Como coletar sementes de suculentas sem erro?

0

Para quem tem vontade de começar a cultivar essas plantinhas em casa primeiramente deve saber como coletar as sementes de suculentas. Parece ser um trabalho difícil, mas com as dicas desse artigo, você vai tirar de letra.

As suculentas são uma ótima opção para decorar ambientes da sua casa, como varandas, salas, ou até mesmo cozinhas. Por serem plantas que tem um habitat mais árido e seco, não precisam ser regadas com tanta frequência.

Como identificar as sementes de suculentas?

Para identificar onde estão as sementes de suculentas você deve prestar atenção na flor, é lá onde vamos encontrar as sementes.

Como identificar as sementes de suculentas?
Como identificar. Fonte/Reprodução: original.

Você deve esperar a flor secar, só depois que isso acontecer, repare se terá alguma cápsula ou um fruto seco pequeno.

Como colher as sementes de suculentas sem erro?

Para esse processo você terá que ter uma delicadeza. Após a planta florir, e a flor secar e cair, você poderá com muito cuidado extrair as sementes de suculentas. Se preferir passe por uma peneira para escolher as sementes e retirar os resíduos que ficaram.

Dicas para plantar as sementes de suculentas

Com algumas dicas básicas você conseguirá plantar as sementes de suculentas e montar seu próprio jardim em casa.

Papel toalha

Para começar pegue uma folha de papel toalha e dobre ao meio, e coloque as sementes de um lado, depois dobre mais uma vez. Depois coloque esse papel toalha dentro de um pote transparente que tenha tampa, e para finalizar borrife água para deixar o interior do pote úmido, em seguida, tampe-o. O papel deve ficar bem molhado, mas cuidado para não ficar encharcado.

Substrato

Primeiro você deve misturar uma parte do substrato, uma de areia de construção e outra de terra vegetal, e depois coloque essa mistura por 24 horas no sol. Agora você precisa colocar a terra no recipiente que a planta vai ficar. Espalhe as sementes de suculentas em cima da mistura e borrife água para umedecer o solo. Para finalizar tampe o pote com a tampa, ou se for um vaso, use papel-filme para cobri-lo. Lembrando sempre de não deixar a terra muito molhada. 

Vaso

Um dos melhores tipos de vasos para colocar suas plantas são os de barro, mas você pode usar outros formatos de recipientes. É sempre bom ter em mente que a suculenta vai crescer conforme o espaço que você der a ela.

Se colocar em um vaso pequeno, ela vai crescer pouco, mas se o vaso for grande, ela vai se expandir mais.

Irrigação

Como já vimos, as suculentas são plantas que já estão acostumadas com lugares mais secos, então para elas se manterem saudáveis o equilíbrio é muito importante. São plantas que não precisam ser regadas com tanta frequência, o ideal é regar o solo completamente, e voltar a regar somente depois que o solo estiver totalmente seco.

Iluminação

Uma boa iluminação também ajudará a manter suas suculentas com aquela cor brilhante e com aparência saudável. Se elas ficam na varanda ou em algum outro lugar que receba luz, elas vão sobreviver muito bem, até mesmo nos dias de inverno, mas caso elas fiquem no interior de sua casa, em um canto que não receba tanta luz, talvez o uso de uma luz artificial pode ser uma boa ideia.

Quais suculentas possuem sementes?

Na verdade, quase todas as plantas possuem sementes, e as suculentas estão neste grupo, por mais que no seu caso, as sementes sejam menos visíveis.

Ter seu próprio jardim de suculentas pode ser um pouco complicado no início, mas depois dessas dicas, aposto que essa tarefa ficou um pouco mais fácil. Além disso, com o tempo você vai pegando mais o jeito, e se torna um expert em coletar sementes de suculentas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy