinha.
Qual a frequência ideal de rega para suculentas em ambientes sem sol direto?
Todas as suculentas são plantas de ambientes semi-áridos, e por isso são plantinhas que não toleram o excesso de regas e encharcamentos em suas raízes. Sendo bom ficar de “olho” nelas, só regue quando o substrato estiver totalmente seco, mas nada de regar com uma colherzinha ou seringa, regue com vontade até que a água escorra pelo fundo de seu vaso evitando molhar as folhas de sua suculenta. Pois, o perigo de apodrecê-las é grande, já que são suculentas para ambientes sem sol direto.
Quais as espécies de suculentas que não se adaptam a ambientes sem sol direto?
Quando vemos aquelas suculentas super coloridas e robustas, logo pensamos em colocar na decoração interna de nossa casa, mas isso é um grande erro, as plantas coloridas precisam de sol pleno para manter sua saúde e pétalas coloridas. Outras suculentas como, Graptoveria, Graptopetalum, Pachyphytumb, Sedums e Sempervivum que se cultivadas sem sol direto, ficam doentes e morrem.
Suculentas para ambientes sem sol direto são lindas e de simples cultivo, com alguns cuidados e seguindo as dicas de iluminação, vaso e regas, sua planta com certeza ficará linda e muito bem desenvolvida.