Conheça 7 dicas para cuidar de suculentas para ambientes internos
As suculentas para ambientes internos fazem parte dessa família de plantas conhecidas por sua capacidade de armazenamento de água e sua resistência a climas áridos, que são fáceis de cultivar e cuidar. São mais de 22 mil espécies de suculentas, de diversos tamanhos e formatos, ideais para sol pleno, meia sobra ou para ambientes internos.
Então se você deseja entender um pouco mais desse universo, separamos aqui algumas dicas para que você possa cuidar bem dessas suculentas, confira!
Como posso cultivar suculentas em ambientes internos?
Se você ama plantas, mas onde mora não bate sol pleno, uma ótima solução são as suculentas para ambientes internos, plantas que se desenvolvem muito bem sem a presença do sol direto, pois apenas precisam de um local que tenha bastante luminosidade, como a beira de uma janela, por exemplo.
Quais são as suculentas mais adequadas para cultivo em ambientes internos?
As suculentas, em geral, são plantas compactas e super versáteis, fáceis de encaixar na decoração de sua casa e em ambientes internos, então preparamos uma lista das 7 suculentas para ambientes internos.
Suculenta zebra
Essa suculenta tem sua origem da áfrica do Sul, pode atingir até 20 centímetros de altura, possui folhas grossas, triangulares e pontiagudas, e sua coloração é verde-escuro com “verrugas” brancas. Essa é uma planta de sombra, muito resistentes a temperaturas baixas e possíveis pragas.
Planta esmeralda (Aloe cymbiformis)
Com formato de estrela, essa suculenta é de fácil cultivo, resistente a baixas temperaturas e se desenvolve muito bem em ambientes internos.
Dedo de moça
Já essa linda suculenta também pertence ao grupo de suculentas para ambientes internos, pois se desenvolve muito bem na sombra É uma linda planta com folhas bem gordinhas, e seu crescimento é pendente, podendo atingir 1 metro de comprimento.
Mãe de milhares (ou mala madre)
Como o próprio nome já diz, essa suculenta é mãe de milhares mesmo, pois se propaga muito fácil e rápido. As suas folhas são envoltas por pequenos brotos que ao longo da vida vão se destacando e caindo na terra, onde surgem novas mudas.
Planta jade
Seu crescimento é similar a um bonsai, a planta jade também é conhecida como arvore da vida e da amizade, suas folhas parecem “gotas” e sua coloração é verde-escuro, seu crescimento é conforme o vaso que está plantada.
Orelha de Shrek
Com folhas tubulares, com um formato de trombetas e sua coloração verde brilhante, além da sua parte superior com um tom avermelhado, ela é conhecida por esse nome, pois lembra muito as famosas orelhas do ogro Shrek do desenho animado.
Planta diamante
Essa planta teve origem no México, suas folhas são multifacetadas que parecem ter sido lapidadas como um diamante, por isso seu nome. Suas formas e cores variam do acinzentado ao verde-claro com suas pontinhas avermelhadas.
Essas são apenas algumas opções de suculentas para ambientes internos, lembre-se de pesquisar um pouco sobre as necessidades da planta que você vai adquirir para mantê-la saudável.
Qual é a melhor maneira de cuidar das suculentas cultivadas em ambientes internos?
Todas as suculentas, sejam elas de sol ou as suculentas para ambientes internos, precisam de um solo muito bem drenável. Para cultivá-las prefira os vasos mais fundos, pois a suculentas para ambientes internos têm suas raízes mais profundas e precisam de um bom espaço para se desenvolverem.
O vaso deve conter furos na parte de baixo, facilitando a saída do excesso de água das regas, que só devem voltar a acontecer quando o solo estiver totalmente seco.
Quais são os principais problemas que podem afetar as suculentas cultivadas em ambientes internos?
Os problemas que podem acometer suas suculentas de ambientes internos, são a falta de luz, a rega inadequada, e o udo de substrato que não seja drenável. Portanto, antes de adquirir sua planta, esteja preparado para manter esses cuidados.
Quais as dicas para cultivar suculentas em ambientes internos?
Separamos algumas dicas para que suas suculentas para ambientes internos possam se desenvolver bem e saudável.
Escolha ambientes bem iluminados e com uma boa ventilação, opte por vasos adequados para cada espécie de suculenta e compre um substrato próprio para suculentas. Estas são plantas que possuem as raízes frágeis, então precisam de um solo arenoso para se desenvolver e quando perceber que o solo está seco, é hora de regar novamente com abundância.
Suculentas para ambientes internos são uma ótima opção para quem ama suculentas, mas mora em apartamentos ou lugares que não batem sol pleno, pois só precisam de um ambiente com bastante claridade e elas se desenvolverão com muita facilidade.