Carvão vegetal: como usar no seu jardim

1

O carvão vegetal é um ótimo aliado para quem possui plantas em casa, afinal, os amantes da jardinagem estão sempre atrás de alternativas para manter suas plantas saudáveis e bonitas.

A rega em excesso, por exemplo, é um erro comum, mas que pode ser contornado com o uso do carvão vegetal. Conheça os benefícios desse produto e aprenda a usá-lo em seu jardim!

O que é o carvão vegetal?

O carvão vegetal se trata de um combustível sólido, que pode ser obtido pela mistura e queima de madeira. Ele é comumente usado na jardinagem pela sua capacidade de absorver líquidos, devido a sua porosidade.

Para que serve o carvão vegetal?

O carvão vegetal serve para drenar o acúmulo de água nas plantas. O excesso de água tende a acumular na raiz da planta, o que pode levar ao seu apodrecimento.

Assim, o carvão vegetal age na absorção dessa água, por ser um material bem poroso.

Para que serve o carvão vegetal?
Qual a função do carvão vegetal. Fonte/Reprodução: original.

Esse item pode ser encontrado em mercados, sacolões e até mesmo em açougues, e possui diversas aplicações. Além de auxiliar na drenagem da água, o carvão vegetal também age no combate a fungos e bactérias, que podem se proliferar e prejudicar o desenvolvimento da planta.

Ele também é capaz de espantar insetos, auxiliar na remoção de impurezas do substrato, manter os nutrientes da planta e evitar o mau odor.

Como preparar o carvão para colocar nas plantas?

O carvão vegetal deve ser colocado no fundo do vaso da planta, de forma que seja capaz de atuar em sua raiz. É importante que o vaso possua furinhos na base, para que a água escoe.

Uma dica é triturar o carvão com cascas de ovos, e colocar a mistura sobre o substrato, pois além de drenar a água, essa mistura ajuda a fortalecer a planta.

Vantagens de usar carvão vegetal no seu jardim

Usar o carvão vegetal nas plantas possui uma série de vantagens para o seu desenvolvimento. Entre elas, podemos citar:

  • Drenagem da água, uma ótima alternativa para quando a planta é regada em excesso;
  • Combate a fungos e bactérias, que podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento da planta;
  • Remoção de impurezas no substrato;
  • Afastamento de insetos;
  • Controle do mau odor.

Com esses benefícios, o carvão vegetal se torna um item essencial para quem possui plantas em casa.

Como usar o carvão vegetal no seu Jardim?

Em jardins, o carvão vegetal pode ser depositado em volta da planta, porque ele cria uma barreira de segurança, que é capaz de absorver toda a água colocada em excesso.

É possível usar o carvão da churrasqueira?

Uma dúvida muito comum é a possibilidade de aproveitar o carvão da churrasqueira para usar nas plantas. Essa é uma alternativa viável, mas que merece um pouco de atenção.

É necessário analisar o estado do carvão antes de ter contato com o solo, pois ele não pode estar com sal ou gordura do churrasco, para não prejudicar a saúde da planta. Se o carvão estiver limpo, ele pode ser usado em suas plantas sem problemas.

É possível usar o carvão da churrasqueira?
Consigo usar carvão da churrasqueira no jardim. Fonte/Reprodução: original.

O carvão vegetal possui diversos benefícios para as plantas, devido às suas propriedades porosas. É um item que pode ser encontrado facilmente, e que não requer muita habilidade para incorporá-lo ao jardim. Depois de conhecer as vantagens do uso do carvão vegetal, está na hora de incluí-lo nas suas plantas, para mantê-las bonitas e saudáveis.

1 Comment
  1. […] você preferir também pode preencher o seu canteiro ou jardim com outras plantas, espécies que combinam muito bem com as suculentas são o cacto e a rosa do […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy