Comprar suculentas baratas e saudáveis pode ser uma grande dificuldade para quem começou agora a cultivar esse tipo de planta. Quando for escolher uma suculenta para levar para casa, é necessário avaliar algumas características, como o estado das folhas e a presença de pragas.
Continue lendo para saber mais!
Como comprar suculentas baratas e saudáveis?
Na hora de comprar suculentas baratas e saudáveis, é preciso considerar alguns fatores. Conheça-os abaixo:
Variedade dos preços
O valor pode mudar conforme a espécie da suculenta, seu tamanho e o recipiente no qual ela está. Suculentas mais raras tendem a ser mais caras, ainda mais se forem grandes.
Vasos podem aumentar o valor
Vasos mais caros são mais elaborados, e podem ser uma excelente alternativa por alguns motivos.
O vaso pode ser reaproveitado para novos arranjos, e geralmente suculentas de espécies mais raras não são comercializadas em vasos de plástico (que são mais baratos).
Quantidade de plantas no vaso
Quando se trata de criar arranjos, quanto mais plantas, maior a economia. A dica é procurar pelo pote com mais ponteiras.
Descontos em plantas
O estado das suculentas também tem influência no valor. É comum que elas percam folhas no transporte, por exemplo, e falar com o vendedor pode garantir um desconto na hora da compra.
O que analisar na escolha da suculenta?
Agora que você já sabe os fatores que influenciam no valor das suculentas, está na hora de aprender a comprar suculentas baratas e saudáveis.
Uma suculenta saudável apresenta folhas firmes e viçosas, que crescem gordinhas e com cores vivas. Confira abaixo as características que devem ser analisadas na hora de comprar suculentas bonitas e saudáveis.
Folhas molengas e com aspecto gelatinoso
Esses são sinais de que a suculenta está com excesso de água, e pode apodrecer.
Estioladas
Quando há falta de sol, a suculenta tende a ficar muito comprida e com as folhas espaçadas. Isso é irreversível, então evite comprar plantas com essa característica.
Folhas retorcidas
As folhas ficam retorcidas por falta de água, o que pode ser reversível. Mas entre a variedade de opções na hora da compra, vale a pena levar a que estiver em melhor estado.
Presença de fungos e pragas
Manchas escuras nas folhas geralmente indicam a presença de fungos, então passe longe! Não esqueça de observar bem embaixo das folhas e no caule se há indícios da presença de pragas, como cochonilhas. Tratam-se de bichinhos brancos e gosmentos que podem se proliferar e matar a suculenta.
Quais cuidados para depois a suculenta não morrer?
Após comprar suculentas baratas e saudáveis, é essencial saber como cultivá-las da forma correta. Confira abaixo algumas dicas para não deixar a sua suculenta morrer.
Exposição solar
Suculentas gostam de sol, mas não de exposição direta. Cultive-as em um ambiente bem iluminado para prolongar a sua vida.
Rega
Jamais regue a sua suculenta enquanto a terra ainda estiver molhada. Na dúvida, faça o teste do palito e veja como ele volta. Suculentas conseguem reter mais água, então regá-las excessivamente pode causar o apodrecimento da raiz.
Vaso
Evite vasos pequenos, ainda mais se você começou a cultivar suculentas agora. Vasos pequenos dificultam a observação da terra, além de impedir o infiltramento da água na raiz da planta.
Agora que você já sabe como comprar suculentas baratas e saudáveis, está esperando o que para começar a cultivá-las?