Posso ter plantas no quarto?

0

Várias pessoas têm a tendência de acreditar que plantas no quarto podem ser prejudiciais para a saúde, outras, acreditam que não, porém, existem plantas que podem e que também não podem ser colocadas no quarto ou em outros cômodos. 

Avaliadas corretamente por espécies, você pode garantir diversos benefícios para melhorar seu ambiente, atingir uma qualidade no ar e eliminar grande parte das toxinas do seu ambiente.

Conseguir uma ótima noite de sono é o mesmo que restaurar ótimas energias e adquirir um processo fundamental para viver bem, com as plantas, isso fica bem mais fácil. Elas vão renovar a energia do seu ambiente, tornar a decoração bem mais viva, mais perfeita e tornar o seu quarto um cômodo revigorante.

Faz mal ter plantas no quarto?

A decoração em ambientes internos sempre é uma excelente ideia, os quartos merecem bem mais do que apenas um toque de decoração, você não precisa deixar as suas plantas reclusas apenas para seu jardim, a vitalidade delas podem mudar seu modo de agir e revigorar não apenas o seu quarto, você também.

Faz mal ter plantas no quarto?
Faz mal. Fonte/Reprodução: original.

Não faz mal ter plantas no quarto e você ainda consegue obter uma conexão com a natureza, os humanos nem sempre viveram em locais urbanos, mas os hábitos do cultivo, a espera e observação de pequenos sinais relacionados às plantas, começaram a se perder com o passar do tempo.

Preciso ressaltar que você tem que ser muito seletivo quando o assunto é colocar as plantas em seu ambiente fechado, várias plantas não fazem mal nenhum para a saúde, porém, algumas delas podem ser letais para você.

Quais os benefícios de dormir com plantas no quarto?

Plantas no quarto te trazem ótimos benefícios, vai muito além de apenas uma decoração magnifica. Algumas plantas aumentam a umidade do ar e conquistam um clima totalmente gostoso, elas também purificam o ar, eliminam as toxinas existentes por conta da poluição urbana, nos móveis, entre outros. Elas possuem energias maravilhosas que fazem sua saúde mental e bem-estar alcançarem uma eficácia de outro nível, e todo o seu cuidado com elas, te trará ótimos exercícios de meditação, esse contato com a natureza te traz calma e leveza. 

9 Plantas que fazem bem ficar no quarto

Caso você esteja considerando adicionar plantas ao seu quarto, veja algumas plantas que são excelentes escolhas para te fazer companhia:

Cactos

Além de não exigir trabalho nenhum, o cacto é uma ótima espécie para ter no quarto, ele não rouba oxigênio e sua beleza é magnífica se você souber como admirá-lo. Caso você o deixe exposto ao sol, você deve regar a cada 15 dias, se deixar em ambientes mais frescos, pode regar apenas uma única vez ao mês ou quando observar que a terra está seca. Ele possui um visual único, é elegante e garante sofisticação ao seu ambiente.

Bambu-palmeira

Essa espécie de planta longa, mas com raízes capazes de sobreviver em vasos médios, é pertencente ao  gênero das palmeiras. Planta nativa da ilha de Madagascar, você também a encontra como areca-bambu ou bambu-palmeira. Possuem folhas bem verdes, grandes e recuadas, ela pode ser muito fácil de cuidar, para um ótimo crescimento ela precisa de bastante luz.

Espada-de-são-jorge

Em alguns lugares essa planta é chamada de espada-de-ogum. Ela veio da África e por diversos motivos ela é excelente para ter dentro de seu quarto. Essa planta é ligada à misticidade, a teoria é de que ela fornece prosperidade e proteção, ela é usada para combater energias negativas, é como se fosse um tipo de escudo. Ótima na produção de oxigênio, poderá melhorar consideravelmente a qualidade do ar em seu quarto.

Jasmim

Essa espécie de planta possui um dos aromas mais agradáveis que você já sentiu ou vai sentir, um ar suave e que ajuda muito no seu aumento de produção durante o dia e a dormir melhor à noite. Ela não é tão difícil de cuidar, porém, nos dias mais quentes ela pode pedir um pouco mais de dedicação, porque você deve hidratá-la todos os dias, em épocas frias você pode apenas regar uma vez na semana.

Suculenta

A suculenta é uma das plantas mais simples de se cuidar, a manutenção delas é extremamente fácil é apenas muita luz e pouca água, pode deixar ela na janela. Você rega ela uma vez na semana em épocas de calor, os dias frios você pode regar apenas de 15 em 15 dias. 

Babosa

Essa espécie de planta consegue melhorar ao extremo a qualidade do ar, ela libera mais oxigênio do que as outras plantas, com ela você consegue uma noite de sono mais intensa. Ela não necessita de constante atenção, ela precisa de muita luz solar, então a janela é seu ponto ideal, além de uma qualidade perfeita no seu ambiente, imagine poder utilizar para um trato no cabelo? Ela é uma planta magnífica, o seu gel possui antifúngica e ações anti-inflamatórias, e também evita a queda de cabelo. 

Hera

Essa espécie de planta ama espaço, ela cresce em qualquer direção, sabe aquela criança que dorme de qualquer jeito e te empurra da cama? A hera não é diferente no quesito espaçosa. As folhas possuem padrões diversos, manchas claras e tons verdes, e elas lembram um formato de estrela. Essa planta prefere lugares bastante iluminados, resistentes ao ar-condicionado, no calor pode regar três vezes semanais e no frio só duas, ela pode estar sempre úmida, mas nunca encharcada. 

Jiboia

Essa espécie de planta é da categoria trepadeira, que possui oito categorias diferentes e claro, não é difícil de cuidar. No calor você rega três vezes semanais, e no frio, pode diminuir, uma vez semanal, caso necessário duas. Ela é adaptada a lugares com pouca sombra, mas o crescimento é melhor se houver luz indireta. Ela deve ser mantida longe de crianças por conter toxinas.

Lavanda

Essa espécie de planta é uma das mais populares, possui uma tonalidade roxa que chama a atenção de imediato, ela contém uma aroma extremamente doce e totalmente marcante. Esse aroma possui um efeito calmante e ajuda muito as pessoas que têm dificuldades para dormir. Ela precisa de locais muito iluminados com pelo menos umas seis horas de sol diárias, podendo regar a cada cinco dias.

Samambaia

Essa espécie de planta é uma das mais comuns do Brasil, não contém sementes ou flores, existem diversas categorias dela como havaiana, jamaica, avenca, entre outras. Se estiver próxima do solo úmido ela se mantém bem longe do sol ou ventos, uma pesquisa feita pela Nasa, indicou que essa planta é uma das mais eficazes na limpeza do ar. 

Quais plantas não devem ficar no quarto?

Existem vários adjetivos sobre as plantas, elas podem ser coloridas, muito cheirosas e lindas. Perfeitas para decorar o ambiente do seu lar, afinal, elas são as melhores para trazer vida ao seu lar. Porém, você precisa ter um extremo cuidado ao escolher plantas para dentro de casa, já que algumas delas são extremamente nocivas à saúde.

Quais plantas não devem ficar no quarto?
Quais plantas evitar no quarto. Fonte/Reprodução: original.

Vou te apresentar algumas que de forma alguma você deve ter no quarto ou em qualquer cômodo dentro da sua casa.

Caladium bicolor

Essa planta é conhecida como tinhorão por possuir folhas verdes com veias internas bem avermelhadas. Elas possuem um oxalato de cálcio, nada mais é que um composto químico que fazem essas plantas serem tóxicas. Você precisa ter muito cuidado e precisa evitar que mãos e olhos não tenham contato direto com as folhas, ela causa uma irritação bem extrema no local. Caso alguém consuma essa planta os sintomas variam entre vômitos, excesso de salivação, diarréia e uma dificuldade imensa de engolir.

Lírio-do-vale

O lírio-do-vale possui uma beleza totalmente atraente, muito ornamental, geralmente usada em arranjos ou buquês. Porém, os frutos, folhas, caules, flores e sementes possuem toxinas perigosas. Ela é uma planta com alto teor de cardenolídeos, caso seja ingerida, ela causa leves sintomas de dores abdominais e até redução na frequência cardíaca.

Comigo-ninguém-pode

Essa espécie de planta definitivamente não pode ser mantida dentro de casa ou perto de crianças, você deve ter bastante cuidado. O caule, a seiva e as folhas são as partes venenosas dessa planta, os sintomas que ela causa caso alguém tenha contato ou ingeri-la são: vômitos, sangramento e irritação leve no local. Ela é uma planta simples de cuidar e algumas pessoas dizem que ela afasta o mau olhado.

Poinsétia

Essa espécie de planta também é conhecida como natalzinho ou bico-de-papagaio, ela é uma planta linda, porém, tóxica. Sua seiva é que representa perigo, o contato causa irritação, coceira, e outros problemas se caso ingeri-la, excesso de saliva, vômitos, enjoos e inchaço nos lábios.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy