Dicas para um berçário de suculentas

0

Quer dicas para um berçário de suculentas? Primeiro você precisa saber que ela é um tipo de planta formada por caules, folhas e raízes que possui variados formatos e cores, porém uma característica costuma ser comum  quase todas: possuem um aspecto gordinho, devido a sua capacidade de reter água em suas partes. 

É uma planta que para seu cuidado não é necessário regar todos os dias, como apresentam um tamanho pequeno, as suculentas ficam super charmosas individuais, em vasos pequenos ou também em um recipiente grande com vários tipos.

Para as pessoas que gostam de cultivar, ela é uma planta bem fácil em obter novos exemplares, basta montar um berçário de suculentas e cuidar dele para criar  mudas.

O que é um berçário de suculentas?

O berçário de suculentas consiste em cultivar diversas mudas da planta, num recipiente. Esse recipiente pode ser um vaso, garrafa pet, caixinha de ovos ou pode ser criada até mesmo uma mini estufa com marmitas de isopor, ou embalagens usadas para bolo.

O que é um berçário de suculentas?
Berçário de suculentas. Fonte/Reprodução: Original.

Nesse berçário de forma delicada são dispostas as mudinhas, que podem ser provenientes da folha, do caule, da raiz ou semente da suculenta escolhida.

Essa parte da planta permanece no seu bercinho o período necessário para germinar um novo broto e possa ser transferido para um vaso definitivo. O tempo é estimado, pois depende do tipo de suculenta, adubo, calor e quantidade de água recebida pela muda.

Dicas de cuidados com um berçário de suculentas.

O cultivo das mudas de suculentas é sensível e requer cuidado, mas ao mesmo tempo é bem fácil.

Primeiro é preciso escolher qual recipiente quer colocar as mudinhas, depois qual parte da planta usará para montar seu berçário.

Cultivo dos brotos

Vamos tratar do cultivo dos brotos por meio das folhas, você pode retirar ou até mesmo usar as que caíram da planta.

Cultivo dos brotos
Brotos de suculenta. Fonte/Reprodução: Original.

As folhas serão colocadas em cima da terra no recipiente e deve ser regado uma vez na semana. Quando os brotinhos começam a aparecer pode aumentar a hidratação da mudinha por duas vezes na semana. 

Irrigação

Importante ressaltar é que o local onde a folhinha fica não deve ser encharcado de água e sim umedecido, se colocar muito líquido, a muda pode morrer em virtude do excesso e nascimento de fungos.

Solo e local de cultivo

Usar substrato poroso no vaso ou recipiente pois contribui para que as folhinhas não apodreçam. Manter em local arejado, onde recebam calor do sol indiretamente. A partir desse passo é só ir cuidar e observar quando nascer o brotinho para transferir para outro vaso. 

É recomendável que no vaso em que for plantar o brotinho seja feito com mistura de terra e areia e se possível também inclua pedrinhas, pois esse modo auxilia a manter a umidade na planta, você pode regar menos vezes. Ao transferir o brotinho para o vaso deve manter a folha mãe que gerou o broto, com o tempo ela se desvincula do brotinho.

Como fazer um berçário de suculentas com caixinha de ovos?

Para construir o berçário será preciso: uma caixa de ovos de doze unidades, mudas da suculenta por meio das folhas. Você coloca uma folhinha em cada espaço da caixa, feche e deixe por sete dias, observe depois desse período se a mudinha começou a germinar o brotinho. Após isso, acompanhe o desenvolvimento do brotinho para transferi-lo para um novo vaso.

Cuidados com o solo

A outra dica é utilizar além da caixa de ovos, substrato para plantas e folhas. Nesse caso, colocar o substrato nos espaços da caixa de ovos, na sequência as folhas um pouco fincadas na terra e borrifar água para umedecer, vale lembrar que essa terra não deve receber muito líquido. E posterior a essas ações também observar com o passar das semanas o nascimento do broto. 

Nas caixas de ovos que comportam mais de uma dúzia, podem ser colocados para germinar, mais de um tipo de suculenta, caso utilize a folha, porque o cuidado será o mesmo.

Cultivo

Cultivar e cuidar de plantas é um ato que nos auxilia a baixar o estresse de nosso cotidiano e nos promove bem-estar. As plantas além de trazer beleza para um ambiente, pode contribuir para deixá-lo mais leve e algumas até melhoram a qualidade do ar.

Se pudermos montar um pequeno espaço com elas, sem dúvida, estamos dando a nós a oportunidade de ter um local onde iremos relaxar e melhorar nossa qualidade de vida.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy