Porque colocar pedras nos vasos de plantas?

1

É bem comum utilizar pedras nos vasos de plantas, que vão além da decoração. Mas você sabe qual a real função e as melhores pedras para usar nos vasos de suas plantas?

Vamos te explicar tudo sobre as pedras nos vasos de plantas e como você pode usá-las da melhor forma. Confira!

Para que servem as pedras nos vasos de plantas?

Além do fator decorativo, o uso de pedras nos vasos de plantas também ajuda a manter a umidade na terra, fazendo com que ela não evapore rapidamente. Dessa forma, você evita que as regas sejam feitas com tanta frequência.

Vantagens de usar pedras nos vasos de plantas

Ao apostar nas pedras nos vasos de plantas, você consegue aproveitar diversos benefícios como: 

  • Melhorar a drenagem da água evitando danos às raízes;
  • Impede que a água evapore com muita rapidez;
  • Ajuda a “esconder” a terra, deixando o visual mais bonito;
  • Quando usada em jardins, ajuda a delimitar espaço;
  • Alta durabilidade e pouca manutenção;
  • Ajudam na troca de calor em dias ensolarados;
  • Bom custo benefício.

Esses são apenas alguns dos benefícios de utilizar as pedras em seus vasos e jardins. Dependendo do tipo de pedra escolhida, ela pode ter benefícios específicos de cada uma.

Como funcionam as pedras no fundo do vaso?

Quando colocadas no fundo, as pedras nos vasos de plantas ajudam a escoar a água. Assim ela não se acumula nas raízes, evitando o apodrecimento e até mesmo o aparecimento de fungos.

Como funcionam as pedras no fundo do vaso?
Pedra no fundo do vaso. Fonte/Reprodução: original.

Mas não para por aí, as pedras também ajudam a fazer com que o oxigênio chegue às raízes, fazendo com que a planta se desenvolva com perfeição.

Quais são as pedras para utilizar nos vasos de plantas? 

Existem alguns tipos diferentes de pedras nos vasos de plantas, confira a seguir algumas opções e os benefícios de cada uma delas:

Argila expandida

Essa é uma das pedras mais utilizadas nos vasos de plantas. Elas são bolinhas em tom amarronzado, super leves e tem um preço super acessível. Além de fácil de ser encontrada. A argila expandida é uma ótima opção para ajudar na drenagem de água dos vasos, sendo uma das mais usadas no fundo, facilitando a drenagem de água.

Seixo

O seixo é uma opção mais decorativa e pode ser encontrada em diversas cores e formatos diferentes. Esse tipo de pedra pode ser usada não só em vasos de plantas, mas também em jardins, ajudando a delimitar espaços.

Brita branca

Esse é um tipo de pedrinha bem pequenininha, muito usada em jardins e também em vasos. A brita branca é uma opção um pouco mais elegante, que ajuda a atrair o olhar e destacar pontos específicos do jardim.

Cuidados e limpeza das pedras em vasos de plantas

Ao usar pedras nos vasos de plantas na parte de cima dos vasos, elas podem acabar sujando com o passar do tempo devido ao contato com a terra e as regas. 

Por isso, para mantê-las sempre limpinhas e com a aparência do seu vaso bonita, é preciso criar uma rotina de limpeza e manutenção.

As pedras brancas sujam com mais rapidez, use um pano ou papel úmido para limpá-las com mais frequência. De tempos em tempos, tire as pedras do vaso e deixe de molho usando água e cândida, promovendo uma limpeza mais profunda. É importante que ela esteja completamente seca e sem resquícios do produto antes de devolvê-las ao vaso.

As famosas pedrinhas dão um charme todo especial à sua casa. Aposte nesse tipo de material na hora de montar seu próximo vaso ou até mesmo no paisagismo do seu jardim.

1 Comment
  1. […] são um dos tipos de vasos mais comuns e mais usados aqui no Brasil, assim como os de plástico. Os de cerâmica possuem uma tonalidade parecida com a argila. Mas, esses tipos de vasos tem […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy