Identificar plantas por fotos: conheça os melhores aplicativos

0

Os aplicativos com a função de identificar plantas por fotos prometem ajudar e muito os amantes da botânica. Sejam estes apenas curiosos que gostariam de saber o nome de uma espécie vista na rua ou até mesmo aqueles que possuem diversas plantinhas em casa e gostariam de identificá-las para poder cuidar melhor do seu jardim.

Hoje, existem vários aplicativos que auxiliam tanto no reconhecimento de plantas como no cultivo delas. Em alguns, ainda é possível fazer parte de uma comunidade e trocar experiência com outros usuários. Então, para te ajudar a escolher um, preparamos uma lista com os 7 melhores apps para identificar plantas por fotos. Vem saber como eles funcionam! 

Como os aplicativos para identificar plantas por fotos funcionam?

No geral, os aplicativos com a função de identificar plantas por fotos funcionam de uma forma simples e muito prática. Acesse a loja de aplicativos do seu aparelho celular, faça o download e habilite o uso da câmera fotográfica do smartphone e começar a tirar fotos de plantas para serem identificadas.

Como os aplicativos para identificar plantas por fotos funcionam?Como os aplicativos para identificar plantas por fotos funcionam?
Fonte/Reprodução: original.

A foto tirada vai ser comparada com o banco de dados do aplicativo e logo ele te dará as informações sobre a espécie pesquisada. Outra praticidade desses aplicativos é que grande parte deles não requer a criação de uma conta para o usuário e nem mesmo solicita a sua localização. É simplesmente, baixar e usar!

Quais os benefícios dos aplicativos para identificar plantas por fotos? 

Os aplicativos para identificar plantas por fotos oferecem muitos benefícios aos seus usuários, sejam eles só curiosos ou verdadeiros amantes de plantas. Isso porque muitos deles oferecem outros recursos além do reconhecimento das espécies. 

Com essa ferramenta digital você não precisa ficar esperando os conselhos da vovó para descobrir qual é a plantinha que você tem em casa nem os cuidados que deve ter com ela. Afinal de contas, essa ajuda pode estar na palma da sua mão, em um aplicativo do seu smartphone. Para te convencer disso, listamos aqui algumas das vantagens de utilizá-los:

  • Facilidade para identificar o tipo de planta;
  • Rapidez na obtenção de informações sobre a espécie, incluindo dicas de cultivo;
  • Possibilidade de fazer parte de uma comunidade colaborativa, onde é possível trocar experiências com outros usuários apaixonados por plantas;
  • Praticidade, afinal de contas ele tá ao alcance da sua mão e pode ser utilizado a qualquer hora;
  • E o melhor de tudo, de forma gratuita, pois a maioria desses aplicativos não são pagos.  

Essa são as principais vantagens de possuir um aplicativo para identificar plantas por fotos, vamos conhecer as diversas opções que você poderá encontrar na loja de aplicativos do seu celular. 

7 melhores aplicativos para identificar plantas por fotos

São muitos os aplicativos que oferecem a possibilidade de identificar plantas por fotos. Eles possuem semelhanças como, por exemplo, a função principal que é te ajudar a reconhecer uma determinada espécie. 

Mas há também diferenças. Alguns podem ser mais divertidos, criando desafios e comunidades de interação para os usuários. Outros vão além do reconhecimento e ajudam no cultivo da planta. Então, para te ajudar a escolher o que melhor se adequa ao seu uso, preparamos uma lista com os 7 melhores aplicativos disponíveis. Confira! 

Seek

O Seek é uma opção que além de identificar plantas por fotos, também identifica animais. Este aplicativo foi desenvolvido por estudiosos da Academia de Ciências da Califórnia e da National Greographic Society. O aplicativo é gratuito e tem versão tanto para Android como para iOS.

Para utilizá-lo não é necessário fazer cadastro e o seu uso se torna mais divertido com as recompensas virtuais (emblemas) que se ganha ao cadastrar uma nova espécie no seu perfil. 

iNaturalist

O iNaturalist é outra ferramenta gratuita para Android e iOS. Ele conta com uma comunidade enorme com muitos cientistas disponíveis para te ajudar a descobrir o nome da espécie pesquisada. 

Cada descoberta feita com o aplicativo fica armazenada no perfil do usuário e pode ajudar outras pessoas em suas pesquisas, formando um grande banco de dados colaborativo. O principal intuito do iNaturalist é fazer com que pessoas comuns ajudem cientistas a catalogar espécies ligadas a uma determinada região e até mesmo descobrir novas plantas.  

PlantNet

Já o PlantNet é focado em plantas que não são ornamentais. O aplicativo possui um banco de dados próprio e um algoritmo que inspeciona a foto enviada pelo usuário para poder gerar a identificação.

Mas, é necessário que a planta esteja em meio a um fundo neutro na foto e não apareça misturada a outras espécies. Assim, o aplicativo consegue reconhecer melhor e fornecer informações mais precisas. O PlantNet é gratuito e, assim como os outros, pode ser utilizado tanto em Android como em iOS.  

LeafSnap Plant Identification

Este outro aplicativo possui um banco de dados composto por informações sobre plantas de todo o mundo e seus desenvolvedores afirmam que ele é capaz de fazer a identificação das espécies com 90% de precisão. 

Com o LeafSnap Plant Identification é possível ir além das plantas ornamentais e também identificar árvores, frutos e flores. O app está disponível para Android e iOS, mas sua versão gratuita é de apenas 3 dias, depois disso é necessário pagar uma taxa mensal de 5 dólares. 

NatureID

O NatureID, por sua vez, é uma ótima opção para aqueles que gostam de cultivar as plantas. Isso porque, além de fazer o reconhecimento da espécie, ele também fornece informações sobre cuidados necessários para mantê-la saudável, como a quantidade de água, luz e fertilizante.

Este app também consegue identificar quando há algo de errado com a planta (como a presença de pragas e doenças) e oferece soluções para acabar com o problema. O NatureID possui versões Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente.  

PlantSnap

O PlantSnap possui um banco de dados com mais de 585 mil espécies, por meio do qual é possível fazer o reconhecimento de plantas, flores e até cogumelos. E, a cada mês, 2 mil novas espécies entram para o catálogo do aplicativo.

Este app pode ser utilizado tanto por usuários de Android como de iOS, mas diferentemente dos outros ele possui duas versões, a paga e a gratuita. A única diferença entre elas é a presença de anúncios na versão gratuita, fora isso, as funcionalidades são as mesmas.

Flora Incognita 

Outro aplicativo com a função de identificar plantas por fotos é o Flora incognita. Mas ele não para por aí, ao fazer o reconhecimento, o app apresenta informações interessantes sobre a espécie pesquisada, como, por exemplo, se ela é uma planta tóxica, a sua origem, os locais onde ela pode ser encontrada, entre outras curiosidades. 

O app também permite a criação de listas com as descobertas do usuário, que podem ser exportadas para outros dispositivos. O Flora Incognita está disponível nas versões Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do celular.

E então, gostou dos aplicativos apresentados? Já decidiu qual você vai escolher para te ajudar nas aventuras botânicas do dia a dia? Para ter mais informações e dicas úteis como essa sobre o mundo das plantas, confira outras postagens aqui no Vaso de Planta.  

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy