Não matar suas plantas exige enorme cuidado, atenção e pesquisa. Por mais que aparente ser muito fácil, o cuidado com algumas plantinhas é mais intenso e preciso do que se pensa.
Se você não regar no tempo certo, elas podem morrer desidratadas e caso regue demais, pode afogar suas raízes. Em ambos os casos, pode não ter nada a ser feito para salvá-las. Veja como evitar isso abaixo:
Como posso evitar que minhas plantas morram?
Para não matar suas plantas, você precisa ter muita atenção a fatores como: tipo de terra, adubo a ser usado, quantidade de água na rega, se precisa de sol ou não, e como fazer a poda, pois cada planta tem necessidades únicas.
Perceba que para não matar suas plantas, exigem-se muitos cuidados extremamente específicos. É essencial ter toda atenção na hora de fazer estes processos, a fim de evitar que elas adoeçam e estraguem com o passar do tempo.
Uma das maiores causas de morte de plantas é por falta de atenção dos cuidadores. Se você quiser evitar que isso aconteça, permaneça conosco porque explicaremos tudo o que você deve saber para que as suas plantas fiquem bem fortes e saudáveis.
O que devo fazer para manter minhas plantas saudáveis?
Você sabia que a escolha de terra será fundamental para não matar suas plantas? Este tipo de item deve ser o equivalente às necessidades da plantinha. Não pode ser um saco apenas com muita terra e faltar adubo ou húmus. Algumas exigem misturas de até três tipos de terragens e você deve estudar o que a sua precisa.
Além disso, a poda precisa ser feita sempre que você perceber que as folhas amarelaram. Se isto acontecer, saiba que há problemas nos cuidados e você deve ter atenção quanto a quantidade de luminosidade que a sua plantinha precisa.
Existem plantas que ficam à meia-sombra, outras que realmente amam ficar no sol e algumas que podem ficar determinadas horas na luminosidade externa, e depois devem ser inseridas dentro da casa.
Como saberei se estou regando minhas plantas corretamente?
Você precisa verificar regularmente se há água na terra. Para tal, basta inserir o seu dedo indicador dentro do vaso e sentir se a terra está seca ou úmida. Dessa forma, você saberá se há a necessidade de fazer a rega, já que as plantas permanecem hidratadas enquanto o solo estiver úmido.
Procure regá-las sempre que a água que estava na terra tiver desaparecido totalmente. Assim você evitará que a sua planta se afogue, como costuma acontecer na maioria das vezes. Podemos evitar o problema facilmente com bons cuidados e muita atenção.
Existe alguma forma de saber se minha planta precisa de mais luz ou água?
Para não matar suas plantas, você precisa observar se as folhas não ficam murchas. É um dos sinais de que falta água ou luz do sol, portanto, caberá a você fazer a rega e deixá-la à meia-sombra para ver se há uma melhora.
Além disso, não matar suas plantas exige que você fique atento as necessidades de luminosidade. Algumas precisarão mais de luz do que outras, e existirão espécies que sequer deverão ser expostas ao sol.
Quais são as principais causas de morte de plantas?
Agora que você aprendeu a como não matar suas plantas, saiba que as pobres plantinhas podem morrer afogadas, queimadas por conta de abundância de luz do sol e até mesmo por falta de nutrientes.
Em outros casos, acontecerá de a planta ser infectada por fungos ou parasitas, adoecer e simplesmente morrer. É por este motivo que você deve aplicar antifúngico, a fim de evitar que isto ocorra em algum momento.
Cuide bem de suas plantinhas, se atente as necessidades que ela tem com relação aos cuidados e nutrição e certamente você terá plantas belas e saudáveis em seu lar.