Você alguma vez já pensou, em quais os tipos de vasos que pode usar na sua decoração? Qual o melhor para acomodar aquela planta, que você tanto ama, e onde seria um bom lugar para colocá-lo? Com este conteúdo, iremos responder a essas perguntas e assim, cuidar melhor da sua planta.
Falaremos sobre alguns tipos de vasos, dicas de como usar cada um, e até de onde posicionar eles para que possam aproveitar melhor, os nutrientes que a natureza fornece e você pode fornecer, confira.
Quais os tipos de vasos?
Falando em tipos de vasos que já existem atualmente, podemos resumir a vasos feitos de diversos materiais, e inúmeros formatos, que vão dos preços mais baratos, até os mais elevados.
A seguir, citamos mais alguns tipos de vasos presentes já em floriculturas, e lojas da área de plantas.
Vasos de Cerâmica Natural
Estes são um dos tipos de vasos mais comuns e mais usados aqui no Brasil, assim como os de plástico. Os de cerâmica possuem uma tonalidade parecida com a argila. Mas, esses tipos de vasos tem facilidade para absorver calor, por isso fique de olho em plantas mais sensíveis, que vão precisar ser regadas com mais frequência.
Vasos de Plástico
Os vasos de plástico são outro dos tipos de vasos, que são muito consumidos, principalmente pelo seu preço. São bem levinhos na maioria das vezes, totalmente customizáveis ao gosto do seu dono, podem ter os mais variados formatos.
Vasos de Cimento ou Concreto
Se tratando de tipos de vasos que são escolhidos pela sua versatilidade e peso. Bom para decorar espaços abertos da sua casa, como jardim. Os vasos de concreto são totalmente o contrário dos citados de plástico, sendo em sua maioria, bem pesados e difíceis de mover de lugar, principalmente, quando são de grande porte.
Vasos de Madeira
Estes tipos de vasos já são mais ligados a decoração do que ao plantio em si, na sua maioria, contribuem como cachepôs, para colocar outros vasos também. Podem ser usados em diversos ambientes, e de várias formas e tamanhos diferentes, depende só do tipo de planta que será cultivada ali dentro e do espaço disponível.
Vasos de Vidro
Estes tipos de vasos são bem mais delicados que os outros citados, usados na maioria das vezes em design de interiores elegantes e minimalistas, são indicados para flores de corte e produção de terrários.
Eles têm um preço um pouco mais elevado do que os outros tipos de vasos citados, já que, sua produção e material acaba se tornando mais cara e mais trabalhosa.
Como usar da maneira correta?
Dentre todos os tipos de vasos que já apresentamos, temos que ressaltar que eles precisam ter certo elementos para funcionar da maneira correta. Que servem para abastecê-los com um substrato de sua preferência, como: terra orgânica, fibra de coco ou qualquer outra composição que você escolha.
Depois disso o resto é escolher a planta que irá ocupar o seu vaso e quais os nutrientes que você fornecerá para ela, a deixando em um lugar fresco e arejado, de preferência, que consiga receber luz solar, caso não consiga isto terá de mais próximo possível.
Qual é o melhor local para deixar os vasos com as plantas
Os vasos de planta são extremamente versáteis e podem ser posicionados em todos os tipos de ambientes, sejam eles abertos ou não. Quando você opta por um lugar interno, terá de arcar com alguns nutrientes e condições que a sua planta não será capaz de receber automaticamente da natureza, como a luz solar e o vento para fortalecer suas folhas e galhos.
Cada tipo de vaso tem suas características peculiares e um certo propósito a que ele serve, tendo isto em mente, após escolher pelo tipos de vaso que você precisa, planeje, estude mais sobre as espécies de plantas que podem ser usadas nele, bem como os substratos e posições onde possivelmente ficará no seu ambiente planejado.