Como fazer um vaso de planta caseiro?

1

Um vaso de planta caseiro pode ser uma excelente opção para abrigar uma nova mudinha ou até uma planta desenvolvida que precise de mais espaço. Não é de hoje que as plantas tem feito parte da vida das pessoas, seja como decoração e no período da pandemia muitas pessoas, por ficarem mais tempo em casa, começaram prestar mais atenção na casa e a cuidar mais delas.

E, além de crescer o número de pessoas que adotaram plantinhas para cuidar, um dos passatempos mais comuns dessa época foi o DIY (Do It  Yourself) ou Faça Você Mesmo, e por que não juntar o prazer de fazer algo com as próprias mãos com a maravilhosa atividade de plantar? 

Então vamos lá!

Que tipo de vaso de planta caseiro você precisa?

Para saber que tipo de vaso de planta caseiro você vai fazer, primeiro precisamos ter em mente quais plantas você pretende colocar nesses jarros, qual ambiente eles vão ficar, e quais materiais você dispõe. 

Pois temos os mais diversos tipos de vasos de plantas:

  • De cerâmica natural;
  • De cerâmica esmaltada;
  • De concreto ou cimento;
  • De plástico;
  • De polietileno;
  • De pedra;
  • De metal;
  • De vidro;
  • De fibras naturais;
  • De vidro murano;
  • De porcelana;
  • De madeira;
  • E até mesmo de tecido. 

Lembrando que cada um deses materiais vai reagir à temperatura do ambiente em que se encontram de maneira diferente, podendo alguns ser mais suscetíveis a mudanças de calor, aquecendo muito as raízes das plantas, então é sempre bom pesquisar bastante sobre:

  • A planta;
  • Seu substrato ideal;
  • Quantidade de sol que ela precisa;
  • Quantidade de água;
  • Quantidade de calor que as raízes podem suportar.

Nem todos eles podem ser feitos em casa, mas vamos falar antes sobre como escolher o vaso ideal para cada planta. 

Como saber qual o vaso ideal para a planta?

O vaso ideal para a planta depende de suas necessidades individuais. Por exemplo, plantas aquáticas se dão muito bem com vidros e porcelana, pois podem ficar apenas na água. 

Plantas de porte maior, como as frutíferas de jarro, palmeiras e costela de adão, precisam de mais espaço para espalhar raízes, nesses casos os jarros de concreto, de pedra e metal são as melhores opções.

Como saber qual o vaso ideal para a planta?
Vaso ideal. Fonte/Reprodução: original.

As plantas de médio porte como as roseiras, orquídeas, e flores em geral se dão muito bem com os jarros de cerâmica natural, cerâmica esmaltada, plástico e fibras naturais, vai de acordo com seu gosto pessoal e estilo de decoração. 

Os materiais como madeira, polietileno e tecido são mais recomendados como cachepôs, pois não são adequados para suportar substrato e o peso da planta, então o mais indicado é colocar um vaso de outro material dentro desses, que são mais decorativos. 

Além disso, é bom ter em mente que o de madeira precisa estar em área que pegue bastante sol, e seja de material adequado para não apodrecer. O de tecido precisa ser de material impermeável e o de polietileno é frágil. 

Como fazer o vaso de planta caseiro? 

Como dito, podemos fazer vaso de planta caseiro de vários tipos de materiais, vamos aqui falar do de cimento, que para fazer você vai precisar de:

  • 1 medida de cimento estrutural ou portland;
  • ½  medida de areia de construção (para jarros maiores, aconselhável usar mais areia e até mesmo tela metálica ou arames para dar estrutura);
  • Agua até formar uma pasta;
  • Corante xadrez se quiser colorir;
  • Moldes, que podem ser embalagens plásticas descartáveis, importante que sejam maleáveis (sempre vai ser necessário no mínimo 2 para dar o formato);
  • Vaselina ou óleo de cozinha, ou desmoldante, o que achar melhor para untar seus moldes;
  • Equipamentos: luvas e máscara de proteção e algo para ajudar a mexer a mistura e colocar no molde.

Também pode trocar o cimento e a areia por argamassa pronta que é fácil de achar em lojas de material de construção.

Passo a passo vaso de planta de cimento

Separado todo o material, vamos começar:

  1. Vamos proteger as mãos colocando as luvas e uma máscara;
  2. Em seguida, misturar em um vasilhame o cimento com a areia e água até formar uma pasta homogênea;
  3. Não esqueça de untar o molde antes de despejar a massa até a metade do molde maior;
  4. Por fim, colocamos o molde menor, já untado na parte de fora, na massa, garantindo estar bem centralizado e adicionamos um peso dentro do molde menor para que ele não saia do lugar;

Agora esperamos no mínimo 24 horas para secar completamente. Lembre-se que vasos maiores normalmente demoram bem mais, chegando a 7 dias dependendo do caso.

Os furos podem ser feitos com furadeira após a completa secagem, ou você pode colocar isopor grudado com fita no fundo do molde para que após secar você possa arrancar o isopor sem danificar a peça. E está pronto seu vaso de planta caseiro.

Que tipo de solo utilizar no vaso de planta caseiro?

Primeiro, temos que especificar que existem três tipos básicos de solo para vaso de planta caseiro: a terra, o substrato e o condicionador de solo. Cada um tem uma função específica e complementar umas às outras. Abaixo, iremos falar um pouco sobre cada um.

Terra

A terra é onde as raízes ficam, de onde tiram seus nutrientes e absorvem a água. Cada especie de planta precisa de características de terra diferente, abaixo vamos listar algumas:

  • Terra Vegetal: terra enriquecida com bastante matéria orgânica e inorgânica, chega a ser escura, quase preta, a maioria das vezes. Serve para quase todo tipo de planta, principalmente para hortas e jarros em geral;
  • Terra adubada: mistura de terra vegetal e adubo. Também pode ser usada para quase todo tipo de planta e grama;
  • Terra arenosa: uma terra para que não precisam de muita água retida, tais como suculentas, cactos e alecrim;
  • Terra argilosa: uma terra mais pesada, rica em minerais, perfeita para alguns tipos de rosas, tais como begônias, calateias e alpínias;
  • Terra alcalina: com o pH mais alto e ácido, mas que algumas plantas adoram, como Agapantos, Clematites e Heras;
  • Terra ácida: com o pH menor que 7, quem adora são plantas como azaleia japônica, bordo do Japão e Camélia do Japão.

É importante ficar de olho no pH da terra e quais as necessidades da planta para usar o melhor tipo de terra.

Substrato

O substrato são compostos que servem para nutrir e reter água para a planta. Podem ser: 

  • Orgânicos: fibra de coco e casca de arroz;
  • Minerais: terra lavada;
  • Sintéticos: vermiculita e perlita.

Em geral, o substrato pode ser encontrado para venda em sacos de 5 kg e mutias vezes já tem especificações na embalagem sobre para quais plantas devem ser usados. As plantas mais comuns que precisam são suculentas, rosas do deserto e orquídeas.

Condicionadores de solo

Os condicionadores de solo são reestruturadores de solos danificados e empobrecidos, geralmente eles vêm em forma de gel, líquidos e sólidos. Os sólidos normalmente são solos completos que devem ser misturados ao resto da terra. 

Como fertilizar a terra em um vaso de planta caseiro?

Existem várias formas de fertilizar a terra em um vaso de planta caseiro, o mais sustentável é ter em casa uma composteira caseira.

Nela colocamos cascas e restos de vegetais não ácidos entre camadas de matéria seca, terra e minhocas, que irão fazer a decomposição desses restos vegetais. O líquido que escorre da composteira é um líquido rico em nutrientes para qualquer planta, tão forte que precisa ser diluído para ser usado nas plantas.

Outra forma é usar adubo ou terra vegetal, para misturar na terra atual e alimentar a plantinha. 

E a terceira forma é a compra de pastilhas NPK: pastilhas que se dissolvem na terra contendo nutrientes específicos, nitrogênio, fósforo e potássio. Tem de seguir criteriosamente as recomendações do fabricante para não sufocar a plantinha.

Quais são alguns problemas comuns com plantas em um vaso de planta caseiro?

Podemos resumir em uma sigla: PAS, ou seja, pragas, água e sol, os três problemas mais comuns em plantas de vasos.

Pragas

As mais comuns em regiões quentes são a colchonilha e lagartas da maioria das borboletas e mariposas. As colchonilhas são tão perigosas que podem dar até nas raízes das plantas, sempre que aparecer a menor delas, já tomar cuidado. 

Uma dica: ao comprar uma planta nova, procure lavar e retirar todo o substrato anterior da planta porque a raiz pode vir contaminada e isso também ajuda a favorecer o crescimento saudável em um novo habitat que é sua casa. Além disso, verifique as pragas comuns da sua plantinha e como combatê-las.

Água

Cada planta possui uma quantidade de rega especifica que combina também com o solo que ela está, especifico da sua região e do período do ano. Os maiores problemas são a falta e o excesso e são tão graves que podem matar as plantas.

Sol

O sol, assim como a água, normalmente atrapalha se for em excesso ou escassez quando não consideramos as características de cada planta. Então faça uma pesquisa e entenda o melhor para ela.

Espero que com esse texto você tenha aprendido tanto sobre a importância de entender sobre as características e necessidades da sua plantinha e de como fazer um vaso de planta caseiro ideal para ela.

1 Comment
  1. […] são perfeitas para o que você está em busca. Assim você evita um cheiro enjoativo, já que as plantas são naturais e não se tornam […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy