Saiba como cuidar da Callisia fragrans e qual a sua origem?
Se você é assim como eu um grande amante de plantas suculentas, com toda certeza já ouviu falar sobre a Callisia fragrans ou popularmente conhecida como Bigode de ouro. Essa planta ornamental tem seu destaque nas suas lindas folhas verdes, mas em algumas plantas ela pode possuir uma variação de cores e algumas manchas.
Conheça abaixo algumas dicas de cuidados e qual a origem da Callisia fragrans.
Ficha técnica da Bigode de ouro
A planta Bigode de ouro pertence à família das Commilenaceae e possui um fácil cultivo, o que a torna uma planta ideal para quem quer cultivar a sua primeira planta. Seja ela em ambiente interno ou externo, se tornando ideal para decorações de apartamento ou jardins.
Possuindo cerca de 40 cm de altura e podendo chegar até 1 metro durante a sua inflorescência, essa planta tem a sua origem no México, já que ela é uma planta de clima tropical e subtropical. Suas flores têm aparecem durante a primavera mostrando lindas flores.
Galeria de fotos da Bigode de ouro ou Callisia fragrans
Caso voce escolha deixar essa planta dentro de um ambiente interno, evite a exposição em janelas e varandas. Pois a exposição dela ao sol pleno pode causar queimaduras a suas folhas e até mesmo o ressecamento e em casos mais graves queimar.
Já em ambientes externos tenha preferencia por deixar a Bigode de ouro sobre a sombra de outras plantas maiores.
O substrato ideal para a Callisia fragrans deve conter um solo rico em matéria orgânica e a sua drenagem deve ser essencial, para evitar acumulo de água na planta e que ela não possa ser prejudicada durante o seu crescimento. Se você for produzir o substrato da Callisia fragrans saiba que ele deve se preparado para atender as seguintes necessidades:
- Fertilidade;
- Drenagem;
- Nutrição.
Você também pode encontrar substratos prontos vendidos em lojas especializadas em plantas.
Não é comum a espécie das Commilenaceae sofrerem de pragas e doenças, porem não significa que elas não possam ter, e pensando nisso ensinarei a como se livrar dessas pragas. Em casos de fungos indico que deixe a sua planta Bigode de ouro isolada das outras plantas que você possui, e deixo o seu solo secar totalmente. Já que os fungos aparecem quando foi realizado uma rega com excesso.
Já com as pragas que as mais comuns são as cochonilhas, nesse caso use uma mistura caseira contendo:
- Canela em pó;
- Mistura de sabão;
- Água;
- Óleo vegetal.
Use essa mistura aplicando nos locais com a praga e faça um acompanhamento até surtir efeito. Você pode adquirir inseticidas próprios para pragas e fungos se preferir. Espero que eu tenha ajudado você com essas pequenas dicas de como cuidar da Bigode de ouro, em breve trago mais dicas para cuidar das suas plantas.