Como ter um jardim vertical de suculentas saudável e bonito
Um jardim vertical de suculentas consegue promover beleza e bem estar a qualquer ambiente. É uma ótima opção para reaproveitar espaços desvalorizados, além de possuir muitos benefícios para o local no qual está inserido.
Continue a leitura para saber mais sobre como ter um jardim vertical de suculentas e transformar seu ambiente!
O que é um jardim vertical e onde usar?
Também chamado de “parede verde”, o jardim vertical une natureza e edificações, pois ele pode ser feito tanto em áreas internas quanto externas, e é uma excelente alternativa para quebrar o ar monótono de uma decoração.
Até mesmo espaços pequenos, como apartamentos, podem se beneficiar da presença de um jardim vertical.
Quais são as vantagens de um jardim vertical de suculentas?
Um jardim vertical de suculentas possui uma série de benefícios para o ambiente. Conheça-os abaixo:
Reaproveitamento de espaço
Não há maneira melhor de reaproveitar um espaço de forma sustentável do que com um jardim vertical.
Áreas desvalorizadas ganham uma cara completamente nova com a presença de um jardim vertical de suculentas, sem a necessidade de mudanças no projeto inicial.
Temperatura do ambiente
Plantas atenuam os efeitos dos raios solares, o que resulta na amenização da temperatura do ambiente. Além disso, o local se torna muito mais agradável pela barreira contra a poeira formada pelas plantas. Tudo isso ajuda na redução do uso de ventiladores e ar-condicionado.
Qualquer ambiente
Um jardim vertical com suculentas pode ser feito em qualquer ambiente, até mesmo aqueles que não possuem uma parede disponível. Pode-se usar escadas, móveis e estruturas para dar o efeito vertical.
Isolamento acústico
As plantas possuem a capacidade de diminuir barulhos externos, pois absorvem as ondas sonoras, o que auxilia no isolamento acústico do ambiente e beneficia locais de trabalho, onde a concentração é necessária.
Umidade do ar
As plantas ajudam também a aumentar a umidade do ar, o que proporciona frescor a locais fechados. Como resultado, as pessoas apresentam menos tosses e espirros causados pelo ar seco.
Qualidade do ar
A qualidade do ar é melhorada por conta da fotossíntese feita diariamente pelas plantas. É por esse motivo que temos a sensação de ar fresco ao visitar locais como parques e áreas com muitas plantas.
Poucos cuidados
Os jardins verticais utilizam plantas mais resistentes, como as suculentas, para não exigir tantos cuidados. Uma sugestão bem eficaz são os sistemas de regagem automatizada, que unem a natureza à tecnologia.
Protege a parede
Principalmente em fachadas, os jardins verticais protegem a parede e preservam o espaço, além de serem uma excelente alternativa para esconder imperfeições nas paredes.
Como limpar um jardim vertical de suculentas?
Para manter um jardim vertical de suculentas bonito, é importante podar as plantas regularmente, em um período de cerca de 45 dias.
Essa limpeza remove as folhas e flores secas, e impede que elas não tomem o lugar das novas. Isso deve ser feito de modo a reaproveitar o contorno de cada espécie.
Como irrigar um jardim vertical de suculentas?
A irrigação deve ser feita regularmente, para garantir que o jardim vertical de suculentas permaneça saudável. A dica é checar se a terra está seca, pois se estiver, está na hora de irrigar as plantas.
Como adubar as suculentas em um jardim vertical?
Os adubos para um jardim vertical de suculentas podem ser químicos, encontrados em lojas especializadas, ou orgânicos.
Os adubos orgânicos consistem em elementos que sofrem decomposição, como folhas secas e restos de alimentos.
Qual a iluminação ideal de um jardim vertical de suculentas?
Um jardim vertical de suculentas precisa de sol pleno ou meia sombra, para que as plantas tenham o seu desenvolvimento adequado.
Agora que você conhece os benefícios de um jardim vertical de suculentas, fica difícil não querer inseri-lo em projetos futuros. Transforme o seu ambiente e dê um ar mais puro com essa ótima dica.