O que é um jardim vertical e quais suculentas usar?
A cada vez mais os brasileiros estão se tornando “pai/mãe de planta” e estão dedicando a suas vidas para que os seus ambientes fiquem mais verdes e bonitos e com jardim vertical fica mais fácil.
Não é todo mundo que consegue manter um jardim bonito, não conseguem fazer um jardim dentro de um apartamento ou acham que esta atividade é impossível. Mas, calma, é possível montar um jardim dentro do seu apê e para isso acontecer existe o jardim vertical, no qual explicaremos a seguir.
O que é um jardim vertical?
O jardim vertical, primeiramente, é uma estrutura colocada na parede, para alocar plantas e fazê-las com que se desenvolva sem algum problema dentro de casa, pois o verde será adicionado em uma plataforma (grade, pallet ou até mesmo madeira) na parede com toda a estrutura que possa se desenvolver.
Uma das plantas ideais para se fazer esta atividade são as famosas suculentas.
Quais os tipos de suculentas para jardim vertical?
Para que você tenha os menores cuidados possíveis, recomendamos que você monte um jardim vertical de suculentas. Além de que elas conseguem viver sem água por mais tempo, elas ajudam a complementar a decoração pelas suas características únicas. A seguir, vamos mostrar algumas que podem ser utilizadas no jardim vertical.
Jardim vertical em sol pleno
É possível fazer um jardim vertical em um local aberto e as plantas que podem fazer isso são as seguintes:
Crassula ovata
Planta jade é uma planta conhecida nos jardins verticais e que seu charme está nas suas folhas de cor rosada, ideal para decorar em lugares abertos, pois necessita de lugares abertos. Ela também é conhecida pelos brasileiros como Flor do Deserto.
Kalanchoe luciae
Natural dos países da África, ela gera uma flor considerada rara e também recebe o nome de orelha de elefante.
Graptopetalum macdougallii
Se você quer montar em um ambiente cheio de rochas, o segredo é colocar esta planta suculenta, pois é ideal para se desenvolver em lugares rochosos.
Echeveria glauca
Tradicional Rosa de Pedra, que já virou até tema de poesia da poeta potiguar Zila Mamede. A Rosa de Pedra é bom para decorar as janelas ou pequenos espaços de um ambiente.
Sedum pachyphyllum
A tradicional Dedo de Moça é muito conhecida no México, podendo chegar em seu tamanho máximo de até 30 centímetros.
Jardim vertical em ambiente interno
Ainda dá para montar um jardim vertical em ambientes fechados, como quartos e salas. Algumas plantas que encaixam para este momento são:
Aloe cymbiformis
Uma planta ideal para lugares quentes, com sol em média intensidade e ideal para jardins verticais que estejam em um ambiente arejado.
Dedo de moça
A dedo de moça também é ideal para ambientes fechados, principalmente quem quer decorar em lugares longe do sol para deixar com aspecto mais verde nas suas folhas.
Suculenta orelha de elefante
A suculenta de orelha de elefante está repetindo na lista pelo fato de que também é ideal para ambientes fechados. Na sombra, ela fica com um aspecto totalmente verde.
Planta diamante
A planta diamante recebe esse nome devido à sua folhagem parecer um diamante lapidado e para manter essa estrutura, precisa ficar em ambientes arejados.
Arbusto elefante
Arbusto de elefante é conhecida por ser uma planta com folhas finas e delicadas. Por isso, não é recomendado em adicionar água em sua abundância.
Onde posso usar um jardim vertical?
Além dos apartamentos, você pode usar um jardim vertical em casas com pouca área externa desenvolvida ou até mesmo em ambientes fechados, como salas, quartos ou escritório também é possível montar uma estrutura similar.
Qual iluminação adequada para jardim vertical?
A iluminação ideal para este tipo de planta é aquelas que apresentam menos intensidade e que não danifique as suas folhagens, pois são adaptadas para viver em ambientes longe do sol.
Por isso, o recomendado é por iluminação de tons amarelados para dar um aspecto mais natural.
Como regar suculentas no jardim vertical?
Para regar as suculentas precisam apenas de que elas sejam regadas uma vez por semana, pelo fato de que elas precisam de pouca água. O ideal é retirar apenas as folhas ressecadas para ela manter a sua característica.
Agora que você sabe dos principais cuidados que deve ter com uma suculenta e de seu jardim vertical, compartilhe este texto para mais pessoas.
[…] é um dos tipos de vasos para suculentas, menos utilizados, apesar de proporcionar benefícios incríveis, principalmente para a sua […]