Aprenda a como cultivar e cuidar de suculentas!
Suculentas são as espécies de plantas favoritas de pessoas que moram em locais fechados ou apartamentos e querem um contato maior com a natureza. Bonitas, baratas e simples de cuidar, elas caíram facilmente no gosto dos iniciantes em jardinagem.
Mas você sabe o que é uma suculenta? Aqui você aprenderá as principais curiosidades sobre essa planta, além de descobrir os principais cuidados e melhores formas de cultivo.
O que são suculentas?
Suculenta é uma grupo de plantas que tem como característica principal possuir folhas, caule e raiz grosseiros. Essa peculiaridade permite um acúmulo considerável de água em seu interior – por isso o nome suculenta.
O armazenamento natural é uma adaptação da espécie para sobreviver a situações adversas, como o clima severo da caatinga brasileira, por exemplo. É essa característica que torna a suculenta uma planta fácil de ser cuidada, pois não precisa de muita rega.
Para que serve a suculenta?
Toda espécie de planta possui uma característica única e importância específica que ajuda manter o equilíbrio do ecossistema em que está inserida. Suculentas exemplares que armazenam água em quantidade considerável. Em um ambiente seco, animais se alimentam delas para se hidratar.
Fora do seu ambiente natural, as suculentas ocupam, atualmente, uma posição estética dentro das residências. Elas são muito utilizadas para compor decorações.
Que tipo de planta é a suculenta?
Suculentas são um grupo de plantas que englobam famílias como Crassulaceae e Cactaceae, com cerca de 22 mil espécies em todo o planeta.
No geral, possuem como característica básica o acúmulo de água em seu interior, mas aparecem em diferentes formas e ocorrências. Esse fator contribui para as dúvidas que surgem sobre esse tipo de planta. Afinal, cacto e suculenta são a mesma coisa? Descubra a seguir!
Qual a diferença entre cacto e suculenta?
Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é simples, apesar de confusa à primeira vista. Basicamente, todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto.
Cactos pertencem à família Cactaceae, que está dentro do grupo das suculentas. Lembra das 22 mil espécies dessa planta no planeta? Desse total, cerca de 2 mil são apenas de cactos. A característica principal deles é a presença de pequenos círculos onde nascem espinhos e flores.
Como cultivar as suculentas?
Cultivar suculentas não é uma tarefa muito complicada, mas alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de plantá-la. A seguir você confere as principais dicas para quem é jardineiro de primeira viagem:
Passo a passo para cultivar suculenta
Para plantar a sua suculenta não existe segredo e o processo é simples. Primeiramente, no fundo do vaso escolhido para colocá-la, você pode forrar com pedrinhas. Isso ajuda no processo de drenagem da água.
Em seguida, preencha o recipiente com areia. É possível misturar diferentes tipos de terra. Ela mais solta facilita o plantio e desenvolvimento da suculenta.
Em pequenos furinhos na terra, coloque a muda da planta e cubra para deixá-la firme no vaso. Se a suculenta já estiver em outro recipiente, transfira parte da areia junto com a planta.
Vaso ideal para suculentas
Não existe uma regra sobre o local mais adequado em que uma suculenta deve ser plantada. É comum colocá-las nos mais diversos tipos de vasos e canteiros.
O vaso ideal é aquele que combine com o tamanho da planta e não atrapalhe seu processo de desenvolvimento, mas também que combine com a decoração que você está quer.
Cuidados essenciais com a suculenta
Suculentas não precisam de muita atenção e cuidados para sobreviver. Esse é um dos motivos que fazem com que esse grupo de plantas seja tão procurado. Entretanto, como todo ser vivo, algumas atitudes contribuem para um melhor desenvolvimento da sua planta. Confira a seguir:
Quantidade de água
A característica principal de uma suculenta é a sua capacidade de armazenar água. Portanto, esse grupo não precisa ser regado com frequência. Uma vez por semana, e em pouca quantidade, é mais que suficiente para manter a sua suculenta viva.
Iluminação
Na natureza elas são adaptadas a ambientes secos e com sol predominante. Sendo assim, escolha um local bem iluminado para colocar a sua planta. Se o lugar for exposto ao sol melhor ainda!
Ambiente interno ou externo?
Apesar de precisar da luz solar, as suculentas se dão bem tanto em ambientes internos como externos. O importante é atentar-se para a iluminação disponível em locais mais fechados, como apartamentos, por exemplo.
Substrato
O substrato é o que vai dar fixação e servir de base para a sua planta. Faça a opção por uma areia mais solta, não muito rígida. Pequenas pedrinhas no fundo e na parte superior podem ajudar a barrar líquidos.
Quais os tipos de suculenta?
Existem em todo o mundo cerca de 22 mil variações de suculentas, com diferentes características físicas e formatos. Entre elas, alguns exemplares são mais famosos e os queridinhos dos amantes dessa planta. Confira alguns deles:
Flor fantasma
Para começar, um dos exemplares mais famosos e procurados: a flor fantasma. Esse tipo de suculenta tem o formato muito próximo ao de uma rosa. A coloração roxa contribui para a ser chamada de fantasma.
Colar de pérolas
Esse tipo é ideal para quem planeja um jardim suspenso, por exemplo. A planta possui uma ramificação natural que possibilita o efeito de “cascata”, com tamanho de até um metro. Suas folhas são redondas, como pequenas pérolas.
Rabo de burro
Rabo de burro, apesar do nome, é outro tipo de suculenta que combina muito bem com decorações por possuir o mesmo efeito de cascata. A diferença para o colar de pérolas está no tamanho das folhas, que neste caso é maior e mais grosseiro.
Zebra
Este exemplar tem como característica as folhas listradas, como o pelo de uma zebra. São suculentas de pequeno porte, com folhas alongadas e delicadas.
Colar de Rubi
Recebe esse nome por causa da cor avermelhada de suas folhas, que são alongadas. Essa também é considerada uma variação voltada para a decoração de interiores.
Orelha de Shrek
O nome já entrega o formato das folhas dessa suculenta, muito parecidas com as orelhas do famoso ogro do universo infantil. Não é um modelo tão comum, mas também é utilizado para compor interiores. Além disso, é uma espécie muito resistente a pragas.
Portanto, suculentas são opções simples e baratas para quem deseja decorar sua casa ou apartamento com elementos da natureza. Vale lembrar que esta planta é bastante resistente, mas toda a atenção é bem-vinda para o crescimento de cada exemplar.
[…] sol também é um fator importante para criar suculentas saudáveis, pois o recomendado é o sol direto. Mas se não tiver, a luminosidade ou sol indireto são o […]
Conteúdo maravilhoso!