8 Ideias de jardim vertical com suculentas

0

O jardim vertical com suculentas é uma forma diferente de investir em um bom jardim, principalmente para quem tem espaços pequenos. 

Essa é uma maneira estilosa, diferente e versátil em apostar na decoração com plantas naturais, sem precisar de um espaço grande ou até mesmo ao ar livre para isso.

Se inspire no jardim vertical com suculentas e como você pode acrescentá-lo na sua decoração.

Conheça ideias de jardim vertical com suculentas para você fazer em casa

Uma das vantagens de fazer o jardim vertical com suculentas na sua casa, é pelo fato de que você sozinho já é capaz de fazer, sem precisar de um profissional da área. Com alguns materiais simples, você consegue montar um jardim vertical com suculentas único e super decorativo, confira algumas opções a seguir:

Pallets

Os pallets são usados com frequência para jardins e são uma opção para montar seu jardim vertical com suculentas. Nele você pode pendurar diversos vasinhos, que não precisam ser tão juntinhos, pois o pallet garante um visual rústico que se completa perfeitamente com o visual das suculentas.

Molduras de quadro

Se você quer uma parede completamente verde, as molduras de quadros são uma boa forma de montar seu jardim vertical. A estrutura deve ser montada para conseguir segurar a terra e as mudas de suculentas.

Tela de arame

Uma forma barata e prática de construir seu jardim vertical com suculentas, é ao usar telas de arame, também conhecidas como tela de galinheiro.

Tela de arame
Tela de arame com suculentas. Fonte/Reprodução: original.

Nelas você consegue pendurar vasos de tipos e tamanhos diferentes. Ao contrário dos pallets, nesse caso, cubra todo o arame com vasinhos. Conforme suas mudas crescem, elas conseguem preencher os espaços.

Critérios para escolher um local para um jardim vertical de suculentas

Seu jardim vertical com suculentas, pode ser colocado em áreas internas e externas. Porém, é preciso garantir alguns detalhes, para que elas se mantenham sempre bonitas e saudáveis:

Luz solar

Por serem plantas desérticas, assim como os cactos, é importante garantir que suas suculentas recebam pelo menos um pouco de luz solar. Então mesmo que seu jardim seja colocado em ambiente interno, garanta que seu posicionamento permita que elas recebam sol.

Drenagem de água

O ambiente que irá receber seu jardim vertical com suculentas precisa ser projetado para garantir uma boa drenagem de água. Pois quando a água se acumula nas raízes, podem acabar apodrecendo sua planta. Então sejam com pratinhos ou com um bom escoamento, é preciso saber que a água não poderá se acumular.

Conheça ideias de jardim vertical com suculentas

Os jardins verticais com suculentas são versáteis por isso, com alguns pontos mencionados acima, podem ser colocados em diversos ambientes diferentes da sua casa:

Na sala de estar

A sala de estar é um ótimo lugar para abrigar seu jardim vertical com suculentas. Seu jardim irá garantir uma dose de natureza na parte interior da casa. Se atente sempre para posicionar seu jardim próximo a uma janela ou porta que consiga deixar a luz solar entrar. 

Escritório

Quando colocados nos escritórios, esse tipo de jardim consegue acalmar o ambiente, além de garantir uma decoração especial ao cômodo. Da mesma forma que na sala, garanta que suas plantas recebam uma boa quantidade de luz solar, para se manterem saudáveis.

Varandas

Ótimos locais para receberem jardins verticais, as varandas e sacadas podem abrigar suas suculentas. Por receberem sol, elas irão crescer mais rapidamente e com muita força. Você pode ainda misturar espécies diferentes, assim garante um visual único à sua parede.

Churrasqueiras

Áreas gourmets e churrasqueiras são ótimas opções para colocar seu jardim vertical. O cuidado nesse caso, é instalar em um local longe do fogo e do calor da churrasqueira, para evitar que suas mudas sejam danificadas.

Quintal

Principalmente para quintais pequenos, o jardim vertical é uma forma de aproveitar cada cantinho, principalmente as paredes que são normalmente esquecidas.

Banheiro

Por serem ambientes úmidos, mais fechados e principalmente por não receberem luz solar, os banheiros não são uma boa opção para seu jardim vertical.

Banheiro
Suculenta no banheiro. Fonte/Reprodução: original.

Nesse caso, vasinhos podem ser colocados, pois são fáceis de serem removidos e colocados em um local para receberem sol.

Piscina

Ao colocar um jardim vertical próximo a piscinas, é preciso ter cuidado para que a água com cloro não atinja suas plantas, sejam elas suculentas ou outras espécies, pois podem acabar prejudicando a saúde de suas plantas.

Garagem

A não ser que seja uma garagem aberta, com circulação de ar e luz solar, esse pode ser um local não tão recomendado para instalar seu jardim vertical.

Quarto

Assim como salas e escritórios, os quartos também podem abrigar seu jardim vertical. Porém cuidado para garantir uma boa drenagem da água e da entrada da luz solar.

Os jardins verticais estão com tudo na decoração, tem diversos pontos positivos e ainda conseguem transformar totalmente seu ambiente. No caso das suculentas, elas precisam de pouco cuidado, são ótimas opções para quem tem pouco tempo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy