Pode plantar em vaso de plástico? Vejo os cuidados necessários!

1

Na hora de decorar sua casa com planta em vaso de plástico, podem surgir algumas dúvidas de como cuidar da forma correta ou até mesmo escolher o melhor tipo de vaso para suas plantinhas.

Entenda mais sobre a planta em vaso de plástico e como fazer esse cultivo sem causar danos às plantas e ainda deixar sua casa ou jardim ainda mais bonita.

Quais são as plantas para criar em vasos de plástico?

Existem espécies diferentes de plantas que podem ser colocadas em vasos de plástico sem nenhum tipo de problema ou dano. Abaixo, selecionamos algumas opções para decorar sua casa:

  • Cactos;
  • Suculentas;
  • Peperômia;
  • Zamioculca;
  • Samambaia;
  • Jiboia;
  • Costela de Adão;
  • Rosa do Deserto;
  • Palmeira Raphis;
  • Espada de São Jorge.

Essas são apenas algumas opções de plantas que podem ser cultivadas em vasos de plástico. São espécies que se dão muito bem no interior da residência e que não precisam de nenhum tipo de cuidado específico.

Como escolher o vaso de plástico correto para a planta?

Após escolher qual planta em vaso de plástico você vai querer cultivar em casa, é preciso ter atenção na hora de escolher o vaso ideal para você. Confira algumas dicas de como fazer a melhor escolha:

Tamanho do vaso

Além do espaço disponível que você tem em casa, o tamanho do vaso também tem que ser adequado para sua planta. A maioria das espécies crescem conforme o tamanho que tem disponível, por isso o tamanho do vaso é o primeiro ponto a ser observado.

Local adequado

Os vasos de plástico são ideais para serem usados no interior da residência. Isso porque alguns modelos podem esquentar com o sol e acabar prejudicando as raízes das plantas. 

Verifique o fundo do vaso

Para que a água não se acumule e prejudique as raízes, é importante que o vaso de plástico tenha furinhos no fundo. Dessa forma, a água escoa sem dificuldades e não apodrece ou causa fungos nas raízes.

Há riscos para as plantas em vasos de plástico?

Assim como outros tipos de vasos, não existe problema em ter sua planta em vaso de plástico. 

Há riscos para as plantas em vasos de plástico?
Riscos ao usar. Fonte/Reprodução: original.

No entanto, é preciso ter atenção se o vaso está em um local livre de quedas, se tem os furinhos em seu fundo e se ele vai ficar em um local onde o sol não bate direto. Dessa forma, você consegue ter suas plantinhas por muitos anos no vaso de plástico, sem nenhum tipo de problema.

Dicas para o cultivo de plantas em vasos de plástico

Confira a seguir algumas dicas para ter sua planta em vaso de plástico, deixando a decoração da sua casa incrível:

Crie uma camada de drenagem

Antes de fazer o plantio, crie uma camada de drenagem com manta ou argila expandida. Dessa forma, a água consegue escoar sem dificuldade, não prejudicando suas raízes.

Troque de vaso quando necessário

As plantas crescem de acordo com o tamanho que tem disponível. Por isso, se a planta for crescendo, troque-a para um vaso maior. Dessa forma, ela vai continuar se desenvolvendo e evoluindo lindamente.

Aposte em adubos

Os adubos são ótimos para deixar suas plantas mais fortes. Existem adubos específicos para cada tipo de planta, como flores e até mesmo suculentas. De vez em quando, aposte nos adubos para fortalecer suas plantas.

As plantas dão um charme todo especial a qualquer tipo de ambiente e podem ser utilizadas desde a cozinha até mesmo ao banheiro. E os vasos de plástico são os com preços mais em conta, por isso, um dos mais utilizados na jardinagem. Preste atenção nos detalhes do vaso para fazer uma boa escolha.

Com este texto você conseguiu sanar suas dúvidas sobre planta em vaso de plástico. Por isso, deixe o link como favoritos para consultar na próxima manutenção do seu jardim.

1 Comment
  1. […] todos os tipos de cactos necessitam de cuidados específicos com o sol. E não há país melhor do que o nosso para cultivarmos essas plantinhas. O solo fértil […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy