5 dicas de como regar suculentas sem matá-las
Apesar de precisarem de poucos cuidados, as suculentas precisam de atenção especial nas regas. Isso porque a maioria das plantas precisam de mais água do que as suculentas, plantas desérticas. Ou seja, o excesso de água pode acabar prejudicando e até mesmo matando sua suculenta.
Aprenda a seguir como regar suas suculentas da forma correta e mantê-las sempre saudáveis.
Quantas vezes devo regar as suculentas?
A maioria das suculentas precisam de água apenas 1 vez na semana. A forma correta de saber se está na hora de regar a sua planta, é tocando os dedos no solo. Se verificar que está seco, está na hora de regar. Porém se estiver molhado ou úmido, é melhor aguardar mais alguns dias.
Qual é o jeito certo de se regar as suculentas?
Você pode molhar sua suculenta colocando água direto na terra, até que ela esteja úmida, mas nunca encharcada. Algumas pessoas preferem molhar utilizando um borrifador ou caso sua suculenta seja muito pequena, um conta-gotas também pode auxiliar na quantidade correta de água.
Quanto tempo devo deixar as suculentas no sol direto?
Existem algumas espécies de suculentas que podem ficar no sol direto, sem nenhum tipo de problema. Pois elas conseguem se desenvolver ainda melhor quando expostas ao sol. Porém, algumas outras podem ficar no máximo 3 horas expostas ao sol direto. Portanto, sempre conheça o tipo da sua plantinha e quais os cuidados específicos precisarão ter com ela.
Qual a importância do vaso na rega das suculentas?
Escolher o vaso correto também é de extrema importância para a saúde da sua suculenta. Os vasos precisam ter os furinhos de drenagem no fundo, pois ao acumular água, as raízes podem acabar apodrecendo e matando as suas suculentas.
Por isso, escolha vasos que possuam uma boa drenagem de água, com os furos no fundo e materiais que facilitem, como por exemplo os de barro ou cerâmica.
5 Dicas de como regar as suculentas!
Existem dicas de como regar suas plantas corretamente podem te ajudar a fazê-las crescer rapidamente e se manterem sempre bonitas e saudáveis. Confira a seguir uma seleção de dicas infalíveis:
Fique de olho no solo
O solo é o maior indicativo se chegou a hora de regar suas suculentas. Se o solo estiver seco, chegou a hora de regar, porém se ele ainda estiver úmido, é melhor esperar até que ele esteja mais seco. As suculentas não podem ter seu solo encharcado, então muito cuidado.
Experimente regar uma vez por semana
Caso você não saiba as necessidades da sua suculenta, comece experimentando regá-la uma vez por semana. E observe os resultados, como estão as folhas e principalmente o solo depois de alguns dias.
Conheça sua suculenta
Se você conhecer a espécie de sua suculenta, fica mais fácil identificar suas necessidades e conseguir supri-las da forma correta. Existem alguns aplicativos que podem te ajudar a identificar qual o tipo da sua planta.
A escolha do vaso
É importante garantir que seu vaso para suculentas possua furos no fundo, para que a água escoe corretamente e mantenha sua planta saudável.
Vasos de barro e cerâmica também garantem uma boa drenagem e podem ser os mais indicados.
Recuperando uma suculenta desidratada
Caso sua esteja desidratada, você pode investir em mais de uma rega na semana, para conseguir recuperá-la mais rapidamente. Além disso, fertilizantes podem ajudar a fortalecer sua planta.
As suculentas exigem cuidados simples e descomplicados, por isso, tem se tornado a preferida de muita gente. Com essas dicas, você vai conseguir regá-las corretamente e deixá-las saudáveis e bonitas.