8 nomes de suculentas africanas

0

As suculentas africanas são ótimas opções de plantas para cultivar dentro de casa, em jardim ou varanda. São plantas fáceis de cuidar, pois não exigem rega muito frequente, apenas iluminação direta. Continue lendo para conhecer 8 espécies de suculentas africanas.

O que são suculentas?

Suculentas são plantas capazes de acumular água por um maior período de tempo, devido ao formato de suas folhas. Tal característica se dá pelo fato de serem plantas originárias de regiões secas.

Como identificar suculentas africanas?

A melhor forma de identificar suculentas é pelo formato de suas folhas, que costumam ser bem carnudas. Algumas folhas crescem em formato de roseta, o que resulta em uma aparência pontiaguda.

Como identificar suculentas africanas?
Identificar suculentas africanas. Fonte/Reprodução: original.

Já outras possuem folhas ovais, em forma de tira ou lisas.

8 tipos de suculentas africanas e suas características

Confira abaixo 8 tipos de suculentas africanas, e quais são as suas principais características.

Planta Jade

A planta jade também é conhecida como planta da amizade, e costuma ter sua floração do inverno à primavera. Ela é capaz de se adaptar a meia-sombra ou sol direto, então se torna uma ótima opção para qualquer tipo de ambiente.

Colar-de-pérola

A colar-de-pérola recebe esse nome pelo formato de suas folhas, e apesar de ser uma suculenta, ela não se desenvolve bem em sol direto e precisa de regas mais frequentes. É mais uma entre as suculentas africanas que dão flores, e pode ser usada como planta pendente ou rasteira.

Babosa

A babosa ou aloe vera é uma das suculentas mais conhecidas, principalmente pelo seu uso cosmético e medicinal. Ela recebeu esse nome devido ao aspecto de suas folhas, que possuem uma “baba” no interior. Ela necessita de exposição solar direta, então é interessante cultivá-la em jardins ou varandas.

Dedo de moça

A dedo de moça é uma das suculentas africanas mais resistentes e fáceis de cuidar. Apesar de poder ser plantada em vasos, com o tempo ela tende a pender para fora. A rega pode ser feita uma vez na semana, e a exposição solar durante algumas horas do dia é necessária.

Rosa-do-deserto

A rosa-do-deserto é uma suculenta florida, que precisa de muita exposição solar para se desenvolver bem. É importante se atentar na hora da rega: sua raiz pode apodrecer ao permanecer em solo muito úmido.

Flor-da-fortuna

Conhecida popularmente como flor-da-fortuna, a kalanchoe tem sua floração no outono e início da primavera, e suas flores variam entre as cores laranja, branco, rosa, vermelho, amarelo e lilás.

Aeonium

A aeonium é mais uma entre as suculentas africanas, caracterizada pelas suas folhas pontiagudas. Algo curioso sobre essa planta é que suas folhas ficam rosadas ou vermelhas quando expostas ao sol direto.

Orelha de Shrek

A orelha de Shrek não tolera baixas temperaturas, precisa de sol direto e calor para se desenvolver bem. Sua principal característica são as folhas tubulares, que aparentam possuir ventosas nas pontas.

Como cuidar das suculentas africanas?

Suculentas são plantas fáceis de cuidar: elas necessitam de algumas horas de sol direto, e regas não muito frequentes.

O solo precisa ser bem drenado para que suas raízes não apodreçam, e caso seja cultivada em ambiente interno, é importante higienizar suas folhas com um pano úmido.

Qual vaso ideal para suculentas africanas?

O vaso ideal para suculentas são os que possuem orifícios de drenagem, que evitam que a água fique acumulada e o solo permaneça úmido por muito tempo.

As suculentas africanas são excelentes alternativas para o cultivo em casa: são fáceis de cuidar e proporcionam mais vida ao ambiente.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More

Privacy & Cookies Policy