Pode plantar no vaso de barro?

0

O vaso de barro é um dos mais tradicionais tipos de vasos de planta. Mesmo sendo um tipo muito antigo e tradicional, até hoje o vaso de barro é popular entre aqueles que amam o cultivo de plantas, legumes, verduras e jardinagem em geral. E tanta popularidade também é alimentada por artesãos que criam as peças mais incríveis e os vasos de barro mais lindos e muito artísticos. 

Então se você quer saber mais sobre dicas de vaso e sobre o vaso de barro de forma geral, então continue com a gente no artigo! 

O que é o vaso de barro?

O vaso de barro para plantas são vasos criados para o cultivo da jardinagem. Esses vasos de barro existem em diversos tipos e tamanhos, desde aqueles mais pequenos e delicados muito bons para plantas de pequeno porte, como suculentas e outras ornamentais, até aqueles vasos de barro muito maiores para plantas grandes e até pequenas árvores. 

O que é o vaso de barro?
Quais os tipos de vasos. Fonte/Reprodução: original.

Um vaso de barro é feito de argila ou terracota e são produzidos tanto por grandes indústrias quanto por artesãos particulares que fazem desse ofício uma verdadeira obra de arte. 

Quais os benefícios de usar vaso de barro?

O vaso de barro não é o preferido por quem ama jardinagem apenas por sua beleza,  por sua aparência tradicional e estética modesta. Esses vasos de barros apresentam benefícios práticos para o cultivo de plantas que fazem dele realmente um ótimo diferencial em um jardim. 

Quais os benefícios de usar vaso de barro?
Benefícios do vaso de barro. Fonte/Reprodução: original.

Seu material é poroso, muito útil para o plantio pois ajuda a drenar o excesso de água e líquido que pode prejudicar as plantinhas mais sensíveis. Eles também são bastante resistentes e duram anos sem nenhum tipo de reparo e sem precisar de nenhuma troca. 

Outro benefício é que auxiliam as plantinhas a respirarem, devido ao material poroso as plantas não se sentem sufocadas dentro do vaso e estão em um ambiente um tanto parecido com o da natureza. 

Quais as desvantagens de usar o vaso de barro para plantas?

Mas as vantagens dos vasos de barro de manterem as plantinhas secas é também um pouco de sua desvantagem. Esses vasos de barro podem realmente secar demais algumas plantinhas, mas há para isso uma técnica muito interessante.

Os especialistas em jardinagem recomendam que os vasos de barro sejam colocados em um tanque com água durante muitas horas, geralmente de um dia para o outro. É importante que esses vasos de barro realmente se encharquem e acumulem bastante líquido. 

Após isso ele pode ser utilizado normalmente e os riscos desses vasos de barro secarem suas plantas é bem menor. 

Como plantar no vaso de barro?

Mas além da técnica que descrevemos acima, o trato com o vaso de barro é muito simples. Basta plantar normalmente suas plantas com barro, adubo e suas sementes ou mudinhas. 

Para as plantinhas que pedem mais água é bastante recomendado o pratinho embaixo do vaso, mesmo que o vaso de barro não seja conhecido por acumular líquido. 

Quais plantas são indicadas?

Outra vantagem do vaso de barro é que ele aceita toda e qualquer planta! Embora seja difícil encontrar um vaso de barro pequeno para plantar algumas plantinhas mais delicadas e algumas suculentas, ainda assim ele as recebe bem. Então se encontrar não deixe de adquirir e colocar nele mesmo suas plantinhas mais pequenas. 

Como cuidar das plantas em vaso de barro?

O vaso de barro é muito bom, mas ele ainda não retira a responsabilidade de cuidar das plantinhas de forma bastante cuidadosa, respeitando cada aspecto das plantas de forma particular e cuidando para que ela não morra. 

Agora que você já conhece as vantagens do vaso de barro, não deixe de colocar mais desses em seu jardim! 

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy