Conheça 10 suculentas raras que geram inveja
As suculentas raras atraem e geram inveja nos amantes e colecionadores desse tipo de planta, que em sua maioria, estão ameaçadas de extinção, principalmente pelo desmatamento e coleta ilegal.
Continue a leitura para saber mais sobre as 10 suculentas mais raras do mundo e quais suas características.
Quais plantas são consideradas suculentas raras?
Entre as suculentas consideradas raras, podemos citar: Suculenta-espiral, Saião, Vahondrandrac, Cacto Rosa Pincushion, Árvore de Quiver Gigante, Cacto dólar de areia, Pelotilla de Chinamada e Paródia.
Todas são espécies difíceis de encontrar, com poucos exemplares encontrados e apenas em determinadas condições.
Qual é a espécie mais rara de suculenta?
A Albuca Spiralis, chamada de Suculenta-Espiral ou Saca-Rolhas, é considerada a suculenta mais rara do mundo.
Sua principal característica é a ponta de suas folhas, que se assemelham a espirais, por isso possui tal nomenclatura, em referência a sua característica peculiar.
As Suculentas mais raras que geram inveja
Conheça abaixo quais são as 10 suculentas raras e que geram inveja.
Saião
A aeonium gorgoneum, chamada de Saião, é uma suculenta que se desenvolve em três ilhas de Cabo Verde: São Nicolau, Santo Antão e São Vicente. Essa planta é vulnerável à colheita excessiva, por isso, algumas das áreas em que ela nasce são terras protegidas.
Vahondrandra
A Aloe helenae, chamada de Vahondrandrac, é uma suculenta do sul de Madagascar que se encontra ameaçada de extinção, por conta do desmatamento do seu habitat natural para agricultura e mineração. Porém, há algumas plantas vivas em jardins botânicos pelo mundo.
Cacto Rosa Pincushion
O Mammillaria zeilmanniana, chamado de Cacto Rosa Pincushion, é mais uma entre as suculentas raras ameaçadas de extinção. A coleta ilegal e o fato dessa planta crescer apenas em uma pequena área no México, contribuem para a ameaça a sua sobrevivência.
Aichryson dumosum
O Aichryson dumosum não possui nome popular, e existem apenas cerca de 50 a 250 plantas na natureza. É uma suculenta nativa de Portugal, que também se encontra ameaçada de extinção por espécies invasoras, incêndios e deslizamentos de terra.
Árvore de Quiver Gigante
A Aloidendron pillansii, chamada de Árvore de Quiver Gigante, se desenvolve principalmente na África do Sul, e pode atingir até 10 metros de altura. É uma das três árvores de aloés africanas, e a mais rara delas, pois se estima que existam menos de 200 na natureza.
Discocactus subterraneo-proliferans
O Discocactus subterraneo-proliferans é uma das suculentas raras que não possuem nome popular. É uma planta nativa de Goiás, mas que está quase extinta por conta do desmatamento. Em todo mundo, existem menos de 50 suculentas sendo cultivadas.
Cacto dólar de areia
O Astrophytum asterias, chamado de Cacto dólar de areia, é um cacto raro, que não possui espinhos. É uma suculenta nativa do México, mas muito vulnerável na natureza pela sua coleta ilegal. Também é chamado de cacto-estrela e cacto ouriço-do-mar.
Pelotilla de Chinamada
A Monanthes wildpretii, chamada de Pelotilla de Chinamada, é uma suculenta rara que cresce apenas nas Ilhas Canárias da Espanha. Ela se desenvolve em fissuras e fendas, mas a sua proximidade a uma estrada faz com que seu habitat esteja degradado.
Estevesia alex-bragae
A Estevesia alex-bragae não possui nome popular, e é a única espécie do seu gênero. Não se sabe muito sobre ela, apenas que é uma planta nativa de Goiás, que se encontra criticamente ameaçada de extinção pelo desmatamento para a produção de soja.
Paródia
Nossa última na lista de suculentas raras é a parodia rechensis, chamada de Paródia. Ela é nativa no Rio Grande do Sul, e também se encontra ameaçada de extinção. Apesar disso, a área onde essa suculenta cresce não é protegida, e estima-se que existam apenas 70 plantas atualmente.
Qual foi a sua suculenta rara favorita da lista? Nos acompanhe para conhecer e aprender mais sobre a diversidade de plantas.