Echeveria runyonii ou rosa de pedra: Saiba como cuidar

0

A rosa de pedra ou Echeveria runyonii é uma suculenta que se destaca por sua forma diferenciada e espessa. Suas folhas de fomas exóticas me remete a esculturas, como se estivesse petrificada.

Ficha técnica da Echeveria runyonii ou rosa de pedra

A rosa de pedra pertence à família das crassuláceas, com sua origem no México, no estado de Tamaulipas. Essa planta pode chegar a altura dos 35 cm, o que torna ela ideal para ambientes internos.

Echeveria runyonii ou rosa de pedra
Ficha técnica da planta rosa de pedra. Fonte/Reprodução: original.

Suas folhas se organizam em formato de rosetas e tem uma coloração verde que às vezes se aproxima do azulado. Elas têm uma forma dobrada bem estruturada que dá a impressão que elas são bem rígidas, como se fossem petrificadas.

Galeria de fotos da Echeveria runyonii

Confira abaixo minhas fotos pessoais da rosa de pedra, e veja dicas que separei sobre como cuidar dela.

A Echeveria runyonii é uma suculenta que gosta de climas quentes, então se ela for cuidada em ambientes internos lembre-se de deixá-la exposta ao sol por pelo menos 3 horas. Porém, se não for possível exponha ela em local o mais iluminado disponível por bastante tempo.

 Echeveria runyonii ou orelha de gato
Conheça a suculenta Echeveria runyonii. Fonte/Reprodução: original.

Para fazer a rega da Echeveria runyonii, regue uma vez por semana se estiver no verão, caso seja inverno regue a cada 15 dias. Lembre-se que essa planta não torela umidade em suas folhas então regue apenas o solo.

Use fertilizantes líquidos indicados para suculentas, use metade da dosagem indicada pelo fabricante. Lembre-se que a planta não torela excesso de água e que se isso acontecer pode apodrecer a planta.

Ao decorrer do tempo. A rosa de pedra vai ficando alta e seu troco vai ficando sem suas folhas. Quando isso acontecer o ideal e que seja efetuada uma poda radical da planta. Faça um corte de um tronquinho no tamanho de 5 cm, e mantenha ela em um recipiente com água para poder florescer.

Mantenha ela em um local bem iluminado e longe para que as raízes possam aparecer, após duas semanas com esses cuidados algumas raízes já surgiram e você pode fazer o plantio dela em um local definido para ela.

Sua multiplicação acontece por meia das sementes, brotos que vão surgindo próximo à base da Rosa de pedra ou ate mesmo pelo enraizamento das folhas. Deixe as folhas secarem por uns dias, e depois disso comece a regar levemente para reduzir o risco das raízes apodrecerem.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy