O Cereus Pevurianus Monstrosus, muito conhecido como Cacto Monstro, possui aspecto bem exótico e formas abstratas raras e muito bonitas, e claro que com isso ele e apreciado por colecionadores no mundo inteiro.
Todo amante de cactos ou suculentas que conhece o cacto monstro não consegue esconder a sua paixão pela beleza que ele tem. Seus espinhos alaranjados e espalhados de forma quase caótica dá-lhe um visual bem diferentão. Quando ele flora, as suas lindas flores brancas ou rosadas se abrem no calor e deixam qualquer um admirado com essa planta exótica.
E claro que com toda essa beleza e fama decidimos trazer para vocês, uma lista de como cuidar dessa planta exótica e quais cuidados seguir.
Ficha técnica Cereus Peruvianus Monstruosus
A Cereus Peruvianus Monstruosus e uma das mais lindas plantas exóticas do meio das plantas suculentas e de cactos.
Ela apresenta a aparência padrão de uma cactácea colunar e quando ocorrem alterações em seu DNA, ela pode apresentar formas tortuosas que da sua origem de Cacto Monstro. Ela e um cacto grande e cheio de espinhos, com seu crescimento segmentado, já o seu vértice surgem de forma anômalas, pois os seus vértices e interrompido pelas dobras e depressões que surgem em seu crescimento.
Quando essa planta e fecundada, ela gera alguns frutos vermelhos e amarelados, que se parecem com maças. Quando ela e cultivada em condições certas para ela, o cacto monstro gera flores que algumas em sua maioria solitárias brancas e rosadas que se abrem durante uma noite mais quente do ano, que pode ser na primavera ou ate mesmo no verão.
Origem da Cereus Peruvianus Monstruosus
Essa planta tem sua origem na América do Sul, onde o Peru e o seu local de maior concentração.
Sua espécie também e conhecida como Cereus repandus (Com caule cilíndrico, o cereus repandus possui uma coloração verde acinzentada), o cacto monstro em seu exterior pode virar um Monstrose apple cactu que e em cacto com uma forma ramificada e próxima de uma árvore.
Cuidados com a planta Cacto Monstro
Sabemos que e muito comum, pessoas terem a Cereus Peruvianus Monstruosus em ambientes internos, pensando nisso separamos alguns tópicos que irão lhe ajudar nos cuidados com ela. Confira:
Condições para cultivos
E de suma importância fornecer muita luz para a cactos monstro e seja posto próximo à janela, pois como sabemos ela e uma planta que gosta muito de luminosidade. Utilize também na planta substratos do tipo arenoso, caso não consiga fazer você mesmo essa substancia, pode esta utilizando os substratos comprados específicos para o cultivo de suculentas. Não podemos esquecer que o vaso deve ter uma boa camada de drenagem, composta por argila, brita e cacos de telhas.
Cuidados
O cacto Monstro como a maioria da espécie de cactos, possui um espinho bem pontiagudo que pode perfurar ate mesmo algumas luvas. Então sempre bom deixar essa plantar longe do alcance de crianças e de animais domésticos para evitar acidentes com os mesmos.
Manutenção do Cacto Monstro
Para fazer a fertilização utilize adubos que sejam indicados para cactos, faça a adubagem a cada 30 dias. Durante o inverno não ha necessidade de fazer a adubagem, então pode suspender. Como toda planta ela também tem seu inimigo a cochonilha, mas é possível fazer o controle com inseticida, basta passar cotonete embebido no álcool.
Lembre-se que como a maioria dos cactos, o cacto monstro não gosta de muita água, então rege somente quando o solo estiver seco.
Galeria de fotos da Cereus Peruvianus Monstruosus
Confira agora algumas fotos do cacto monstro que possuo na minha casa. Veja abaixo:
Quando esse cacto é bem cultivado, ele vai se transformando em um ótimo e belo exemplar de cacto colunar, com suas formas abstratas e bem exóticas. Não e muito comum encontrar essa especie disponível em lojas de jardinagem, porem não é difícil.
E claro que existem versões de portes menores, sendo ideais para ambientes externos como casas e apartamentos, pois elas não precisam de muito espaço. Porem deve se lembrar que ate essa plantas de porte menores gostam de muito sol.
Como informei na lista de cuidados, o cacto monstro não gosta de muita água, então é importante regar a planta somente quando necessário. Pois o acumulo de água diretamente em suas raízes fazem com que a planta tenha suas estruturas apodrecidas.
E deve se ressaltar que em hipótese alguma deve se utilizar areia de praia para esse tipo de planta, pois é extremamente prejudicial e ela, por causa da salinidade encontrada na areia que prejudica muito as raízes dela.
Agora caso você queira fazer uma multiplicação da planta, primeiro deve se seguir todo esse cuidado com ela, para que ela esteja sempre saudável. Para fazer a propagação e muito simples, como qualquer outra de sua espécie, basta destacar segmento diretamente da planta mãe, e plantar onde desejar. E não se esqueça de deixar a planta com o segmento destacado, ou seja a planta mãe, descansar a sombra por dois dias, para que ela tenha uma cicatrização rápida e não seja infetado por fungos
O cacto monstro não precisa ser plantado em um vaso grande, pois quanto maior o vaso, mais substrato você ira usar, e consecutivamente ira demandar mais tempo para se secar. Pode se utilizar vaso menor, não muito pequeno claro, pois seu desenvolvimento esta ligado ao espaço que a raiz tem para crescer, então de preferência use um vaso mediano.
Para finalizar podemos deduzir que essa planta e muito exótica e que mesmo em sua mini versão ela e uma companhia perfeita para você. E ótima para quem nunca cuidou de uma planta, e ressaltamos mais uma vez a única coisa que você pode abusar muito e o sol, pois ela vai adorar!