10 suculentas pequenas para ter em apartamento
As suculentas ganharam fama recentemente nas redes sociais. Elas são fáceis de cuidar, ótimas para quem não tem muito tempo para se dedicar e se adaptam em todos os lugares. Algumas sobrevivem até mesmo em ambientes com baixa iluminação. Continue a leitura e conheça os tipos e cuidados de 10 suculentas pequenas para apartamento.
Para que serve as suculentas?
As suculentas pequenas para apartamento são ótimas para a decoração. Elas trazem charme para qualquer lugar e levam a natureza para o interior. Quem mora em apartamento e não tem muito espaço para um jardim se beneficia, pois elas são pequenas e cabem em qualquer lugar.
10 tipos de suculentas para apartamento
Até mesmo quem mora em lugares com pouca luz pode ter uma planta em casa. Suculentas da cor verde-escuro se adaptam a ambientes sem a incidência de sol direto, muitas inclusive ficam queimadas com o sol intenso.
Além disso, para ambientes internos, dê preferência a suculentas de aspecto mais rígido, como as haworthias. Já as suculentas coloridas são ótimas para a decoração, mas necessitam de no mínimo quatro horas de sol diariamente para permanecerem se desenvolvendo. Conheça abaixo 10 suculentas pequenas para apartamento.
Rosa de pedra
Esta suculenta tem o formato que lembra uma rosa tradicional. Ela não exige tantos cuidados, basta regar quando o solo estiver totalmente seco e deixar em local bem iluminado. Ela se desenvolve melhor sob o sol direto, mas também pode ser cultivada a meia sombra.
Aeonium
Nativa das ilhas Canárias e do Norte da África, esta suculenta tem rosetas formadas de folhas gordinhas e brilhantes. Requer muito pouco cuidado e é excelente para ser cultivada dentro de apartamento, pois precisa somente de luminosidade e de muito pouca água para sobreviver. Os meses ideais para seu crescimento é no outono ou na primavera, quando os níveis de radiação diminuem. No verão ela entra em um estágio de dormência, as folhas ficam mais murchas e amareladas. Mas não se preocupe, pois é normal. Durante este período ela não precisa de muita água, então diminua as regas, pois ela vai sobreviver com os nutrientes alojados nas folhas.
Orelha de Shrek
O seu formato irreverente lembra as orelhas do personagem infantil, com tubos irregulares e ponta curvada. Ela é da família Crassula e na natureza pode chegar a até 90 cm de altura, mas é facilmente cultivada em vasinhos. Precisa de substrato bem drenado, clima quente e muita iluminação, pelo menos quatro horas por dia. Durante o inverno requer menos água e precisa estar em um ambiente com pouca umidade. É também durante o inverno que ela abre lindas flores brancas com toques rosados no centro.
Planta fantasma
Originária do México, esta suculenta é da família das Crassulaceae e leva este nome devido ao pó branco que reveste suas folhas e que a faz se assemelhar a um fantasma. Ela precisa de muito sol para sobreviver, pelo menos quatro horas diárias, portanto precisa ser colocada próximo a janelas ou varandas.
Precisa receber fertilizante a cada três meses e regas esparsas, uma vez por semana durante o verão e a cada 15 dias no inverno. Como ela tem o caimento pendente, o ideal é plantá-la em vasos com efeito cascata.
Flor da fortuna
Originária da África, esta suculenta pertence à família das Crassuláceas. Ela tem folhas suculentas bem largas, verde escuras e brilhantes, e dão mini flores de diversas cores, e pode ser no tom alaranjado, vermelho, amarelo, rosa, lilás e branco. Ideal para decorar e dar um toque de cor no ambiente.
A sua florada começa no inverno e vai até a primavera. Ela é muito resistente ao calor e requer pouca água para sobreviver. Precisa de um ambiente quente, úmido e de pouca rega, sendo duas vezes por semana durante o verão e apenas uma vez no inverno.
Planta coração
Esta suculenta tem folhas largas em formato de coração e ganhou popularidade pelo seu formato. Ela é originária da Ásia e pertence à família Apocynaceae e pode chegar a três metros na natureza. Como ela é trepadeira, precisa de treliças para poder se pendurar. Ela é uma planta de meia sombra, então se desenvolve bem em ambientes com luz difusa. No verão, floresce e apresenta diversas mini flores nas cores branca e vermelha.
Orelha de gato
Da família da Kalanchoe, esta suculenta é originária do Madagascar e tem folhas longas e bem gordas, com a ponta marrom e revestida de pelinhos, muito semelhante a uma orelha de gato.
É muito fácil de cultivá-la dentro de casa, desde que seja mantido regas espaçadas, fertilização e evitar temperaturas extremas. Mas atenção: esta planta é tóxica. Então deixe bem longe de animais de estimação e de crianças para evitar que eles comam suas folhas.
Colar de pérolas
Originária do deserto da África, esta suculenta apresenta folhas pendentes em formato de ervilha, que lembra um colar. O formato redondo da folha a faz ser muito resistente à perda de água.
Ela gosta de muita luminosidade, mas precisa ser protegida do sol forte, e se adapta a meia sombra. No inverno podem aparecer flores brancas com um aroma que lembra canela. Mas atenção: essa planta é tóxica e deve ficar longe de animais e crianças.
Orelha de elefante
Nativa da África do Sul e pertencente à família Crassulaceae, esta suculenta apresenta folhas largas, arredondadas e com textura, que podem chegar a dois metros. Dependendo do clima e da incidência de sol, suas folhas ganham tonalidades que podem ir do laranja até o roxo. Ela tolera climas secos e a salinidade do litoral, deve ser cultivada a sol pleno ou meia sombra.
Flor de maio
Originária da Mata Atlântica, ela é da família dos cactus, mas não tem espinhos. Ela gosta de terra ligeiramente úmida, mas nunca encharcada, e ambiente iluminado, porém, detesta receber luz diretamente. Sua floração acontece entre maio e junho e, após este período, as folhas tendem a ficar enfraquecidas, o que a faz necessitar de mais cuidados.
Como cuidar das suculentas em apartamentos?
Como toda planta, as suculentas pequenas para apartamento precisam estar em ambientes bem iluminados, ser regadas somente quando o solo estiver totalmente seco e receber adubo para o seu desenvolvimento.
Como irrigar as suculentas de maneira ideal em apartamentos?
As suculentas pequenas para apartamento sobrevivem com pouca quantidade de água. Isto se deve à natureza de suas folhas, que já são cheias de líquido. Por isso, antes de regar, observe se a terra está totalmente seca, ou as raízes podem acabar apodrecendo pelo excesso de água.
O ideal é que o substrato seja composto com 50% de areia, para ser bem drenado, e que o vaso tenha furos embaixo e que seja revestido com pedrinhas no fundo.
Dicas de decoração com suculentas para apartamentos
As suculentas pequenas para apartamento viraram hit nas redes sociais devido ao seu aspecto ornamental. Elas dão um charme especial em qualquer ambiente, sendo ideais para decorar apartamentos, pois não precisam de tanto sol para sobreviver.
Elas ficam lindas em cachepots de cerâmica, em vasinhos suspensos ou em vaso grande com um Potpourri de suculentas variadas. Elas encantam em todos os lugares. Solte a imaginação e escolha as suas suculentas favoritas.