Qual o melhor tipo de vaso para plantas?

0

Os vasos para plantas além de tornarem a decoração do ambiente super harmônica com lindos arranjos de flores, tem características especiais para preservar a saúde das plantas, o que aumenta a sua durabilidade. 

Os modelos de vasos para plantas são diferentes e podem interferir na temperatura e desenvolvimento da planta, sendo necessário escolher o modelo ideal. Se você tem dúvidas para escolher os vasos ou se não sabe quais os tipos disponíveis no mercado, confira tudo o que precisa saber sobre vasos para plantas neste post.  

Quais os tipos de vasos são melhores para as plantas?

Entre os tipos de vasos para plantas, o mais indicado é o de cerâmica. Ele é encontrado com facilidade no mercado e tem um baixo custo além de proporcionar às plantas uma melhor umidade e temperatura, fazendo com que o espaço de desenvolvimento seja parecido com o solo natural. 

Quais os tipos de vasos são melhores para as plantas?
Tipos de vasos. Fonte/Reprodução: original.

O vaso em cerâmica, além de oferecer melhores condições para o desenvolvimento das plantas, ainda dispõe de modelos diversos, que podem ser comprados de acordo com a sua necessidade. 

Quais os benefícios da utilização de diferentes tipos de vasos para plantas?

Um dos principais benefícios estão alinhados ao desenvolvimento da planta, que dependendo do tipo de vaso escolhido consegue ter condições similares à do solo, além de tamanho compatível com o da planta, o que proporciona mais espaço para o crescimento. 

Quais os benefícios da utilização de diferentes tipos de vasos para plantas?
Benefícios. Fonte/Reprodução: original.

O material do vaso também deve ser pensado, isso porque de acordo com a  planta ela pode precisar de algumas necessidades que alguns vasos podem oferecer e outros vasos para plantas nem tanto, mesmo que o modelo escolhido seja compatível com o que você deseja para a decoração.

Quais os tipos de vasos para plantas?

Existem diversos tipos de vasos para plantas disponíveis no mercado, e é importante que você conheça os modelos para escolher o mais ideal para sua planta.  Confira os modelos disponíveis. 

Vaso de vidro 

Indicado para plantas aquáticas, porém podem ser utilizadas por outros tipos de plantas, pois oferecem uma temperatura amena. 

Esses tipos de vasos de planta, demandam mais cuidados na hora da limpeza e conservação, além de ser uma escolha para os tipos de decoração mais simplistas e minimalistas. 

Vaso de cerâmica 

É o tipo de vaso mais indicado para plantas por oferecer condições similares ao solo, em quesitos de umidade e temperatura.

O vaso de cerâmica pode ser utilizado nos jardins ou espaços abertos e para a sua manutenção é indicado que seja feita com cuidado, a fim de evitar que o vaso quebre ou tenha rachaduras. 

Vaso de plástico

O vaso de plástico é o mais procurado e um dos mais comuns entre os tipos de vasos para plantas. Ele está disponível no mercado em modelos, cores e tamanhos diferenciados. 

Os vasos de plástico são leves e mais resistentes porém sua aparência ultra simples faz com que esses modelos sejam utilizados dentro de cachepôs, um tipo de vaso um pouco mais elaborado que serve para colocar esses modelos mais simples, como os de plástico dentro. 

Os vasos de plástico merecem uma atenção especial por causa do seu material, que pode alterar a temperatura do vaso, o que atrapalha o desenvolvimento da planta. Dê preferência a ter esses modelos sempre na sombra e longe do sol. 

Vaso de madeira 

Os vasos de madeira geralmente não são utilizados como vasos de plantio, sendo assim eles servem para esconder outros vasos, o que auxilia na decoração de um ambiente. Por conta do acabamento realizado e os tamanhos disponíveis, esse tipo de vaso pode ter um valor diferenciado para compra. 

Conhecer os diferentes tipos de vaso te ajudam a entender qual o modelo mais ideal para a planta que você cuida, o que ajuda no desenvolvimento da planta. 

Como o tipo de vaso afeta o crescimento das plantas?

A escolha do tipo de vaso pode impactar positivamente ou negativamente o crescimento das plantas. Isso porque de acordo com o tamanho da planta, o vaso pode se tornar pequeno conforme ela for crescendo, ou o material do vaso  pode não ser favorável, o que prejudica as raízes. 

Por isso, antes de comprar um vaso para sua planta, certifique-se do tamanho, suas necessidades ou seja do que essa planta precisa para se desenvolver melhor, além do tipo de material que esse vaso tem. Estes cuidados farão a diferença no desenvolvimento de sua planta, o que fará com que ela dure muito mais. 

Como escolher o substrato ideal para cada vaso?

O substrato deve pertencer de origem confiável para que seu vaso não seja contaminado com parasitas. O mais utilizado é a terra vegetal, já que ela possui uma maior compatibilidade com diversos tipos de plantas. 

Os vasos para plantas são diversos assim como seus materiais, por isso é necessário que você tenha conhecimento do tipo de planta que cuida, para que possa escolher o melhor tipo de vaso que irá auxiliar no desenvolvimento de sua plantinha.  

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy