Como fazer uma muda de cacto e quais os cuidados?

0

Nesse post a seguir, vamos te ensinar um pouco mais sobre os cactos e te mostrar como fazer uma muda dessa planta e quais os devidos cuidados necessários para que a sua plantinha cresça saudável e forte. 

Os cactos são espécies de plantas que podem ter diversos formatos, espinhos, além de flores e frutos variados de acordo com a sua origem. 

Primeiramente é necessário compreender que os cactos ainda são parte da família das suculentas, e eles não necessitam de muita água, por isso, como características principais, eles não gostam de ambientes secos, sem sol e úmidos.

Você precisa ter isso em mente para oferecer um bom lugar para que o seu cacto comece a se desenvolver. Depois que você fez suas primeiras tentativas com mudas de cactos, se torna bem tranquilo cuidar deles em seu jardim.  

Quais os cuidados necessários com a muda de cacto?

Para cuidar de uma muda de cacto, você precisa saber que, hoje em dia, é possível encontrar substratos prontos para eles e a família das suculentas vendidos em diversas floriculturas. Você também precisa escolher um vaso que consiga se adaptar às necessidades de seu cacto, em tamanho e drenagem de água e nutrientes que ele irá receber.

Quais os cuidados necessários com a muda de cacto?
Fonte/Reprodução: original.

Uma vez feito isso o resto é cavar uma covinha no substrato escolhido e acomodar a sua muda de cacto lá dentro, e empurrar a terra aos poucos para que ele fique firme. Depois é só decorar o vaso como quiser e continuar cuidando de sua plantinha.

Outra dica boa aqui é não usar fertilizantes orgânicos no seus cactos, como frutas e cascas de ovos, devido a eles demorarem para se decompor e então fornecer os nutrientes, pois é mais perigoso que sua umidade viabilize a criação de mofo que incomodará seu cacto. 

Qual o melhor substrato para uma muda de cacto?

Para uma muda de cacto, pode-se fazer a drenagem de um vaso médio ou grande porte com pedras britadas, ou até maiores, e em seguida preencher o resto do vaso com areia misturada com terra da melhor qualidade que você encontrar.

Esse substrato faz muito sucesso e pode deixar a muda de cacto, se tornar um cacto adulto muito bonito e saudável, com seus espinhos firmes e fortes, ou seja, um cacto digno de um ótimo lugar em seu jardim.

Como fazer uma muda de cacto?

Existem várias espécies de cactos e com elas vêm variadas maneiras de criar mudas. Você pode optar pelo método chamado de estaca, cortando um “bracinho” de um cacto, ou retirar um pedaço dos cactos que se segmentam – exatamente na emenda – para fazer o plantio. 

Existem outros métodos, como esperar alguns tipos de cactos que dão frutos e dentro deles tem novas sementes, ali o processo é bem demorado para se iniciar uma nova vida e virar uma muda de cacto.

Fora as mudas a serem feitas, também existem diversas espécies de mini cactos que são um espetáculo para usar em decorações de jardins, quintais, e outras partes da casa, tornando possível até fazer alguns jardins suspensos de cactos e suculentas, em sua na sua cozinha, por exemplo.

Como regar uma muda de cacto?

A muda de cacto deve ser regada com cuidado, procure não deixar poças de água gigantes no seu substrato, faça devagar e se certifique só em estipular um prazo e tentar um adequado ao rendimento e crescimento do seu cacto, a regra é geralmente feita uma vez por semana, e só para não deixar o substrato dele muito seco, mas é pertinente lembrar que cactos não gostam de excesso água.

Uma boa maneira de saber se está na hora de realizar a rega é enfiar o dedo na areia e perceber o estado da terra. Se ainda tiver alguma umidade, seu cacto ainda não precisa ser regado. Caso a terra já esteja seca, será necessária a rega.

Contudo, podemos compreender que uma vez que a sua mudinha tem um novo lar, um novo lugar planejado para ela crescer e se desenvolver, o resto é com você e os cuidados que você pode fornecer, existem muitos utensílios de jardins, nichos, vasos e o mercado atualmente pode te ajudar com muitos produtos interessantes para facilitar isso, além de informação de qualidade sobre essas plantas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy