O que são e como se livrar do fungo em suculentas?

0

A seguir, vamos te mostrar como o fungo em suculentas age e o que você precisa ter em mente para se livrar do incômodo desses carinhas perturbando a vida de suas plantas. Além de esclarecedora, a leitura vai te ajudar a se livrar do fungo também, com algumas informações voltadas para a prevenção, além do cuidado e tratamento quando são afetadas.

Fungos são seres vivos muito interessantes, que podem ir do microscópico até tamanhos bem consideráveis. Eles fazem parte de um reino muito diverso em espécies e podem ir desde os fungos mais conhecidos e comuns, como o fungo em suculentas que vemos em casa, e algumas vezes em nossa comida também, por esquecer em lugares expostos à ação e ambiente, ideal para a proliferação dos fungos em grande escala.

O que é um fungo?

Devemos considerar que os fungos, são seres vivos presentes no chamado Reino Fungi, se tratando de microrganismos heterótrofos que de acordo com o ambiente ao seu redor e as condições propícias de umidade e calor, pode se proliferar a vontade dependendo de sua espécie e do que ele terá à disposição como matéria orgânica para se alimentar.

O que é um fungo?
Fonte/Reprodução: original.

Uma vez desenvolvido, um fungo em suculentas consegue atrapalhar bastante a vida útil da planta, ao prejudicar o seu nível de umidade, segurando a umidade dele junto com a planta, em cima de suas folhas, o que a impede de fazer a fotossíntese e rouba o calor e contato com a sol da planta, em prol de seu crescimento e proliferação.

Como os fungos se alimentam?

Os fungos como já citamos aqui são seres heterótrofos, eles se alimentam de matéria orgânica retirada do jeito deles como moléculas. O sol e umidade presentes em plantas são as condições propícias que eles adoram, então nós precisamos enxergar isso como uma advertência, um alerta de que elas precisam de cuidados.

Se eles precisam dividir as condições de umidade e calor com nossas plantas, o fungo em suculentas pode ser evitado se algumas precauções com relação a sua planta forem tomadas, como o uso cinzas de carvão ao redor do substrato dela, em pouca quantidade, um dos exemplos que podem ser usados.

A chamada farinha de osso, pedras britadas que absorvem também o calor e ajudam a drenar a umidade, todos estes são seus aliados quando se trata de se prevenir o fungo em suculentas.

Qual o papel dos fungos na natureza?

Os fungos podem contribuir de uma maneira benéfica na natureza, pois de uma maneira natural eles ajudam na decomposição de matéria orgânica em geral, seja ela de bichos, plantas pequenas e árvores, o que ajuda na purificação no ambiente. Com as bactérias, eles atuam como a “lixeira” da natureza, os decompositores naturais da cadeia alimentar.

O fungo em suculentas, geralmente aparece como manchas de várias cores diferentes, que ao nosso olho nu podem parecer inofensivas, mas que prejudicam substancialmente a vida da planta, e devem ser tratados com os possíveis remédios para ajudar sua plantinha.

Um deles é o bicarbonato de sódio ou sulfato de alumínio, que podem ser misturados a água e pulverizado nas suas plantinhas, isto feito sempre fora do sol, para poupá-las de tentar se alimentar e alimentar os fungos durante seu tratamento.

Quais são as principais doenças causadas por fungos?

Agora deixando um pouco de lado a causa do fungo em suculentas, uma vez que já sabemos como lidar com ela, podemos ressaltar algumas das doenças mais conhecidas causadas por fungos, para ilustrar ainda mais sobre o perigo de lidar com esse tipo de ser vivo no nosso cotidiano.

Citamos a seguir 3 doenças bem conhecidas e populares que podem ser causadas por fungos:

  1. Candidíase: Causada por leveduras da família conhecida como “cândida” de fungos;
  1. Onicomicose: Doença nas unhas causadas por infecções fúngicas, que podem ser bem complicadas de se tratar;
  1.  Rinossinusite fúngica: Doença respiratória causada pelo fungo de nome aspergillus, que pode comprometer o nariz e causar até graus de perda de olfato dependendo do caso.

Essas são as 3 doenças mais comuns e registradas sobre o reino fungi, mas existem muitas outras doenças que podem ser contraídas por interação com esse tipo de ser vivo, eles estão presentes na humanidade já faz muito tempo e se desenvolveram muito desde então.

Como os fungos podem ser controlados?

Agora que já entendemos do que esses carinhas são capazes, devemos ressaltar que é de suma importância tratar os fungos avistados tanto dentro de casa, quanto em nossas suculentas, as maneiras citadas aqui de acabar com o fungo em suculentas podem ser usadas com pulverizadores de água e outros adereços de jardim, o chá de alho, ou até mesmo um chá de fumo de corda, pode ajudar a combater esse tipo de mancha fúngica que comece a afetar suas plantinhas.

Alguns tipos de fungo são alimentos para alguns animais, outras espécies são cultivadas e vendidas no setor alimentício, existem em média mais de 70 mil espécies registradas e estudadas já pelos seres humanos, caracterizados por 4 grupos mais comuns em incidência e com menos índice de raridade de serem encontrados.

O que vale a pena compreender como um todo, é que o reino fungi é muito vasto e nós precisamos cada vez mais compreender todos os seres vivos e entender como eles funcionam, o que comem, onde vivem e coisas do tipo, pois com esse tipo de informação fica muito mais fácil e descomplicado lidar com as problemáticas e benefícios que eles podem trazer.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy