Saiba como cuidar de plantas de terrário fechado
Com plantas de terrário fechado, essas lindas ornamentações botânicas em estufa de vidro pequena criam um mini ecossistema. Isso surgiu no século XIX, com o Dr. Nathaniel Ward, um amante de botânica, que produzia um observatório de insetos em um vidro e acidentalmente percebeu que um esporo de samambaia havia germinado, o que o levou a perceber ser possível criar plantas de terrário fechado.
Com essa experiencia, o Doutor concluiu que as plantas podem continuar se desenvolvendo mesmo em potes de vidro selados, precisando apenas de alguns cuidados. A partir disso, o conceito começou a ser disseminado e se desenvolveu, possibilitando a criação de plantas nestes ambientes.
O que é um terrário fechado?
Hoje os terrários fechados são um dos queridinhos de quem ama botânica e decoração, eles são feitos em um recipiente de vidro vedado, composto por terra, areia, pedras, plantas e flores.
É uma forma diferente de trazer a natureza para dentro de casa, principalmente para aqueles que amam plantas, mas não tem muito tempo para cuidar, pois os terrários fechados criam um ecossistema autossustentável que precisa de pouca manutenção.
Quais plantas podem ser cultivadas em um terrário fechado?
Para que seu terrário se mantenha saudável por anos e se autossustentando é imprescindível se atentar a escolha das plantas de terrário fechado para compor ele.
Começando pela escolha do recipiente, se optar por recipiente maior, poderá selecionar plantas maiores. Para te auxiliar, preparamos uma lista das plantas ideais para seu terrário fechado:
- Samambai;
- Barba de moisés;
- Cróton;
- Planta aranha;
- Orquídea em miniatura (Phalaenopsis);
- Photos de outro;
- Planta confete;
- Figo rastejante;
- Planta lagrimas de bebê;
- Hera inglesa;
- Samambaia (botão de limão);
- Selaginella;
- Musgos;
- Planta nervosa;
- Pílea;
- Peperômia.
Por precisarem se adaptar a um ambiente com condições específicas, nem todas as espécies de plantas se adéquam a este ambiente criado, mas as espécies citadas já são conhecidas por responder bem às condições do terrário fechado.
Como é o clima de um terrário fechado?
O terrário se trata de um ecossistema fechado, totalmente quente e úmido, sendo de suma importância escolher plantas que se adaptem bem a esse clima, também é importante ficar atento para que a temperatura dentro do terrário não fique alta demais, fazendo de tempos em tempos a medição.
Quais são as vantagens de cultivar plantas em um terrário fechado?
Além de promover uma linda decoração para o ambiente, as vantagens de cultivar plantas de terrário fechado são sua baixa manutenção, durabilidade – que pode chagar a 40 anos –, além da versatilidade, já que ele pode ser feito de diferentes formatos e tamanhos.
O terrário ainda alivia os sintomas da ansiedade, pois é uma forma de conexão entre a natureza e você dentro de sua casa ou trabalho.
Como cuidar de plantas cultivadas em um terrário fechado?
Mas agora, após compreender todos os benefícios que plantas de terrário fechado nos trazem, como proceder com os cuidados? Bom, a rega deve ser feita a cada dois ou três meses, ou quando você perceber que os musgos estão secos, usando borrifador ou uma bisnaga, evitando sempre molhar as folhas.
Quando notar que o vidro possui muitas gotas de água, abra o vidro por algumas horas e deixe que o excesso de água vapore. Se for necessário pode-as com uma tesoura limpa e afiada, a limpeza do vidro pode ser feita com uma folha de papel toalha. Se observar fungos ou plantas doentes, remova-as imediatamente, para evitar a contaminação a outras plantas.
As plantas de terrário fechado são mini jardins repletos de belezas da natureza. Com fácil manutenção, essa decoração criativa e charmosa, está cada vez mais presente na vida de quem ama o universo botânico.